fbpx

Guia definitivo para aprender o plural em inglês

Na língua portuguesa, estamos acostumados a acrescentar um “s” às palavras quando queremos passá-las do singular para o plural. Vez ou outra, algumas não seguem tão estritamente a regra e não percebemos por força do hábito. Porém, no plural em inglês, tudo isso não é algo que acontece de maneira tão natural para quem não está muito acostumado com a língua.

Além do plural em substantivos e verbos, também existem, no inglês, termos e expressões que deixam muita gente de cabelo em pé. Então, se a sua intenção é ter fluência na língua, essas são situações que não podem mais atrapalhar os seus estudos.

Para você aprender os plurais em inglês e, sempre que precisar, ter um local para fazer uma consulta rápida, preparamos este guia definitivo e imperdível! Confira:

Verbos no plural em inglês

Para começar, vamos tirar de vez as suas dúvidas sobre o plural em verbos, começando pelo famoso verbo to be, que tem uma mudança um pouco mais complexa. Veja os exemplos:

  1. She is a famous doctor. (Ela é uma médica famosa.)
  2. They are famous doctors. (Eles são médicos famosos.)

No exemplo 1, temos uma frase no singular, onde o sujeito (she), o verbo (is) e o complemento (famous doctor) estão no singular. Já no exemplo 2, passamos o sujeito para o plural (they), assim, verbo e complemento também foram para o plural (are/ doctors). Além disso, podemos notar que não há mudança na palavra famous (famosa/ famosos), visto que, na língua inglesa, adjetivos não são flexionáveis.

Como vimos, no caso do verbo to be, na terceira pessoa do plural em inglês, o verbo modifica de is para are (de é/está para são/estão), mas, e no caso de verbos regulares como to work? Dê uma olhada nos exemplos:

  1. She works in the hospital. (Ela trabalha no hospital.)
  2. They work in the hospital. (Eles trabalham no hospital.)

Nestes novos exemplos, percebemos que o verbo to work segue uma outra lógica. Agora, acrescenta-se um “s” no final do verbo quando ele está em terceira pessoa do singular (she/he/it) e retira-se o “s” na terceira pessoa do plural (o que também se repete nas outras pessoas do plural, we e you). Resumindo:

  • o “s” no final das palavras pode ter diferentes funções no inglês;
  • o verbo to be tem uma flexão irregular para o plural: are.
  • Em verbos no geral, o “s” (ou “es”, ou “ies”…) é usado quando antecedido dos sujeitos da terceira pessoa do singular e não aparece quando o sujeito está no plural.

Tenha muita atenção, pois até aqui estamos falando apenas dos verbos! Veja logo abaixo como isso pode mudar no caso de substantivos.

Substantivos no plural em inglês

Continuando nosso guia, agora vamos entender como o plural em inglês aparece nos substantivos. Desta vez, sempre que a palavra demostrar algo no plural (mais de um), essa será marcada regularmente por um “s”, “es” ou “ies”. Na tabela abaixo podemos perceber melhor como isso acontece:

Em casos de palavras terminadas com consoantes no geral: -s

SingularPlural
Car (carro)Cars (carros)
Book (livro)Books (livros)

Em casos de palavras terminadas em -s, -ss, -sh, -x e -z: -es

SingularPlural
Class (aula)Classes (aulas)
Brush (escova)Brushes (escovas)
Box (caixa)Boxes (caixas)
Buzz (zumbido)Buzzes (zumbidos)

Observação: o “es” também vai aparecer em algumas palavras que terminem com -ch, como churches (igrejas), e com -o, como tomatoes (tomates).

Em caso de palavras que terminam com -y antecedidos de uma consoante: sai o -y, entra o -ies

SingularPlural
Candy (doce)Candies (doces)
City (cidade)Cities (cidades)

Em caso de palavras terminadas em -f  ou -fe (as terminações são substituídas por -ves)

SingularPlural
Life (vida)Lives (vidas)
Shelf (prateleira)Shelves (prateleiras)

Observação: tais regras também valem para a conjugação dos verbos na terceira pessoa do singular no presente, como to do/does (fazer/faz), lo love/loves (amar/ama) e to imply/implies (implicar/implica)

Palavras que mudam completamente

É, se achou que só os verbos irregulares no simple past tinham esta proeza de mudarem completamente a forma de se escrever e falar, você se enganou! Também existem substantivos que vão mudar bastante do singular para o plural. Veja alguns deles:

SingularPlural
Man (homem)Men (homens)
Woman (mulher)Women (mulheres)
Foot (pé)Feet (pés)
Tooth (dente)Teeth (dentes)
Child (criança)Children (crianças)
Ox (boi)Oxen (bois)
Mouse (rato)Mice (ratos)
Die (dado)Dice (dados)

Algumas dessas irregularidades trazem curiosidades bem interessantes: por exemplo, o singular de dice tem caído em desuso há algumas boas décadas (o Dicionário Oxford declara que seu uso é “cada vez mais incomum“), sendo que o termo no plural tem sido usado para designar também um só dado.

Além disso, a flexão irregular dos plurais de foottooth, miceman e woman se deve à simplificação de suas formas plurais no inglês arcaico (men, por exemplo, deriva de manniz, que tinha uma sonoridade parecida). Outras palavras, como book e roof, também seguiram caminhos parecidos até serem regularizadas nos plurais books roofs.

Substantivos que só existem no plural em inglês

Existem palavras que só existem no plural: clothes (roupas), savings (economias), glasses (óculos), scissors (tesoura) e pants (calças) são alguns exemplos. Geralmente, elas se referem a coisas que possuem dois lados, como podemos perceber em glassespants e scissors (cada “scissor” correspondendo a uma perna). Nesses casos, o uso da expressão “a pair of” é indicado para não restar dúvidas.

É importante frisar que algumas dessas palavras também existem no singular, embora possuam significados diferentes. Cloth, por exemplo, é o termo em inglês para “tecido” (seu plural sendo indireto, em expressões como pieces of cloth e types of cloth). Já glass também significa “vidro” ou até mesmo um copo ou taça desse material. Nesse último caso, é possível utilizar glasses como plural (glasses of water, por exemplo).

Algumas exceções do plural em inglês

Como em toda boa regra existem exceções, aqui não seria diferente. Conheça algumas delas:

  • Palavras terminadas com “ch”, mas que possuem o som de “k”, seguem a regra do -s. Exemplo: epoch/epochs (época/épocas).
  • Em situações onde o “y” é antecedido de uma vogal, também se mantem a regra do “s”, como em day/days (dia/dias).
  • A palavra fish, por exemplo, termina com -sh. Porém, seu plural não se altera, assim permitindo que fish seja usado para “peixe” e “peixes”. Isso também acontece com sheep (ovelha/ovelhas) e fruit (fruta/frutas).
  • Como vimos no primeiro tópico, algumas palavras, apesar de terminarem em -s, estão no singular: famous (famoso), news (notícia) e politics (política) são algumas delas.

Aprender os plurais em inglês não será mais um problema se você praticar e, principalmente, ter em mente que essas regrinhas básicas fazem toda a diferença na hora de falar e escrever na língua.

Independentemente se você está começando seus estudos ou já possui um nível mais avançado, é comum dar um branco na hora de lembrar as regrinhas. Então, nada como um guia como este para consultar na hora que bater aquela dúvida sobre o plural em inglês, não é mesmo?

Quer aprender inglês de uma vez por todas e não sabe por onde começar? Entre em contato com a My Target Idiomas e veja como podemos te ajudar!

manual do estudante de Inglês

Quais são os principais benefícios das aulas via Skype?

A internet possibilitou uma série de oportunidades para a vida moderna, desde falar com um amigo distante até assistir a filmes que estrearam exclusivamente na web. Parece que o mundo ficou muito menor — e um dos benefícios disso é a facilidade no aprendizado de línguas. Com as aulas via Skype, é possível aprender um novo idioma, como o inglês, sem sequer sair de casa.

Se nas décadas de 1980 e 1990 atingir a fluência em língua estrangeira era para poucos brasileiros, hoje ficou muito mais fácil. Você pode fazer aulas exclusivas com um professor particular, em seu próprio ritmo. Antes era preciso ter uma escola de idiomas em sua cidade, enquanto atualmente dá para aprender até mandarim sem nem ter que tirar o pijama. Enfim, é uma ótima forma de economizar tempo e energia.

E a escolha de um look mais confortável não é o único benefício das aulas via Skype. Continue a leitura e conheça as principais vantagens de estudar assim!

[rock-convert-cta id=”10909″]

Flexibilidade

Com uma rotina cada vez mais corrida, parece que 24 horas não são o bastante para fazer tudo o que é necessário. Entre as aulas da faculdade e a maratona da última temporada da sua série favorita na Netflix, muitas vezes parece impossível encaixar o aprendizado de um novo idioma.

E é aí que a tecnologia pode ajudar. Nas aulas via Skype, você tem a liberdade de definir qual horário é melhor para você — para além das opções oferecidas nas escolas tradicionais. Assim, fica muito mais fácil encaixar os estudos e aproveitar os benefícios desse aprendizado. E o melhor, tudo isso sem sair de casa!

Controle do ritmo

Em uma escola de idiomas tradicional, o professor precisa dosar o ritmo do ensino de acordo com a resposta da turma. Porém, isso quase sempre significa que alguma pessoa vai se sentir atrasada e outra, adiantada demais.

A falta de compatibilidade entre a sua velocidade de aprendizado e a do resto dos alunos pode afetar sua motivação e até mesmo os resultados obtidos. Isso não acontece nas aulas via Skype, uma vez que o professor vai adequar o plano de ensino de acordo com as suas características individuais. Isso acaba tornando o processo muito mais fácil, divertido e eficaz.

informações inglês

Possibilidade de estudar em qualquer lugar

No esquema tradicional, viajar significa ter que perder uma série de aulas. Já quando seu ensino acontece pela internet, é possível estudar em praticamente qualquer lugar.

Com o aplicativo de Skype para celular ou tablet, você pode acompanhar os estudos mesmo longe de casa, evitando faltas e a interrupção no ritmo de aprendizado.

Personalização e otimização dos resultados

Como já foi dito, um dos maiores benefícios de estudar um idioma com um professor pela internet é a personalização. Além de adequar o ritmo das aulas, é possível construir planos personalizados de acordo com as necessidades do aluno, como estudar inglês para negócios, por exemplo.

Assim, é possível otimizar os resultados e alcançar os seus objetivos muito antes do esperado .

Economia é um dos benefícios das aulas via Skype

À primeira vista, o preço de um curso de idiomas pela internet pode parecer similar ao de um tradicional. Porém, ao colocar todos os fatores na ponta do lápis, fica claro que a primeira modalidade oferece uma imensa economia.

Normalmente, os materiais didáticos são digitais, diminuindo os custos com sua aquisição. Além disso, como as aulas são feitas em qualquer lugar, eliminam-se as despesas com deslocamento e trânsito — além do estresse de ter que sair de casa para estudar.

Por fim, como o ensino é otimizado para as necessidades de cada aluno, muitas vezes é possível atingir os objetivos muito mais rapidamente do que nas escolas tradicionais. Então, é possível guardar a diferença de valor para uma viagem internacional ou até mesmo para aprender uma língua diferente.

Esses são alguns dos benefícios oferecidos pelas aulas via Skype, que têm justificado sua popularidade cada vez mais crescente. Está esperando o que para aprender inglês onde e como você quiser? Certamente, você aprenderá muito!

Uma vez que você já sabe quais são as vantagens dessa modalidade de aprendizagem, siga-nos no Facebook e continue por dentro de novidades sobre o estudo de línguas estrangeiras!

manual do estudante de Inglês

Como melhorar o listening? Aprenda 8 dicas de inglês

No aprendizado de inglês, a maior dificuldade de muitos alunos é melhorar o listening. Este é o seu caso? Então, fique tranquilo — existem diversas formas de trabalhar essa habilidade!

Para te ajudar, no post de hoje, explicamos os fatores que dificultam a proficiência no idioma e trazemos dicas práticas para você começar a aplicar agora mesmo. Quer saber como melhorar o listening? Continue a leitura!

Cuide da ansiedade

Um fator que pode atrapalhar bastante — mesmo que indiretamente — na hora de praticar o listening é a ansiedade. É normal ficar um pouco ansioso quando se escuta algo em outro idioma, mas saiba que a ansiedade em excesso pode criar bloqueios em nosso cérebro.

Se você já estiver com o pensamento pré-determinado de que “não vai entender nada do que será dito”, acabará registrando em seu inconsciente que é incapaz de ouvir bem em inglês. Lembre-se de que isso atrapalha – e muito! – o seu desenvolvimento.

Além disso, querer fazer tudo certo e não se permitir errar pode fazer com que sua mente fique fechada para ouvir as palavras e as expressões corretamente. Da mesma forma, a pressão que você coloca em si mesmo de entender tudinho logo de primeira também é um obstáculo.

Sendo assim, é preciso saber trabalhar essa ansiedade da melhor forma possível. Relaxe e escute o texto naturalmente, sem se afobar ou desesperar. Por fim, respire fundo e lembre-se de que o momento de errar é justamente durante o curso — e não tenha medo de cometer erros, pois todos na sala estão no mesmo barco que você, ou seja, em processo de aprendizagem.

Tenha paciência

A paciência é a chave para evoluir no aprendizado de qualquer idioma — seja no listening, no speaking, no reading ou no writing. Tenha em mente que cada indivíduo evolui no seu próprio tempo e, portanto, não adianta “forçar a barra”.

Ouça uma, duas, três vezes, ou quantas forem necessárias. Acredite: você vai começar a distinguir expressões e palavras de forma natural! Com o tempo, o processo se tornará cada vez mais fácil.

Ouça músicas em inglês para melhorar o listening

Ouvir música é tudo de bom, não é mesmo? E nada melhor do que unir a diversão aos estudos! Escutar músicas em inglês enquanto você acompanha a letra é uma forma eficiente e dinâmica de como melhorar o listening.

Faça uma playlist com as suas músicas preferidas em inglês e pesquise as respectivas letras em sites como o Letras. Quando você encontrar uma palavra ou expressão nova, aproveite para conferir também a tradução. Você nem vai sentir e, quando perceber, terá aprendido muito!

Uma dica interessante é criar uma lista com as essas novas palavras e expressões que você aprendeu ouvindo suas músicas favoritas. Trata-se de uma forma bem legal de treinar o listening e ampliar o vocabulário, não acha?

Assista a filmes em inglês

Não basta assistir a filmes legendados em português — para treinar o listening de verdade, a dica é assistir a filmes com legendas em inglês ou, melhor ainda, sem legenda.

Para aqueles que afirmam só conseguir ver filmes com legendas em português, é importante ressaltar que, dessa maneira, acabamos por negligenciar sem querer o que é dito durante as cenas, uma vez que voltamos a maior parte da atenção para a leitura.

Já com a legenda em inglês, a vantagem é que você pode expandir o seu vocabulário de escrita e compreensão também.

Assistir a seriados sem legenda também ajuda bastante — especialmente as comédias, que trazem diálogos rápidos repletos de jogos de palavras. Você logo se familiarizará com os personagens, seus vocabulários, entonações e piadas!

Ouça podcasts em inglês

Os podcasts são excelentes opções para quem deseja treinar e aperfeiçoar o listening. É possível ouvi-los quando e de onde quiser: seja durante uma corrida no parque, dirigindo para o trabalho ou até mesmo no caminho para a aula.

Sendo assim, escolha um tema que te instigue e procure por podcasts em inglês sobre o assunto. A curiosidade em saber o que está sendo discutido sobre o assunto vai te ajudar a acompanhar as conversas com facilidade.

Sente falta de um acompanhamento visual? Então, procure por documentários no Netflix ou no YouTube — e não deixe de assistir a algumas TED Talks.

Elas trazem informações específicas, discursos motivacionais ou abordam temas especiais. Além disso, todas as conversas TED incluem tanto pessoas famosas – como a célebre JK Rowling, autora de Harry Potter -, como também pessoas comuns, como você e eu.

Inspiradoras e interessantes, elas farão com que você muitas vezes se esqueça de que está ouvindo em inglês e, com o tempo, tudo parecerá ainda mais natural!

Ouça rádios em inglês

Por meio do rádio, é possível ouvir a entonação e o ritmo natural da língua inglesa. O melhor de tudo é que, hoje em dia, é possível escutar estações de todo o mundo sem precisar da ajuda de nenhum aparelho especial: basta contar com um computador ou um smartphone.

Sendo assim, enquanto navega na internet ou realiza alguma atividade doméstica, que tal sintonizar a rádio BBC para ouvir assuntos da atualidade e debates sobre temas em alta em inglês?

Para potencializar o seu listening, você pode, inclusive pesquisar de antemão sobre os assuntos que serão comentados a seguir na programação. A própria rádio BBC, por exemplo, quase sempre costuma anunciar qual será o próximo tema com alguns minutos de antecedência.

Além disso, outra dica igualmente interessante é contar com o auxílio da tecnologia para escutar estações de diferentes gêneros e de todos os continentes do planeta.

Aplicativos como o TuneIn permitem que o usuário escute em tempo real a programação de uma infinidade rádios espalhadas pelo mundo. Você pode aproveitar essa oportunidade para descobrir estações de países de língua inglesa e se atentar aos diferentes sotaques e expressões utilizadas.

Converse com nativos

A ideia do listening é justamente que você consiga entender o que os nativos do inglês estão dizendo. Então, para melhorar essa habilidade, nada melhor do que conversar com nativos. Além de treinar seu listening, isso também melhorará muito sua capacidade de conversação.

Para quem não conhece pessoalmente nenhum nativo, busque novos amigos nas redes sociais ou em blogs. Aumente sua rede de contatos e aproveite para aprender inglês com pessoas interessantes online.

Permita se desafiar

Para quem deseja aperfeiçoar suas habilidades de listening, é importante tentar se desafiar. Evite, assim, aqueles áudios que sejam extremamente fáceis para o seu nível de inglês – afinal, no mundo real, as pessoas não pronunciam as palavras sempre de forma lenta e clara como nos áudios didáticos.

Por mais que eles sejam importantes no processo de aprendizado, não são reais. Sendo assim, procure se desafiar com materiais que não sejam fáceis e nem difíceis demais.

Lembre-se de que embarcar em desafios para os quais você não está preparado pode acabar gerando frustrações e desmotivação.

Quais são as técnicas que você já utiliza no seu aprendizado? Pronto para colocar nossas dicas em prática? Ainda tem dúvidas sobre como melhorar o listening? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades