fbpx

“Kit de sobrevivência” para se comunicar em viagens internacionais

Durante uma viagem internacional, um dos maiores receios para muita gente é a comunicação com pessoas que não falam português. Falar inglês com nativos da língua pode ser mesmo um grande desafio. No entanto, existem algumas maneiras de facilitar a conversação. Utilize nosso kit de sobrevivência para se comunicar em inglês em viagens.

  • seja direto e objetivo;
  • ouça atentamente;
  • em vez de decorar, busque aprender o inglês;
  • dicionário é seu melhor amigo, carregue sempre com você;
  • ao usar dicionários no celular, busque opções que não dependam da internet para efetuar a tradução;
  • antes da viagem faça uma imersão no idioma;
  • aprenda pelo menos o básico no idioma do país.

Anotou as dicas? Existem outras formas de se sair bem em uma situação específica em que você precisa comunicar em inglês. Você pode aprender previamente frases pré-estruturadas que podem ajudar.

Confira o Survival Kit (kit de sobrevivência) para se comunicar em inglês em viagens. São frases prontas para a conversação!

Pedindo informações em inglês

Can you help me? Você pode me ajudar?

Hello, can I have a word with you? I need to know where the ____________ is, please!
Olá, posso falar contigo? Eu preciso saber onde o/a _____________ fica, por favor!

Could you tell me where I can find a _________________?
Poderia me dizer onde posso encontrar um/uma ________________?

Is it possible for you to show me the way?
Seria possível me mostrar o caminho, por favor?

Where can I get a taxi?  Onde eu posso pegar um taxi?

Can you show me this place on the map, please? Você pode me mostrar esse lugar no mapa, por favor?

Can you take a picture for me, please? Você pode tirar uma foto para mim, por favor?

Conversando em inglês com o taxista

I need to get to the airport, can you take me there?
Eu preciso ir até o aeroporto, poderia me levar?

How much it will cost?
Quanto isto vai custar?

I don’t know exactly where the _______________ is, can you help me?
Eu não sei exatamente onde fica o/a ________________, poderia me ajudar?

I need a ride to _____________, is that ok for you?
Eu preciso de uma corrida até ___________________, tudo bem por você?

Falando em inglês no restaurante

May I have the menu, please?
Posso ver o cardápio, por favor?

What is the best option today?
Qual é a melhor opção para hoje?

A table for two, please.
Mesa para dois, por favor.

Can I have something else? I would like to order ______________
Posso pedir algo mais? Eu gostaria de pedir _________________

Do you accept credit cards? Vocês aceitam cartão de crédito?

Comunicando com mais facilidade

Abuse da tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, então por que não tirar proveito disso? Aplicativos de tradução serão seus melhores amigos em uma viagem internacional, e eles podem ser muito práticos na hora de se comunicar, por diversos motivos.

Primeiro, e mais óbvio, com esses aplicativos você pode conferir uma palavra que você não sabe falar ou até uma frase inteira. Se você conhece a palavra, mas não sabe como se pronuncia, também dá para aprender.

Outra excelente funcionalidade dos aplicativos é para o caso de você precisar se comunicar com alguém que não fala nenhuma língua em comum com você. Você pode escrever em português o que quer dizer, traduzir para o idioma da pessoa e entregar o celular para que ela leia. Ela pode te responder da mesma maneira e assim vocês conseguirão manter um diálogo sem grandes problemas.

Alguns apps conseguem até traduzir placas, cardápios e outras coisas escritas, sem que você precise digitar. Porém, é importante que esses aplicativos funcionem sem internet, para que você consiga usá-los a qualquer momento. Além do famoso Google Tradutor, existem outros apps como o Tradutor de Viagem e o Wordlens.

Aprenda algumas palavras básicas na língua local

Você não precisa ser fluente no idioma local para visitar o país, mas é importante saber algumas palavras básicas. Mesmo que você tenha um bom inglês, se for para um país que fale outra língua, procure aprender essas palavras, para iniciar a conversa de forma mais agradável.

Essa é uma maneira de demonstrar que você se esforçou para aprender algo sobre o país, o que vai deixar os locais bem felizes. Aprenda a falar pelo menos “Olá, tudo bem?”, “Por favor”, “Obrigado”, “Desculpe”, “Bom dia” e, se possível, “Você fala inglês?” (ou substitua o inglês por português ou qualquer outra língua que você saiba).

Não tenha vergonha de errar, uma dica especial para se comunicar em inglês

O principal causador de erros é o medo de errar. Quando se fica com vergonha de falar alguma coisa que não devia ou pronunciar de forma errada, você acaba ficando mais nervoso e travado, fazendo com que tudo pareça ainda mais difícil.

Cometer erros em um idioma não é nenhum problema, principalmente se é um idioma que você não domina. Mesmo não falando tudo certinho, o importante é se fazer entender.

Lembre-se que até os nativos de uma língua podem cometer erros, então não é você, que está aprendendo, que precisa ser perfeito, não é mesmo?

Faça gestos e mímicas, se necessário

Fazer gestos também é uma maneira — bem eficaz — de se comunicar. Se a pessoa não estiver te entendendo, faça gestos, mímicas, desenhos no ar ou qualquer outra coisa que você ache que vai ajudar nesse momento.

A comunicação vai muito além daquilo que nós falamos, então use todos os recursos que estiverem disponíveis.

É possível se sair muito bem em uma viagem para outro país. O importante é estar preparado para um idioma diferente e trabalhar para que o nervosismo não atrapalhe. Uma viagem vai muito além do que simplesmente arrumar a mala, pense nisso!

Com esse kit de sobrevivência para se comunicar em inglês, com frases e dicas importantes, sua viagem será muito tranquila e você vai aprender bastante! Além de conhecer novos lugares e pessoas, você terá a oportunidade de voltar para casa com um conhecimento maior em um (ou mais) novo idioma!

Gostou das dicas? Então compartilhe o post em suas redes sociais e ajude outros amigos também!

guia completo de intercâmbio

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades