Intercâmbio na My Target Idiomas

Aprender inglês com música: 7 expressões de Ed Sheeran

Aprender inglês com música: 7 expressões de Ed Sheeran

Aprender um novo idioma não funciona como receita de bolo. Há diversos métodos, que podem ou não funcionar com cada pessoa. No entanto, uma coisa é quase unanimidade: aprender inglês com músicas do Ed Sheeran é uma ótima e divertida maneira de enriquecer o vocabulário.

Ao escutarmos uma música estrangeira, procurar entender o significado da letra é quase instintivo. Embora alguns artistas priorizem composições mais sérias e formais, outros escrevem seus sentimentos utilizando expressões do dia a dia. Por isso, a música é uma excelente forma de imersão linguística e cultural.

Hoje em dia, um dos mais famosos cantores a utilizar jargões do cotidiano é o britânico Ed Sheeran. Quer saber mais sobre ele e conhecer algumas das expressões utilizadas em suas canções? Continue a leitura!

Quem é Ed Sheeran?

Se você não esteve morando em uma caverna afastada da civilização nos últimos anos, provavelmente já ouviu falar  dele. Sheeran nasceu em 1991, em Halifax, cidade localizada em Yorkshire, Inglaterra.

Sua carreira teve início no ano de 2005, mas o sucesso veio mesmo em 2011. No entanto, foi a parceria feita com Taylor Swift na música Everything has changed, de 2012, que mudou a vida de Ed para sempre.

Com três álbuns de estúdio lançados, shows lotados e vários singles nos topos das paradas, Ed Sheeran é mundialmente conhecido por suas músicas românticas e cheias de sentimentos. Sua abordagem expressa as relações dos dias atuais, ‘‘de igual para igual’’. Suas composições refletem o dia a dia de milhares de pessoas ao redor do mundo e o transformaram em um sucesso impressionante.

Como aprender inglês com músicas?

Como mencionamos, as canções de Ed Sheeran estão cheias de expressões muito úteis para quem está aprendendo a língua inglesa. Elas auxiliam numa compreensão mais completa de diálogos, por estarem presentes no cotidiano dos anglófonos. A seguir, veremos algumas expressões e seus significados. Confira!

1. To think out loud (Thinking out loud)

Essa expressão significa, ao pé da letra, ‘‘pensar em voz alta’’, e quer transmitir aquela sensação que temos quando estamos tão absortos em pensamentos, tentando organizar nossas ideias, que acabamos falando sozinhos.

2. Sweep you off of your feet (Thinking out loud)

Há dois significados possíveis para essa expressão. O mais figurativo deles quer dizer que houve uma atitude tão romântica ou especial que a pessoa perdeu o chão sob os pés, como se flutuasse, enfim: estar perdidamente apaixonado. Já um aspecto mais literal pode indicar o ato de pegar alguém no colo, tirando os pés da pessoa do solo. Fofo, não?

3. When my hair’s all but grown (Thinking out loud)

A palavra ‘‘but’’ é a equivalente da língua inglesa ao nosso ‘‘mas’’, uma conjunção que implica uma ideia de oposição. No entanto, ela pode ter um caráter restritivo e de exclusão, como é o caso da expressão utilizada na música. Resumidamente, ‘‘quando meu cabelo estiver tudo exceto crescido’’ significa estar careca.

4. Evergreen (Thinking out loud)

O último exemplo de Thinking out loud quer dizer que algo é atemporal, que permanece sempre vivo. A expressão remete à ideia de árvores que mantêm a folhagem verde durante todo o ano, não as perdendo no outono.

5. Burn this out (Give me love)

Esta frase pode ter alguns significados diferentes, como a estafa e o esgotamento. Contudo, na música, seu significado está relacionado ao ato de queimar algo, apagando e extinguindo este algo da existência, fazendo sumir.

6. Fight my corner (Give me love)

Esta é uma expressão de origem britânica que significa lutar por algo em que se acredita, literalmente ‘‘brigar pelo meu espaço’’.

7. Put your faith in my stomach (I’m a mess)

Esta expressão deixa muitas pessoas confusas, por estar ligada a outro ditado, o ‘‘trust my gut’’, que significa acreditar nos instintos. Put your faith in my stomach, então, seria algo como ‘‘confie em meus instintos’’.

Seria impossível citar todas as novas expressões e ditados que podem ser aprendidos com as músicas de Ed Sheeran. Suas composições são extremamente ricas em detalhes e uma ótima maneira de aprender o inglês que se fala habitualmente por nativos!

Para ficar sempre por dentro de matérias como essa, curta nossa página no Facebook!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.