Intercâmbio na My Target Idiomas

6 técnicas para memorizar vocabulário em inglês!

6 técnicas para memorizar vocabulário em inglês!

Ao estudar um outro idioma, é normal ficarmos um pouco confusos com a quantidade de novas palavras, expressões e informações, não é verdade? Com o inglês, isso não poderia ser diferente. No entanto, para tornar mais fácil essa missão, saiba que é possível contar com o auxílio uma série de estratégias simples, porém eficazes para memorizar vocabulário em inglês!

É pensando nisso que, no post de hoje, apresentaremos 5 técnicas infalíveis de memorização para que você nunca mais se esqueça das palavras que aprendeu. Ficou curioso para conhecê-las? Acompanhe conosco a leitura do artigo!

1. Faça tudo em inglês!

Por mais simples que pareça, essa é uma tarefa que vai ajudar bastante a reforçar e memorizar em inglês. Ao trazer essas palavras e expressões para as suas atividades diárias, elas passarão a fazer parte do seu cotidiano de forma leve e natural.

Lista de compras? Faça em inglês. Anotações e recados? Faça em inglês. Aqui, vale até mesmo combinar com um amigo ou familiar que também está praticando ou é fluente no idioma para trocar diariamente algumas mensagens de texto em inglês. Migre para a língua inglesa e veja como os resultados aparecerão de forma rápida!

2. Leia e releia

A leitura é ainda uma das práticas mais eficientes para se memorizar conteúdos — seja em inglês, seja em qualquer outro idioma ou disciplina. Isso porque a repetição, apesar de não ser a única fórmula para se decorar algo, é comprovadamente eficaz em seu propósito.

Tenha sempre em mente que a primeira leitura deve ser mais superficial, servindo como base para preparar a memória para as novas informações. Já a segunda rodada é extremamente importante por dar início à fixação de tudo o que acabou de ler. Sendo assim, leia e releia!

Dessa forma, tire sempre um tempo para se dedicar à leitura e releitura do seu material de estudos em inglês com foco e concentração. Se estiver cercado por distrações, dificilmente vai conseguir realizar a tarefa por completo.

Outra dica interessante é fazer tudo isso em voz alta, uma vez que dados recentes apontam que a repetição auditiva é capaz de permanecer por mais tempo na memória.

3. Aposte nas listas de palavras

Assim como a leitura e a releitura, a escrita é outra ferramenta de eficácia comprovada no que diz respeito à memorização de um novo vocabulário — e, como escrever é um ótimo antídoto contra o esquecimento, é mais do que interessante montar listas com aquelas palavras que você acabou de aprender.

Se puder fazer isso com o auxílio do papel e da caneta em vez de utilizar um computador, melhor ainda! Afinal, pesquisadores das universidades da Califórnia e de Princeton, nos Estados Unidos, revelaram que quem escreve conteúdos à mão possui mais facilidade de compreendê-los e memorizá-los do quem os digita com um teclado.

Sendo assim, separe um caderno para anotar o novo vocabulário. Sempre que aprender uma nova palavra, não deixe de adicioná-la logo à lista. Além disso, outra dica relevante é escrever as suas próprias definições para essas palavras.

Faça tudo de um jeito simples, compreensível e preferencialmente em ordem alfabética, como uma espécie de dicionário pessoal. Assim, quando for estudar ou precisar fazer alguma consulta, terá tudo em mãos e bem organizado!

4. Faça simulados para memorizar vocabulário em inglês

Como você provavelmente já sabe, os simulados são excelentes aliados dos estudantes de qualquer idioma ou disciplina. Por meio deles, é possível praticar a resolução de questões, aprimorar técnicas de interpretação, exercitar a memória e, ao mesmo tempo, fixar palavras e expressões de forma prática e eficaz.

Além disso, vale ressaltar que, nos dias de hoje, é possível encontrar com facilidade pela internet inúmeros simulados para diversos fins. Dessa forma, procure aqueles próprios para quem deseja testar seus conhecimentos sobre vocabulário em inglês e good luck!

5. Tenha filmes, séries, músicas e jogos como aliados

Já parou para pensar que todo aquele entretenimento que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas — como filmes, séries, músicas e até mesmo jogos — pode corresponder a uma excelente estratégia de memorização e fixação de vocabulário em inglês? Afinal, não é segredo algum que estudar de forma descontraída é bem mais divertido, não é mesmo?

Engana-se, no entanto, quem pensa que essa não é uma técnica válida e eficiente de estudos. Quanto aos filmes e seriados, por exemplo, existem duas formas simples de memorizar o seu vocabulário.

A primeira é a de assistir em inglês e com legendas em português, para que você consiga treinar o seu listening e, ao mesmo tempo, entender a estrutura das frases e assimilar o significado daquilo que foi dito.

A segunda alternativa é assistir com legendas em inglês ou então, se estiver se sentindo confiante, sem legenda alguma. Ouça as conversas e aproveite para acostumar o seu ouvido com as diferentes expressões, suas pronúncias e entonações. Além disso, esse é um ótimo exercício para que você aprenda e decore novas gírias e vocabulários do cotidiano.

O mesmo serve para os games. Ler o enredo dos jogos — sobretudo em voz alta, como já mencionamos no artigo — é uma prática proveitosa de adquirir e memorizar vocabulário, bem como treinar habilidades de speaking, compreensão e interpretação.

Por fim, outra tática simples e indispensável envolve nada mais, nada menos do que utilizar suas músicas favoritas em inglês para estudar — o que, convenhamos, não é nada mal, certo? Além de treinar o listening, você pode, inclusive, anotar o vocabulário daquela canção em sua lista de palavras, reforçando ainda mais essas palavras em sua memória!

6. Coloque tudo em prática!

Pronto! Agora você tem em mãos algumas das principais estratégias e ferramentas para memorizar vocabulário em inglês. Sendo assim, coloque em ação o que aprendeu no post e veja como nunca mais vai se esquecer de nenhuma expressão ou palavra nova que aprendeu!

Se você gostou do conteúdo de hoje, não deixe de compartilhar agora mesmo o artigo com seus amigos nas redes sociais! Quem sabe você não ajuda outras pessoas a se livrarem daquele branco na hora de estudar?

 

manual do estudante de inglês

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.