fbpx

Guia definitivo para aprender o plural em inglês

Na língua portuguesa, estamos acostumados a acrescentar um “s” às palavras quando queremos passá-las do singular para o plural. Vez ou outra, algumas não seguem tão estritamente a regra e não percebemos por força do hábito. Porém, no plural em inglês, tudo isso não é algo que acontece de maneira tão natural para quem não está muito acostumado com a língua.

Além do plural em substantivos e verbos, também existem, no inglês, termos e expressões que deixam muita gente de cabelo em pé. Então, se a sua intenção é ter fluência na língua, essas são situações que não podem mais atrapalhar os seus estudos.

Para você aprender os plurais em inglês e, sempre que precisar, ter um local para fazer uma consulta rápida, preparamos este guia definitivo e imperdível! Confira:

Verbos no plural em inglês

Para começar, vamos tirar de vez as suas dúvidas sobre o plural em verbos, começando pelo famoso verbo to be, que tem uma mudança um pouco mais complexa. Veja os exemplos:

  1. She is a famous doctor. (Ela é uma médica famosa.)
  2. They are famous doctors. (Eles são médicos famosos.)

No exemplo 1, temos uma frase no singular, onde o sujeito (she), o verbo (is) e o complemento (famous doctor) estão no singular. Já no exemplo 2, passamos o sujeito para o plural (they), assim, verbo e complemento também foram para o plural (are/ doctors). Além disso, podemos notar que não há mudança na palavra famous (famosa/ famosos), visto que, na língua inglesa, adjetivos não são flexionáveis.

Como vimos, no caso do verbo to be, na terceira pessoa do plural em inglês, o verbo modifica de is para are (de é/está para são/estão), mas, e no caso de verbos regulares como to work? Dê uma olhada nos exemplos:

  1. She works in the hospital. (Ela trabalha no hospital.)
  2. They work in the hospital. (Eles trabalham no hospital.)

Nestes novos exemplos, percebemos que o verbo to work segue uma outra lógica. Agora, acrescenta-se um “s” no final do verbo quando ele está em terceira pessoa do singular (she/he/it) e retira-se o “s” na terceira pessoa do plural (o que também se repete nas outras pessoas do plural, we e you). Resumindo:

  • o “s” no final das palavras pode ter diferentes funções no inglês;
  • o verbo to be tem uma flexão irregular para o plural: are.
  • Em verbos no geral, o “s” (ou “es”, ou “ies”…) é usado quando antecedido dos sujeitos da terceira pessoa do singular e não aparece quando o sujeito está no plural.

Tenha muita atenção, pois até aqui estamos falando apenas dos verbos! Veja logo abaixo como isso pode mudar no caso de substantivos.

Substantivos no plural em inglês

Continuando nosso guia, agora vamos entender como o plural em inglês aparece nos substantivos. Desta vez, sempre que a palavra demostrar algo no plural (mais de um), essa será marcada regularmente por um “s”, “es” ou “ies”. Na tabela abaixo podemos perceber melhor como isso acontece:

Em casos de palavras terminadas com consoantes no geral: -s

SingularPlural
Car (carro)Cars (carros)
Book (livro)Books (livros)

Em casos de palavras terminadas em -s, -ss, -sh, -x e -z: -es

SingularPlural
Class (aula)Classes (aulas)
Brush (escova)Brushes (escovas)
Box (caixa)Boxes (caixas)
Buzz (zumbido)Buzzes (zumbidos)

Observação: o “es” também vai aparecer em algumas palavras que terminem com -ch, como churches (igrejas), e com -o, como tomatoes (tomates).

Em caso de palavras que terminam com -y antecedidos de uma consoante: sai o -y, entra o -ies

SingularPlural
Candy (doce)Candies (doces)
City (cidade)Cities (cidades)

Em caso de palavras terminadas em -f  ou -fe (as terminações são substituídas por -ves)

SingularPlural
Life (vida)Lives (vidas)
Shelf (prateleira)Shelves (prateleiras)

Observação: tais regras também valem para a conjugação dos verbos na terceira pessoa do singular no presente, como to do/does (fazer/faz), lo love/loves (amar/ama) e to imply/implies (implicar/implica)

Palavras que mudam completamente

É, se achou que só os verbos irregulares no simple past tinham esta proeza de mudarem completamente a forma de se escrever e falar, você se enganou! Também existem substantivos que vão mudar bastante do singular para o plural. Veja alguns deles:

SingularPlural
Man (homem)Men (homens)
Woman (mulher)Women (mulheres)
Foot (pé)Feet (pés)
Tooth (dente)Teeth (dentes)
Child (criança)Children (crianças)
Ox (boi)Oxen (bois)
Mouse (rato)Mice (ratos)
Die (dado)Dice (dados)

Algumas dessas irregularidades trazem curiosidades bem interessantes: por exemplo, o singular de dice tem caído em desuso há algumas boas décadas (o Dicionário Oxford declara que seu uso é “cada vez mais incomum“), sendo que o termo no plural tem sido usado para designar também um só dado.

Além disso, a flexão irregular dos plurais de foottooth, miceman e woman se deve à simplificação de suas formas plurais no inglês arcaico (men, por exemplo, deriva de manniz, que tinha uma sonoridade parecida). Outras palavras, como book e roof, também seguiram caminhos parecidos até serem regularizadas nos plurais books roofs.

Substantivos que só existem no plural em inglês

Existem palavras que só existem no plural: clothes (roupas), savings (economias), glasses (óculos), scissors (tesoura) e pants (calças) são alguns exemplos. Geralmente, elas se referem a coisas que possuem dois lados, como podemos perceber em glassespants e scissors (cada “scissor” correspondendo a uma perna). Nesses casos, o uso da expressão “a pair of” é indicado para não restar dúvidas.

É importante frisar que algumas dessas palavras também existem no singular, embora possuam significados diferentes. Cloth, por exemplo, é o termo em inglês para “tecido” (seu plural sendo indireto, em expressões como pieces of cloth e types of cloth). Já glass também significa “vidro” ou até mesmo um copo ou taça desse material. Nesse último caso, é possível utilizar glasses como plural (glasses of water, por exemplo).

Algumas exceções do plural em inglês

Como em toda boa regra existem exceções, aqui não seria diferente. Conheça algumas delas:

  • Palavras terminadas com “ch”, mas que possuem o som de “k”, seguem a regra do -s. Exemplo: epoch/epochs (época/épocas).
  • Em situações onde o “y” é antecedido de uma vogal, também se mantem a regra do “s”, como em day/days (dia/dias).
  • A palavra fish, por exemplo, termina com -sh. Porém, seu plural não se altera, assim permitindo que fish seja usado para “peixe” e “peixes”. Isso também acontece com sheep (ovelha/ovelhas) e fruit (fruta/frutas).
  • Como vimos no primeiro tópico, algumas palavras, apesar de terminarem em -s, estão no singular: famous (famoso), news (notícia) e politics (política) são algumas delas.

Aprender os plurais em inglês não será mais um problema se você praticar e, principalmente, ter em mente que essas regrinhas básicas fazem toda a diferença na hora de falar e escrever na língua.

Independentemente se você está começando seus estudos ou já possui um nível mais avançado, é comum dar um branco na hora de lembrar as regrinhas. Então, nada como um guia como este para consultar na hora que bater aquela dúvida sobre o plural em inglês, não é mesmo?

Quer aprender inglês de uma vez por todas e não sabe por onde começar? Entre em contato com a My Target Idiomas e veja como podemos te ajudar!

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades