Intercâmbio na My Target Idiomas

4 dicas de como planejar a primeira viagem internacional

4 dicas de como planejar a primeira viagem internacional

Você pretende viajar para fora do país pela primeira vez? Que tal planejar sua primeira viagem internacional? Isso é muito excitante, não é? Uma nova cultura, costumes diferentes, coisas, lugares e pessoas diversos para ver e conhecer. Mas não deixe que a euforia pela primeira viagem internacional te faça se esquecer do que é preciso organizar para que esse grande sonho, de fato, seja uma realidade.

E é justamente para ajudar você a colocar as ideias no lugar e planejar a sua viagem que preparamos este post: a gente vai te mostrar 4 super dicas para decolar para o mundo com segurança! Anote aí:

1. Programe a primeira viagem internacional com antecedência

Quanto antes você planejar o seu passeio, melhor para o seu bolso. Claro que não precisa fazer isso com vários anos de antecedência, porém, tenha em mente que o ideal é começar a arquitetar o seu passeio entre 1 ano e 6 meses antes da viagem.

Quanto mais próximo da data em que você pretende viajar, mais caras vão ficando as coisas básicas, como transporte e hospedagem. Tudo que é urgente custa mais. As passagens, então, nem se fala — elas estão entre as grandes responsáveis por encarecer viagens mal planejadas!

Fora que, para muitos destinos, é necessário tirar o passaporte e, para outros tantos, possuir visto de permanência, e, infelizmente, esse processo de documentação costuma ser bastante burocrático e demorado.

Então, fique esperto: não deixe as coisas para última hora! Comece a se planejar já!

2. Defina um roteiro de passeios e atrações

Um lugar diferente também significa muitas opções novas de coisas a fazer. Entretanto, lembre-se de que seu tempo no país visitado é curto, pois você não está se mudando para lá. Sendo assim, é importante focar nas atrações que você mais se identifica para tirar o máximo proveito da viagem. Para isso, pesquise bastante sobre o seu destino e defina um roteiro. Desse jeito, você consegue se organizar e verificar o que é possível fazer com o seu tempo disponível.

Entretanto, durante a viagem, não fique preso totalmente ao seu roteiro. Não é possível planejar tudo. Vão existir programas que pareciam legais e, na hora, você verão que são chatos. E é nessas horas que oportunidades inesperadas poderão aparecer. Então, a organização é essencial, mas ser flexível é o segredo para aproveitar todos os momentos do passeio.

3. Estabeleça um orçamento adequado para planejar sua primeira viagem internacional

Sabemos que não é só o tempo disponível que limita nossas opções de viagem. Além disso, um grande entreve (senão o maior!) é o orçamento. Afinal, uma viagem para o exterior demanda custos diversos.

Sabendo disso, esteja preparado para encarar as contas de frente. Montando o seu roteiro e se organizando antecedência, você tem tempo de se planejar financeiramente para não passar perrengues durante a viagem ou ter que correr a medidas emergenciais, que podem gerar taxas altíssimas.

4. Não se esqueça dos documentos

Com o plano da primeira viagem internacional em mãos, chega a hora de você organizar os seus documentos para partir para o mundo. Lembra que falamos sobre as solicitações de passaporte e vistos lá no início do artigo? Então, não custa reforçar: entre com o pedido bem antes do seu embarque e, então, na hora de viajar, certifique-se de que todos estarão com você.

Além dos documentos básicos, outra requisição importante que pode ser cobrada no seu destino é o Certificado Internacional de Vacinação. Esse é um documento que comprova, segundo os padrões internacionais, todas as vacinas que você já tomou. O processo para tirar o certificado não costuma ser demorado, mas é sempre bom fazer isso com antecedência para não ter surpresas nos dias que antecedem o seu passeio. Siga a instrução da Anvisa e tire logo o seu.

Gostou das dicas sobre como planejar a primeira viagem internacional? Ficou com alguma dúvida? Tem mais alguma ideia que possa ajudar outros viajantes? Deixe um comentário aqui no post e compartilhe sua opinião com a gente!

guia completo de intercâmbio

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.