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A importância do inglês no mundo dos negócios

Em um mundo cada vez mais globalizado, a importância do inglês para executivos e lideranças é inquestionável. O inglês é a língua internacional dos negócios, e se tornou um requisito essencial para qualquer empresa que pretenda expandir suas operações para outros países. É a língua oficial em muitos países, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e outros países da Europa.

Mas, infelizmente, a maioria dos brasileiros não fala inglês. Pois, segundo o British Council (pesquisa de 2022), apenas 5% dos brasileiros falam inglês fluentemente. E esse número é ainda menor quando falamos da fluência avançada no idioma, o que representa apenas 1% dos brasileiros.

O QUE AS PESSOAS PERDEM COM A FALTA DE FLUÊNCIA

  • Chances de estudar ou trabalhar fora do país – As oportunidades de estudar ou trabalhar fora do país estão crescendo cada vez mais, mas grande parte dos processos seletivos desses programas exige pelo menos o nível intermediário de conhecimento de inglês. O conhecimento básico aprendido durante o período escolar não é suficiente para se destacar diante de inúmeros concorrentes que também almejam a mesma vaga.

 

  • Perdem oportunidades em multinacionais – Em uma multinacional a dinâmica de trabalho se diferencia por contatos com pessoas de outras nacionalidades. O idioma considerado universal é o inglês, portanto, a comunicação é feita através dele. Algumas empresas treinam e capacitam seus colaboradores para crescer nas posições da instituição, então o conhecimento de inglês é imprescindível para se destacar nos processos.

informações inglês

  • Não conseguem crescer no trabalho – Independentemente de ser uma multinacional ou não, os grandes cargos das empresas normalmente são ocupados por pessoas qualificadas não só nas especificações necessárias para assumir aquela vaga, mas que também possuem fluência no inglês. Seja pela relação comercial, parceria com outras empresas ou diversos outros aspectos, os cargos de alto nível necessitam desse conhecimento.

 

  • Não conseguem salários mais altos – é claro que há um custo para estudar e aprender inglês, mas você sabia que o conhecimento de línguas pode aumentar o quanto você ganha no final do mês? Quanto maior a qualificação do profissional, maior tende a ser a remuneração. Portanto, não veja o aprendizado como uma despesa a mais para você: entenda que esse é um investimento para a sua vida profissional e pessoal.

 

  • Perdem oportunidades de viajar e conhecer o mundoMuitas pessoas evitam viajar para o exterior por medo de não conseguirem se comunicar. Grande parte da experiência de viajar está em conversar e interagir com pessoas de culturas diferentes da sua, ou seja, quando você não fala pelo menos a língua universal, o seu aproveitamento dos passeios pode ser reduzido.

AS EMPRESAS GANHAM COM A FLUÊNCIA DA EQUIPE

Com tantos exemplos, fica redundante falar mais da importância de ser fluente em inglês, não é mesmo? 

Comunicar-se em inglês é fundamental para as pessoas e consequentemente para muitas empresas, desde a negociação de contratos até a comunicação com fornecedores e clientes em todo o mundo.

Por isso, ter colaboradores em vários cargos, fluentes no idioma também é importante, pois isso permite que a empresa se comunique efetivamente com clientes e parceiros de negócios internacionais, o que pode inclusive, ajudar a melhorar a reputação da empresa no mercado global. Desta forma, não correndo o risco de perder algum negócio milionário por não conseguir se expressar no idioma.

Além disso, a capacidade de se comunicar com fluência em inglês pode ser vista como um sinal de profissionalismo e competência.

A fluência no inglês também permite acessar bibliografias e materiais de outros países, o que contribui para a realização de tarefas com mais referências e com uma base científica integrada e sólida. 

ALGUNS TERMOS E EXPRESSÕES EM INGLÊS

Enfim, são inúmeros os benefícios de ter colaboradores fluentes em inglês na empresa e para auxiliar você e a sua equipe, buscamos algumas expressões e termos mais aplicados no mundo dos negócios, lembrando que nem sempre podemos traduzir “ao pé da letra”. Veja a seguir: 

  1. I’m sorry, but would you mind saying it again?  ou Sorry to bother you again but I’m not too clear about what you said!: pedir a outra pessoa que repita uma frase ou conteúdo que você não conseguiu compreender muito bem. 
  2. Anything to add, (nome da pessoa)? Did you want to say something? Algo a acrescentar, (nome da pessoa)? Queria dizer mais alguma coisa?
  3. Keep your eyes on the prize: manter o foco no objetivo.
  4. Go the extra mile: fazer mais do que o esperado.
  5. I’m sorry but I can’t make it on Tuesday. What about next week? sugerindo a mudança de data de um compromisso.
  6. It’s been a pleasure doing business with you! É um prazer negociar com você/Tem sido prazeroso fazer negócios com você!
  7. We’ve got to iron out our differences if we are to make a deal. Temos que resolver as nossas diferenças se quisermos chegar a um acordo.
  8. We are ready to enter into negotiations whenever you say. Estamos prontos para negociar onde quer que você indique/Estamos prontos para negociar conforme sua orientação.
  9. If there are no further comments, we will end the meeting here.: a palavra “further” significa qualquer tipo de adicional. Então, significa que por não haver mais nada a ser comentado, a reunião pode ser finalizada.
  10. Networking: trabalho em rede, rede de contatos
  11. Approach: Abordagem; buscar uma forma de lidar bem com alguma situação.
  12. Headhunter: Caça-talentos (head = cabeça / hunter = caçador)
  13. Budget: Orçamento da empresa
  14. Business Plan: Plano de Negócios da empresa.
  15. FYI: “For your information”, utilizado quando encaminhar um e-mail para outra pessoa.
  16. ISO: International Organization for Standardization, ou seja: Organização Internacional para Padronização. É um certificado que garante a qualidade, segurança e eficiência de produtos, serviços e sistemas.
  17. Joint venture: União de empresas que querem explorar juntas um mesmo negócio sem que elas não percam seus nomes/identidades.
  18. Deadline: Prazo final para a entrega de alguma atividade ou projeto de trabalho.
  19. KPI: Key Performance Indicator, ou Indicadores de desempenho. Termo em inglês muito utilizado na área de Marketing, principalmente.
  20. Lead: Pessoa que se interessou pelo serviço ou produto da empresa, mas não é cliente ainda.

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