fbpx

Idiomas e Viagens

A importância do domínio de outras línguas para aproveitar bem as viagens!

Viajar, de fato, abre as portas para novas oportunidades, aumenta o conhecimento de outras culturas, e pode ser ótimo para fazer novos amigos e construir relações. 

Se for a linguagem nativa do país que vai visitar ou mesmo o idioma global como inglês, ser capaz de se comunicar em diferentes línguas pode ajudar de várias formas a sua estada no país. Alguns benefícios:

  • Vai melhorar a experiência na viagem.
  • Aumenta a segurança. 
  • Permite entender outras culturas. 
  • Pode poupar tempo e dinheiro. 
  • Abre novas oportunidades.

Vai Melhorar a Experiência de Viagem

Se estiver viajando sozinho ou com outras pessoas, as conexões que faz com as pessoas de outros países e outros viajantes pode melhorar a viagem. Isso não é possível se não puder se comunicar com eles. Desde conhecer novos amigos a receber alguma orientação de viagem. 

Pode ajudar a se locomover com muito mais facilidade. Mapas são ótimos, mas são desafiadores, assim como trens internacionais e sistemas subterrâneos – principalmente se não tiver este mesmo sistema na cidade onde você mora. Saber a língua do local que visita vai te ajudar a perguntar por direções, reservar hotéis e restaurantes e até pedir comida sem estresse. Isso torna fácil mergulhar neste país.

Se não está confiante em se comunicar na língua nativa, deve ao menos considerar aprimorar as habilidades em uma das línguas mais comuns do mundo. Então, faça aulas de inglês antes!

Aumenta a Segurança

Mesmo evitando problemas, podem ocorrer imprevistos. Perder o caminho, sentir-se doente, ou ser roubado são alguns exemplos comuns. Mesmo nestas situações infelizes, entender a língua do país que está pode ajudar a lidar com as dificuldades facilmente. 

Se perder ou se aventurar em uma trilha fora do comum, poderá se situar e ler os sinais e palavras ou pedir ajuda de quem estiver passando. Assim como, falar um idioma estrangeiro pode ajudar no caso de problemas relativos à  saúde  ou emergências.

informações inglês

Permite Entender Outras Culturas

Ao se engajar com as pessoas no país que visita, pode-se aprender a partir delas e mergulhar totalmente na cultura deste país, que é uma das principais razões que as pessoas escolhem para viajar. Ser consciente de diferentes culturas também significa que está menos propenso a cometer erros culturais, como por exemplo, como saudar os outros ao redor do mundo pode variar muito. 

Nos Estados Unidos, homens tendem a cumprimentar com as mãos ao se encontrarem. Não é usual para eles abraçar e beijar na bochecha. No entanto, na França ou Itália, isso é mais comum. Na Grã-Bretanha, um beijo na bochecha é geralmente usado para aquelas pessoas que se conhecem bem. Se não, o aperto de mão ou simples “olá” é preferido. 

Em contraste, na Bélgica, as pessoas abraçam e beijam na bochecha quando se encontram, não importa a idade ou quão bem se conhecem. As pessoas da China são mais conservadoras, e simplesmente sorriem, e se curvam ou dizem “olá”. 

A melhor forma de aprender sobre outras culturas é através da linguagem. Também conhecerá o que é considerado respeitoso e apropriado, seja qual for a cultura ou comunidade que estiver.

Pode poupar tempo e dinheiro

Se estiver com dificuldade para se comunicar com alguém, isso pode ser muito frustrante ao ter interações simples como reservar um quarto de hotel ou explicar as necessidades da dieta. Pode até ter que solicitar ajuda de intérprete. Isso pode custar dinheiro e tempo, e ao viajar, ambos são essenciais. 

E o bom é que por conhecer algumas palavras locais e frases, pode estar mais inclinado a negociar os preços dos produtos e serviços. Entender sobre o mercado local, poderia negociar para conseguir um bom negócio e evitar sobretaxas turísticas. 

Em um hotel ou hostel, deve-se usar as habilidades de linguagem para reduzir o custo da estadia, ter o café da manhã incluso ou talvez ter uma melhoria grátis. Sem saber o idioma, ou ao menos algumas palavras, porém, tem pouca chance de ter sucesso.

Abre novas possibilidades

Se puder se comunicar com mais pessoas, pode tomar conhecimento sobre eventos futuros, coisas para fazer e locais para conhecer fora dos circuitos habituais. Afinal, os moradores locais sempre sabem dos melhores pontos. Porém, não é apenas com oportunidades de lazer que as habilidades de linguagem internacional são boas. 

Dependendo de quanto tempo estiver viajando, pode precisar encontrar um emprego, e as habilidades de linguagem vão ajudar a se destacar da concorrência. Será capaz de impressionar o empregador potencial por mostrar que consegue se comunicar com muitos clientes diferentes e até se integrar com os colegas, por causa do conhecimento de outros idiomas e culturas. 

São todos estes benefícios que aprender um idioma pode ajudar ao decidir viajar. Assim como ajudar a se conectar com as pessoas ao redor do mundo, conhecer ao menos uma das linguagens globais pode melhorar a experiência, melhorar as relações e abrir portas, onde estiver.

manual do estudante de Inglês

Os 5 idiomas mais falados no mundo

O inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, aviação (todos os pilotos precisam falar e se identificar em inglês) etc.

Inglês é a primeira língua em mais de 50 países, assim aprender vai ajudar a saber mais sobre as diversas culturas e se comunicar com cidadãos globais. Principalmente se estiver viajando para os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, e Nova Zelândia, a proficiência no inglês é essencial para eliminar a confusão de viver na cultura deles. 

Você sabia que uma pessoa que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019)?

O espanhol vem em quarto lugar. É o segundo idioma mais falado no mundo em termos de número de falantes nativos, o terceiro mais utilizado na internet e o segundo idioma mais estudado no mundo.

Sua enorme expansão colonial levou a língua para a América, e também África e Ásia. Devido à migração, os Estados Unidos são o segundo país com maior número de falantes de espanhol no mundo.

Em quinto lugar temos o francês. O colonialismo permitiu que o francês se espalhasse pelo mundo. Hoje é a língua oficial de 29 países em diferentes continentes.

O francês foi considerado a língua da cultura. É a terceira língua com maior número de falantes não nativos.

E você? Já decidiu qual o roteiro da sua próxima viagem internacional?

Já começou a estudar o seu idioma predileto?

Se tiver qualquer experiência de viagem e quiser compartilhar com a gente, vamos adorar saber. Assim como, se quiser iniciar um novo idioma, vamos adorar tê-lo(a) como nosso aluno(a)! 😉

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades