Intercâmbio na My Target Idiomas

Inglês ajuda no mercado de trabalho?

Inglês ajuda no mercado de trabalho?

Falar inglês no mercado de trabalho passou de pré-requisito à competência básica para entrar em muitas empresas. Além disso, é critério fundamental para quem se preocupa com a carreira e quer se estabilizar em algum setor. Dessa forma, aprender um novo idioma pode trazer muitos benefícios para quem busca uma carreira promissora. Mesmo que ainda haja um vazio em muitos currículos brasileiros, uma nova língua já é preocupação para quem enxerga além.

No mundo dos negócios, o inglês tem sido, há muito tempo, a língua padrão, mesmo o Espanhol e o Mandarim tendo ganhado um espaço considerável nos últimos anos. Contudo, o inglês é um dos idiomas mais falados no mundo, o que permite que executivos de todos os cantos troquem informações, independentemente da sua origem.

Nesse sentido, torna-se mais fácil entender a importância do domínio do inglês diante das exigências cada vez maiores de qualificação na disputa de vagas de emprego. Mesmo em empresas nas quais raramente você usará o inglês em suas atividades corriqueiras, o domínio do idioma lhe garantirá o devido destaque na hora de uma promoção.

Continue a leitura para você ter uma ideia mais detalhada da importância do inglês no mercado de trabalho!

Qual é o perfil de profissional exigido pelas empresas?

As empresas tendem a procurar por um estilo de profissional que poderíamos chamar de “completo”. Ou seja, elas buscam pelo funcionário que entende as necessidades do mercado de trabalho e adquire o máximo de conhecimento possível para ter uma carreira de sucesso.

É fato que a globalização aumentou a gama de possibilidades no mercado internacional. A urgência de se ter o inglês como um segundo idioma surge junto com a aproximação proporcionada pela internet. Hoje é muito comum você precisar falar com um fornecedor do outro lado do mundo via Skype ou se atualizar sobre sua área com cursos oferecidos por grandes instituições estrangeiras.

De acordo com a pesquisa da Robert Half, da qual 100 diretores de RH foram questionados quanto ao perfil ideal para o mundo dos negócios, 80% deles disseram que a fluência em inglês é importante para os negócios, chegando até mesmo a proporem o reembolso para funcionários que busquem o estudo de inglês.

Qual o peso que os recrutadores dão para um segundo idioma?

Os próprios recrutadores são a prova da necessidade do segundo idioma sendo que, dos entrevistados pela Robert Half, a maioria tem pelo menos o nível básico de inglês. Mais especificamente, 20% deles com nível avançado, 45% com nível intermediário e 35% com nível básico ou nenhum, porém conscientes da necessidade de melhorarem.

Uma certificação internacional, por exemplo, pode ter grande peso na hora dos recrutadores escolherem você entre os concorrentes para uma vaga. Não é à toa que várias universidades norte-americanas oferecem cursos gratuitos — em inglês, é claro!

Já é comum que algumas entrevistas sejam feitas no idioma, com o intuito de verificar o nível de fluência do candidato. Mesmo assim, as habilidades de escrita — para um e-mail, por exemplo — e de interpretação — para a leitura de contratos — também poderão ser avaliadas em algum momento.

informações inglês

De que forma o inglês impacta no sucesso profissional e pessoal?

Outro estudo, dessa vez da The Rise of Linguarati, da Education First Corporate Language Learning Solution concluiu que em 75% das empresas brasileiras, de um modo geral, consideram o uso do inglês muito útil no dia a dia, principalmente nos últimos 3 anos. Além disso, cerca de 78% dos brasileiros entrevistados disseram desejar melhorar o próprio nível de inglês.

Em algumas regiões do Brasil estão instaladas grandes empresas, especialmente as multinacionais. Para ingressar nessas empresas, principalmente em cargos de liderança nos quais os salários e as chances de ter uma carreira promissora são mais altas, o inglês é obrigatório e pode fazer toda a diferença no seu crescimento.

Quais as vantagens que saber inglês proporciona ao profissional?

Como vimos, saber inglês no mercado de trabalho é critério básico para quem vai concorrer a uma vaga, mas também é essencial para quem já está trabalhando e quer dar um boom na carreira. Entre as principais vantagens de ter fluência em inglês, destacam-se:

  • possibilidade de trabalhar em grandes empresas;
  • melhorar o currículo;
  • ter maior estabilidade financeira;
  • conquistar maiores salários;
  • trabalhar e estudar em outros países.

Os cursos de capacitação são opções certeiras para melhorar o currículo, mas não adianta encher ele de cursos. Para encontrar aquilo que realmente vai agregar valor à sua profissão, você precisa entender como funciona o meio organizacional.

Junto à possibilidade de obter um aumento salarial, o inglês no mercado de trabalho também é uma oportunidade para quem pretende ter uma experiência no exterior. Isso porque as multinacionais oferecem vagas em diferentes países. Assim, saber o inglês é um passo à frente diante dessas possibilidades.

O desemprego sempre passa por fases de instabilidade e não se pode ficar à mercê dessa tensão, não é mesmo? Portanto, você não pode mais adiar a fluência em inglês como quesito básico em seu currículo.

Para se tornar cada vez mais destacado no mercado, baixe nosso e-book “Guia de diferenciais para a carreira” e fique pronto para novas oportunidades!

guia diferenciais para carreira

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.