fbpx

Como melhorar o listening? Aprenda 8 dicas de inglês

No aprendizado de inglês, a maior dificuldade de muitos alunos é melhorar o listening. Este é o seu caso? Então, fique tranquilo — existem diversas formas de trabalhar essa habilidade!

Para te ajudar, no post de hoje, explicamos os fatores que dificultam a proficiência no idioma e trazemos dicas práticas para você começar a aplicar agora mesmo. Quer saber como melhorar o listening? Continue a leitura!

Cuide da ansiedade

Um fator que pode atrapalhar bastante — mesmo que indiretamente — na hora de praticar o listening é a ansiedade. É normal ficar um pouco ansioso quando se escuta algo em outro idioma, mas saiba que a ansiedade em excesso pode criar bloqueios em nosso cérebro.

Se você já estiver com o pensamento pré-determinado de que “não vai entender nada do que será dito”, acabará registrando em seu inconsciente que é incapaz de ouvir bem em inglês. Lembre-se de que isso atrapalha – e muito! – o seu desenvolvimento.

Além disso, querer fazer tudo certo e não se permitir errar pode fazer com que sua mente fique fechada para ouvir as palavras e as expressões corretamente. Da mesma forma, a pressão que você coloca em si mesmo de entender tudinho logo de primeira também é um obstáculo.

Sendo assim, é preciso saber trabalhar essa ansiedade da melhor forma possível. Relaxe e escute o texto naturalmente, sem se afobar ou desesperar. Por fim, respire fundo e lembre-se de que o momento de errar é justamente durante o curso — e não tenha medo de cometer erros, pois todos na sala estão no mesmo barco que você, ou seja, em processo de aprendizagem.

Tenha paciência

A paciência é a chave para evoluir no aprendizado de qualquer idioma — seja no listening, no speaking, no reading ou no writing. Tenha em mente que cada indivíduo evolui no seu próprio tempo e, portanto, não adianta “forçar a barra”.

Ouça uma, duas, três vezes, ou quantas forem necessárias. Acredite: você vai começar a distinguir expressões e palavras de forma natural! Com o tempo, o processo se tornará cada vez mais fácil.

Ouça músicas em inglês para melhorar o listening

Ouvir música é tudo de bom, não é mesmo? E nada melhor do que unir a diversão aos estudos! Escutar músicas em inglês enquanto você acompanha a letra é uma forma eficiente e dinâmica de como melhorar o listening.

Faça uma playlist com as suas músicas preferidas em inglês e pesquise as respectivas letras em sites como o Letras. Quando você encontrar uma palavra ou expressão nova, aproveite para conferir também a tradução. Você nem vai sentir e, quando perceber, terá aprendido muito!

Uma dica interessante é criar uma lista com as essas novas palavras e expressões que você aprendeu ouvindo suas músicas favoritas. Trata-se de uma forma bem legal de treinar o listening e ampliar o vocabulário, não acha?

Assista a filmes em inglês

Não basta assistir a filmes legendados em português — para treinar o listening de verdade, a dica é assistir a filmes com legendas em inglês ou, melhor ainda, sem legenda.

Para aqueles que afirmam só conseguir ver filmes com legendas em português, é importante ressaltar que, dessa maneira, acabamos por negligenciar sem querer o que é dito durante as cenas, uma vez que voltamos a maior parte da atenção para a leitura.

Já com a legenda em inglês, a vantagem é que você pode expandir o seu vocabulário de escrita e compreensão também.

Assistir a seriados sem legenda também ajuda bastante — especialmente as comédias, que trazem diálogos rápidos repletos de jogos de palavras. Você logo se familiarizará com os personagens, seus vocabulários, entonações e piadas!

Ouça podcasts em inglês

Os podcasts são excelentes opções para quem deseja treinar e aperfeiçoar o listening. É possível ouvi-los quando e de onde quiser: seja durante uma corrida no parque, dirigindo para o trabalho ou até mesmo no caminho para a aula.

Sendo assim, escolha um tema que te instigue e procure por podcasts em inglês sobre o assunto. A curiosidade em saber o que está sendo discutido sobre o assunto vai te ajudar a acompanhar as conversas com facilidade.

Sente falta de um acompanhamento visual? Então, procure por documentários no Netflix ou no YouTube — e não deixe de assistir a algumas TED Talks.

Elas trazem informações específicas, discursos motivacionais ou abordam temas especiais. Além disso, todas as conversas TED incluem tanto pessoas famosas – como a célebre JK Rowling, autora de Harry Potter -, como também pessoas comuns, como você e eu.

Inspiradoras e interessantes, elas farão com que você muitas vezes se esqueça de que está ouvindo em inglês e, com o tempo, tudo parecerá ainda mais natural!

Ouça rádios em inglês

Por meio do rádio, é possível ouvir a entonação e o ritmo natural da língua inglesa. O melhor de tudo é que, hoje em dia, é possível escutar estações de todo o mundo sem precisar da ajuda de nenhum aparelho especial: basta contar com um computador ou um smartphone.

Sendo assim, enquanto navega na internet ou realiza alguma atividade doméstica, que tal sintonizar a rádio BBC para ouvir assuntos da atualidade e debates sobre temas em alta em inglês?

Para potencializar o seu listening, você pode, inclusive pesquisar de antemão sobre os assuntos que serão comentados a seguir na programação. A própria rádio BBC, por exemplo, quase sempre costuma anunciar qual será o próximo tema com alguns minutos de antecedência.

Além disso, outra dica igualmente interessante é contar com o auxílio da tecnologia para escutar estações de diferentes gêneros e de todos os continentes do planeta.

Aplicativos como o TuneIn permitem que o usuário escute em tempo real a programação de uma infinidade rádios espalhadas pelo mundo. Você pode aproveitar essa oportunidade para descobrir estações de países de língua inglesa e se atentar aos diferentes sotaques e expressões utilizadas.

Converse com nativos

A ideia do listening é justamente que você consiga entender o que os nativos do inglês estão dizendo. Então, para melhorar essa habilidade, nada melhor do que conversar com nativos. Além de treinar seu listening, isso também melhorará muito sua capacidade de conversação.

Para quem não conhece pessoalmente nenhum nativo, busque novos amigos nas redes sociais ou em blogs. Aumente sua rede de contatos e aproveite para aprender inglês com pessoas interessantes online.

Permita se desafiar

Para quem deseja aperfeiçoar suas habilidades de listening, é importante tentar se desafiar. Evite, assim, aqueles áudios que sejam extremamente fáceis para o seu nível de inglês – afinal, no mundo real, as pessoas não pronunciam as palavras sempre de forma lenta e clara como nos áudios didáticos.

Por mais que eles sejam importantes no processo de aprendizado, não são reais. Sendo assim, procure se desafiar com materiais que não sejam fáceis e nem difíceis demais.

Lembre-se de que embarcar em desafios para os quais você não está preparado pode acabar gerando frustrações e desmotivação.

Quais são as técnicas que você já utiliza no seu aprendizado? Pronto para colocar nossas dicas em prática? Ainda tem dúvidas sobre como melhorar o listening? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades