fbpx

Entenda por que você deve aprender Mandarim!

Aprender um novo idioma é, sem dúvida, dar um passo importante para o crescimento pessoal e profissional. No entanto, você deve estar se perguntando: será que vale mesmo a pena aprender mandarim?

Nós acreditamos que o mandarim é recomendado para algumas situações especiais:

  • para quem pensa a longo prazo, observa a movimentação ao redor, tem ambição e quer seguir rotas alternativas;
  • para quem pensa fora da caixa e sabe que diferenciar-se dos demais é também aumentar as oportunidades;
  • para quem é fascinado com a cultura chinesa e anseia por conhecê-la em sua totalidade;
  • para os que acham que aprender os idiomas mais recomendados e disponibilizados no mercado não são opções atrativas;
  • para quem busca um novo desafio, um hobbie, uma nova experiência de vida.

Vale a pena conferir as vantagens de aprender mandarim. Neste texto, vamos falar um pouco sobre isso, elencando alguns bons motivos para que você se convença de que aceitar esse desafio pode ser uma ótima e assertiva escolha para a sua vida profissional e pessoal.

No entanto, vejamos antes um pouco sobre a origem do mandarim e sobre os países que têm esse idioma como língua oficial. Boa leitura!

A origem do idioma

O termo “mandarim” começou a ser utilizado no século XVII, quando os comerciantes portugueses negociavam chá, seda e outros produtos com os comerciantes chineses. Desde então, o idioma passou a ser chamado de mandarim pelos portugueses.

Mandarim é, portanto, o nome dado à principal variação da língua chinesa. É o idioma oficial, aprendido por todos e é proeminente principalmente nas regiões central, norte e sudoeste da China. Além deste país, Taiwan, Hong Kong, Macau e Singapura são as nações que, atualmente, têm o mandarim como língua oficial.

guia diferenciais para carreira

Por que aprender mandarim

1. Porque é a língua mais falada do mundo

Mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo usam o mandarim para se comunicar. Portanto, ter o domínio desse idioma abre muitas oportunidades de aprendizado, interação e novas descobertas.

Esse é, sem dúvida, um prato cheio para quem deseja construir a carreira de forma inovadora e diferenciada, uma vez que poucos brasileiros se dedicam a aprender esse idioma. Isso certamente fará toda a diferença em algum momento de sua vida.

2. Porque a China é uma economia forte, em constante crescimento

Quem escolhe aprender um novo idioma traçando objetivos profissionais a médio e longo prazos deve considerar o mandarim como opção. Afinal, a China já possui a segunda maior economia do mundo graças ao seu crescimento nos últimos 25 anos.

Com um PIB que cresce em média 10% ao ano, o país se desenvolvido de forma surpreendente, ampliando seus negócios e expandindo seus mercados.

Saber mandarim mostrará às empresas que possuem relações comerciais com a China que você está um passo à frente, atento à movimentação da economia mundial e às necessidades das grandes corporações. Oferecer o que as empresas procuram aumenta o seu valor profissional e melhora seu posicionamento no mercado de trabalho.

3. Porque o mandarim pode proporcionar grandes experiências

O mandarim abre portas para o conhecimento da cultura chinesa. Ao aprender esse idioma, você também poderá entender as tradições e os costumes dos chineses e conhecer as especificidades daquele povo de maneira intensa e completa — como só quem aprende a língua é capaz de fazer.

Essa afirmação pode, a princípio, não fazer muito sentido — já que também é possível descobrir sobre a cultura de um país falando inglês ou escutando a explicação de tradutores e guias, por exemplo.

No entanto, nenhuma dessas experiências se compara ao aprendizado natural, obtido por meio de conversas com os próprios chineses ou pela observação do estilo de vida da população e dos seus diálogos, da forma como se comunicam e se comportam.

4. Porque você terá grande vantagem competitiva no mercado de trabalho

Aprender mandarim é ter uma carta na manga para futuras e promissoras oportunidades que surgirem em seu caminho — principalmente quando essas oportunidades forem relacionadas a multinacionais e grandes corporações que fazem negócios com a China.

5. Porque o mandarim pode ajudar na valorização salarial

Profissionais que carregam o mandarim no currículo recebem salários maiores. Afinal, eles podem oferecer às empresas algo que é valioso e que poucos dominam. O reconhecimento e a valorização desses profissionais são essenciais para as organizações que desejam mantê-los por perto.

Fazendo uma analogia simples, é como se o profissional fluente em mandarim fosse a porta de acesso a grandes negócios para a empresa. “Fechar” essa porta traria grandes prejuízos e desperdiçaria boas oportunidades de negócios.

6. Porque aprender mandarim ajuda a exercitar o cérebro

Esqueça o alfabeto! No mandarim, as línguas escritas e faladas são diferentes e independentes. Cada palavra possui uma pronúncia e um símbolo com sua forma escrita.

Exatamente por isso, o mandarim é uma língua complexa que requer foco, dedicação e boa memória. Nessa língua, existem mais de 60 mil símbolos (ideogramas) e, destes, cerca de 10 mil são utilizados atualmente.

No entanto, não se preocupe, existem boas técnicas para aprender o mandarim. O processo de aprendizado desse idioma é também um grande exercício para o cérebro e, sem dúvida, um treinamento intenso para exercitar a disciplina, a organização e o cumprimento de metas.

Vale ressaltar que aprender um novo idioma ajuda a melhorar a saúde mental, a treinar a concentração e a otimizar a sua capacidade de aprendizado.

guia completo de intercâmbio

7. Porque o mandarim é uma língua fascinante

O mandarim é um idioma que não possui conjugação verbal. Ele tem um padrão de linguagem simples e objetivo, em que os elementos, juntos, criam o contexto. Para explicar melhor, traduzindo frases em chinês para o português, seria algo como: “ontem no mercado eu ir” ou “ontem nós ir restaurante”.

Quer mais? Para falar mandarim com propriedade, você precisa aprender a “cantar” as palavras. Isso porque uma mesma sílaba ter cinco tons diferentes e pode significar até 45 palavras diferentes. O que poderá diferenciá-las? A entonação aplicada na voz na hora da pronúncia e no contexto.

Como aprender mandarim online

Como você pode perceber, aprender mandarim é algo extremamente vantajoso, seja para o seu desenvolvimento profissional seja para o pessoal. Dessa forma, além de se matricular em um curso de mandarim online, também é possível aprender com aplicativos online — muitos, inclusive, gratuitos.

Como vale para qualquer idioma, fazer um curso de mandarim depende unicamente da sua dedicação e do seu esforço. Se você está decidido a entrar nesse mundo fascinante, esteja também disposto a dedicar tempo e atenção às aulas e tarefas. Só assim os resultados serão satisfatórios e produtivos.

Quer receber mais dicas sobre como aprender mandarim e outros idiomas? Assine a nossa newsletter e receba informações exclusivas e valiosas diretamente em seu e-mail. Até a próxima!

informações mandarim

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades