fbpx

Dicas para quem quer trabalhar nos EUA

Há pouco tempo, os brasileiros que escolhiam os Estados Unidos para trabalhar ocupavam vagas com foco em pessoas com baixa escolaridade. Esse número ainda é grande, mas o perfil desse profissional está mudando. O número de trabalhadores ocupando posições que exigem alta especialização é crescente.

É preciso levar em conta o avanço do ensino superior no Brasil e o acesso à informação. Isso faz com que os graduados e pós-graduados busquem carreira no mercado norte-americano.

Green Card

Uma boa notícia para quem sonha em viver nos Estados Unidos é que as emissões de green cards, como são chamados os vistos de residência permanente que garantem o direito de morar e trabalhar nos EUA aumentaram, inclusive para muitos brasileiros.

É em busca de um cenário de maior estabilidade socioeconômica, e principalmente de melhores salários, que muitos brasileiros embarcam para os EUA. Não mais visando trabalhos informais ou subempregos, mas carreiras que exigem especialização e em grandes empresas como Microsoft e Google.

Alguns setores tem mais demandas de profissionais

Como é o caso dos setores de serviços (bares, restaurantes e limpeza), que não exigem formação acadêmica, mas os salários são mais baixos, bem como, setores de tecnologia da informação e da saúde, que buscam profissionais qualificados para as funções e oferecem altos salários. A falta de mão de obra em vários setores da economia norte-americana tem tido uma grande importância no avanço de contratações de imigrantes. E a demanda continua crescendo mais do que a disponibilidade de profissionais. 

No setor da saúde, desde o início da retomada da economia americana, no chamado pós-pandemia, houve um êxodo de trabalhadores do mercado. O movimento é motivado por diferentes fatores, entre eles o conforto de benefícios para desempregados; um grande número de trabalhadores se aposentando; aumento na busca de cuidados com a saúde e o envelhecimento da população, são alguns dos fatores.

Segundo estimativas do próprio governo dos EUA, o país precisa atualmente de mais de 16 mil trabalhadores de cuidado primário (médicos e enfermeiros), 11 mil novos dentistas e 7 mil profissionais da área da saúde mental para acabar com a falta de mão de obra especializada na área.

informações inglês

Se preparar para trabalhar nos EUA

Para conseguir um visto ou green card não é preciso falar inglês, mas pesquisas mostram que quanto melhor o seu conhecimento no idioma, maior pode ser o seu salário. Segundo um estudo do grupo de pesquisa americano, Brookings, imigrantes que vão para os EUA falando inglês fluentemente têm remunerações até 135% maiores do que aqueles que não dominam o idioma.

Ser fluente em inglês faz de você um profissional bilíngue nos EUA. Nos grandes centros, saber falar inglês e português é um enorme diferencial.

A grande demanda de profissionais da saúde

É fato que, com a pandemia da COVID-19, tivemos, em todo o mundo, uma necessidade de mais profissionais de saúde. Uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira do Ensino Superior (ABMES), a partir dos dados do último Censo de Educação Superior, existe um crescimento de novos alunos, principalmente dentro da modalidade EAD. 

E no Brasil, muitos profissionais da saúde estão mudando de vida e país, trocando os reais pelos dólares, e buscando saber mais sobre os processos para revalidação do diploma e emissão de visto para trabalho nos EUA.

Existe uma demanda de vagas, uma necessidade de mão de obra e profissionais brasileiros cada vez mais capacitados, que estão buscando essa nova vida nos Estados Unidos, esperando encontrar mais reconhecimento e melhor qualidade de vida.

Apenas na área da saúde, informa a Associação Americana de Hospitais, os EUA ainda vão enfrentar uma escassez de 124.000 médicos até 2033 e precisarão contratar pelo menos 200.000 novos enfermeiros anualmente para atender ao aumento da demanda e substituir os profissionais que vão se aposentar.

O sonho de ir para os EUA

Existe uma modalidade de passaporte que é um green card direcionado para profissionais que são considerados de “interesse nacional” para os EUA. São profissionais que podem ocupar vagas que beneficiam a economia, o sistema educacional ou de saúde ou algum outro aspecto dos EUA. Isso, muitas vezes, pode tornar o processo imigratório mais rápido. O salário justifica a vontade de fazer carreira por lá. 

Existem várias agências especializadas em oferecer acompanhamento em todo o processo de validação da credencial deste profissional, como; Avant Health Care Professionals, que auxilia não só enfermeiros, mas fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, The Nash Group e ANP Health Services, fundadas, em sua maioria, por profissionais que passaram por estes processos e hoje, junto com as suas equipe, auxiliam  outros profissionais a mudarem de vida nos EUA.

Algumas das exigências são: ter o título de Bacharel nas áreas de especialização  e falar inglês (mínimo nível B2). Lembrando que não é necessário ser fluente para iniciar o processo. 

E pensando em auxiliar este profissional ainda mais, oferecemos o curso Master Nursing English, com duração de três semestres, voltado para profissionais que queiram aperfeiçoar o seu inglês tecnicamente, com vocabulários, termos, situações e textos do dia-a-dia da sua profissão. E o melhor, ministrado por professore atuante na área no Brasil, com vivência no curso de enfermagem dos EUA. 

Também somos Centro Aplicador dos testes TOEIC e TOEFL, testes aceitos para imigração.

Todos estes requisitos e exigências auxiliam no processo de solicitação de um visto de trabalho nos EUA, além da necessidade de passar por um processo junto ao Departamento de Estado americano e outro no Consulado no Brasil. 

Os vistos permanentes para os EUA, são divididos em algumas categorias, trazendo diferentes exigências, mas todas esperam que o imigrante comprove interesse e condições de contribuir com alguma demanda da sociedade americana. 

Algumas categorias de vistos são as que trazem melhores oportunidades, pois visam justamente suprir carências no mercado de trabalho americano. É o visto que permite ao estrangeiro com uma carreira sólida adquirir um trabalho nos EUA e poder viver com sua família no país. E neste processo as agências também tem papel fundamental.

Se o seu sonho é morar nos EUA, organize-se, cumpra todas as exigências, conte com quem tem experiência no segmento, e siga as etapas do processo! E querendo voltar aqui pra nos contar a sua história, ficaremos muito felizes! Sucesso!

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades