5 dicas infalíveis para aprender inglês ouvindo música

5 dicas infalíveis para aprender inglês ouvindo música

Procurando uma nova maneira de aprender um idioma? Que tal aprender inglês ouvindo música? Assim como filmes e séries, a música é uma linguagem universal e pode ser uma maneira divertida de estudar o idioma. Ela nos ajuda a melhorar o vocabulário e a gramática, a aprimorar nossa ortografia e a desenvolver habilidades linguísticas de leitura, escrita, fala e escuta por meio de suas melodias e letras envolventes.

É hora de colocar os livros de lado por enquanto e soltar o som. Confira essas 5 dicas infalíveis que te ajudarão a aprender o idioma rapidinho!

1. Aprender inglês ouvindo música

Você não precisa ir longe para escolher qual música ouvir. A dica é começar com as músicas internacionais que você já escuta. Escolha alguns de seus artistas favoritos e ouça suas músicas em inglês repetidas vezes. Muitas delas nos emocionam e criam um ambiente propício para o aprendizado eficaz, estabelecendo um vínculo entre a letra e nossos sentimentos. Assim, você vai se acostumando a ouvir a língua e não só os ritmos e as melodias, treinando e melhorando o listening.

2. Decifre o que está por trás das letras

Além de prestar bastante atenção ao ouvir, outra maneira de aprender inglês ouvindo música é traduzir as letras. Procure-as na internet sem a tradução e acompanhe enquanto escuta. Provavelmente, haverá palavras que você ainda não conhece, então use o dicionário e ferramentas online de tradução e comece a decifrar, você mesmo, o que fala a canção. Isso resultará num grande aprimoramento do seu vocabulário, do reading e também do writing, sem contar que você não vai mais ficar cantando a música no chuveiro sem entender o significado.

3. Quem canta, seus males espanta

Outra dica infalível é brincar de karaokê. Ele não é apenas uma ótima maneira de fingir que você é uma estrela musical, mas também uma forma de praticar o speaking: o ritmo naturalmente leva a melhor pronúncia, melhor entonação e melhor fluência. Depois de um tempo, você vai perceber que está começando a memorizar a letra, então estará pronto para dar o próximo grande salto: cantar a música sem olhar a letra.

4. Seja o compositor do seu conhecimento

Se você toca um instrumento musical ou mesmo apenas gosta de cantar, por que não escrever a sua própria canção em inglês? Não se preocupe muito em cometer erros de gramática. As letras de músicas são muito parecidas com poemas e, assim, muito flexíveis. Esse é um ótimo exercício, pois, fazendo isso, você mostra seu lado criativo, melhora a escrita e ainda estimula a memória a buscar palavras e seus significados e colocá-las em contexto, fixando-as ainda mais.

5. Pratique bastante

Não adianta você seguir essas dicas uma vez ou outra e achar que vai se tornar o expert do inglês. Fazer disso um hábito constante é fundamental para aprender o idioma. Você deve repetir essas dicas que demos aqui várias e várias vezes. Lembre-se de que tudo nessa vida é prática e, assim, quando menos esperar, estará craque!

Se você quer aprender inglês para aquela viagem especial, conversar com os amigos ou até entrar no mercado de trabalho, aperte o play! Com a música, você se sente relaxado e conectado para aprender qualquer idioma, indo além das letras e mergulhando de cabeça na cultura de um povo e no aprendizado de maneira mais divertida.

E aí, gostou dessas dicas de como aprender inglês ouvindo música? Não deixe de comentar abaixo quais outras dica você considera infalíveis e aproveite para sugerir aquela canção que não sai da sua cabeça!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.