Se o mercado de trabalho já era concorrido antes da crise econômica, atualmente as empresas estão fazendo apenas contratações estratégicas e pontuais. E para ter chances reais no sonhado emprego, um candidato precisa não apenas preencher os pré-requisitos. O candidato precisa saber o que as empresas buscam.
Além de habilidades técnicas e comportamentais, o novo profissional em busca de uma oportunidade de trabalho deve também demonstrar que é antenado e possui forte capacidade de adaptação.
Quer saber mais um pouco desta mistura perfeita de conhecimentos e atitudes que as empresas estão procurando? Então continue lendo e comece a se preparar!
Afinal, o que as empresas buscam em um novo profissional?
Capacidade de cativar a equipe
Um pensamento limitado atribui a tarefa de incentivo aos líderes de uma equipe, mas a verdade é que todo profissional pode engajar e cativar os colegas, inclusive o próprio gestor.
Para isso, o profissional deve demonstrar paixão pelo que faz. Deve comemorar os resultados e encarar os desafios que receber, isso o torna envolvente. Este perfil profissional é o que as empresas buscam, por saber que ele fará a diferença não só em sua função, mas na motivação de toda a equipe.
Profissional comprometido
Existe uma diferença entre ser comprometido e ser leal. O profissional comprometido com a empresa, zela pela eficiência e o resultado final de seu trabalho, mesmo que em determinado momento ele deixe de integrar a equipe.
O profissional leal defende com unhas e dentes a empresa que trabalha, sente muito orgulho e tem como meta pessoal se aposentar na instituição. Mas esse firme propósito nem sempre o desafia a fazer mais e melhor, e isso é visto negativamente pelas empresas como comodismo.
Ótima comunicação
Hoje em dia, é preciso ser mais do que bom na hora de se comunicar, é preciso ser ótimo!
Existem diversos canais e formatos de comunicação. Além disso, a conectividade do mundo exige habilidades linguísticas avançadas e atestadas por certificados de proficiência, como o TOEIC, e o profissional deve passear por esses canais com naturalidade.
Isso porque o mundo dos negócios gira em torno da comunicação e, além de saber transmitir informações precisas para outros setores da empresa, o profissional deve comunicar com o mercado que atua, muitas vezes sendo fundamental o inglês fluente.
Equilíbrio emocional
A influência, positiva ou negativa, do estado emocional é facilmente percebida no ambiente de trabalho, e como o mundo dos negócios é muito concorrido, sempre haverá pressão para melhores desempenhos.
O novo profissional deve saber canalizar essa pressão e direcioná-la positivamente, assim como separar os ambientes profissional e pessoal.
Pensamento inovador
A famosa atitude de “pensar fora da caixa” não é mais um diferencial, mas um pré-requisito para as empresas. Até em áreas extremamente regulamentadas e com procedimentos rígidos, um pensamento inovador permite estudar melhorias de performance.
Aplicar conhecimentos externos que podem agregar valor ao negócio, muitas vezes aprendidos em intercâmbios e oficinas de conhecimento, é uma forma de manter a empresa à frente da concorrência local e se conectar com mercados internacionais.
O que as empresas esperam do currículo?
No currículo do profissional, além do registro de cursos e certificados, a empresa busca informações sobre a personalidade do profissional em relação ao seu trabalho. Além disso, procuram identificar, também, a vontade de se desenvolver constantemente.
A informação de empregos anteriores pode oferecer uma boa ideia sobre o comprometimento do profissional com seus resultados e sua capacidade de liderança, caso ele tenha sido promovido a algum cargo gerencial e tenha permanecido nele por um bom período, por exemplo.
Além disso, cursos em desenvolvimento são vistos de forma positiva, pois além de mostrar que o profissional em breve terá o conhecimento de outra língua, certificado ou diploma, também confirma que ele está com constante desenvolvimento e em busca da sua melhoria contínua.
Depois de saber o que as empresas buscam, é preciso fazer outra reflexão: o que você busca no seu próximo emprego? Esta resposta é igualmente importante como a primeira, pois se você não se realizar profissionalmente na empresa, a experiência poderá ser improdutiva para todos.
E aí, gostou das dicas? Para mais dicas como essas acompanhe a My Target Idiomas no Facebook.