Conheça as competências profissionais mais exigidas no mercado de trabalho

Conheça as competências profissionais mais exigidas no mercado de trabalho

Sabemos que alguns cargos exigem competências profissionais que não são necessárias em outros. Mas convenhamos: há certas características que fazem toda a diferença, independentemente da área de atuação. Por isso, elas são desejadas pelas pessoas que estão em busca de novos talentos.

Listamos 6 das competências mais exigidas pelo mercado, além de falar sobre a sua importância e como você pode identificá-las e desenvolvê-las em prol do seu crescimento profissional. Confira:

Resiliência

Uma coisa é fato: todo mundo comete erros. Isso não é um defeito, mas sim parte da natureza humana. A maneira como os erros são encarados, no entanto, faz toda a diferença dentro do âmbito profissional.

Se você é uma daquelas pessoas que passa tempo demais pensando em como e por que o erro foi cometido e de quem é a culpa, pare por aí. O mercado de trabalho busca alguém que foque na solução e aprenda com as suas falhas, e não alguém que se importe demais em justificá-las. Isso é ser resiliente.

Foco em resultados

Mais do que executar as suas tarefas impecavelmente, é essencial que você apresente resultados. Sejam de curto, médio ou longo prazo — dependendo do planejamento e da empresa —, ser capaz de focar em resultados é uma das competências mais valorizadas no âmbito organizacional.

Sendo assim, não se preocupe demais em como realizar pequenas tarefas, mas aonde elas vão te levar. Pergunte-se sempre: “quais são os resultados que eu vou obter?”. Assim você vai saber se está no caminho certo.

Espírito empreendedor

Cuidar da empresa como se fosse sua, buscar soluções quando tudo parece perdido, apresentar ideias que melhorem o dia a dia e facilitem processos… Enfim, fazer a diferença dentro da empresa: isso é ter espírito empreendedor, e essa é uma das competências profissionais bem apreciadas.

Se você não sente que possui essa característica, talvez seja hora de buscar um olhar diferente em relação ao seu próprio trabalho. Buscar leituras e palestras que tratem de empreendedorismo e visão de liderança também são ações válidas para ajudar a desenvolver essa competência.

Agilidade em tomadas de decisão

Para quem não está acostumado, qualquer tomada de decisão importante — característica que agrada às empresas — pode ser um pesadelo. Sendo assim, saia da sua zona de conforto e se arrisque a tomar decisões mais difíceis. Encarar esse desafio vai te ajudar a adquirir certa agilidade.

Empatia

Trabalhar em uma empresa significa lidar com pessoas, sejam elas gestores, clientes, fornecedores ou colegas de trabalho. Sendo assim, lidar bem as relações interpessoais é algo do qual não se pode fugir. Caso contrário, o clima na empresa fica comprometido.

Nesse sentido, ter alguma empatia é fundamental. Se você tem dificuldades com relações interpessoais, comece fazendo um exercício básico: ponha-se no lugar do outro em toda e qualquer situação. Isso te ajudará a desenvolver essa qualidade.

Autoconhecimento

Conhecer os seus pontos fracos e fortes é importante para te ajudar a entender os seus limites e as suas fontes de motivação. Quando se tem autoconhecimento, o seu trabalho fica mais compatível com o seu perfil comportamental, tornando o dia a dia mais leve, e os resultados, mais assertivos.

Sede de conhecimento

Essa não é bem uma competência profissional, mas também conta muitos pontos dentro do mercado de trabalho. Independentemente de sua área de atuação, buscar aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos específicos é fundamental para que você se torne mais competente e seguro das suas habilidades.

Buscar cursos complementares — como idiomas, informática e gestão de tempo — também agregam valor ao seu currículo e te tornam um profissional desejado pelas melhores empresas.

Agora que você conhece as competências profissionais mais visadas pelas empresas, fica fácil se tornar um candidato dos sonhos para qualquer cargo, não é mesmo?

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e permitir que os seus amigos também tenham acesso a informações interessantes!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.