fbpx

Inglês para viagens: 5 dicas para não passar perrengues

Finalmente, aquela viagem internacional tão sonhada está chegando! A expectativa é tão grande que pode até atrapalhar o sono do viajante. Afinal, muita gente gostaria de conhecer outros países. Mas, um certo detalhe pode ser motivo de preocupação: o inglês para viagens.

O inglês é uma das línguas mais faladas em todo o mundo, mas, se você não o domina, saiba que aprender inglês para viagens não é um bicho de sete cabeças. Dedicando um pouquinho do seu tempo ao estudo de algumas palavras e frases prontas, já será possível sobreviver em terras de língua inglesa. Para facilitar a sua vida, reunimos cinco dicas que vão funcionar como guias nesse processo.

1- Seja educado

Antes de viajar para algum país, cai bem estudar aquelas palavras e expressões bem básicas que mostram que você é uma pessoa educada: aprenda a dar bom dia (“Good morning”), a pedir licença (“Excuse me”), a pedir por favor (“Please”), a agradecer (“Thank you”), a se desculpar (“Sorry”), a perguntar como vai (“How are you?”), a dizer muito prazer ao conhecer alguém (“Nice to meet you”) etc. Usando essas palavras “mágicas”, você gera uma aproximação com o nativo e, mesmo que ele não o compreenda, ficará mais inclinado a ajudar.

2 – Atenção à Imigração

Quando fazemos uma viagem internacional, obrigatoriamente, temos que passar pela Imigração. O agente vai fazer algumas perguntas em inglês e, quanto mais desenvoltura você tiver nas respostas, menos chances terá de ser barrado. Pesquise bastante sobre quais os tópicos mais comuns e ensaie suas respostas. Normalmente, as perguntas básicas são:

Qual o motivo da viagem? (“What is the purpose of your visit?”)

Quantos dias você ficará no país? (“How long are you staying?”)

Onde você se hospedará? (“Where are you staying?”)

Quanto dinheiro em espécie você está trazendo? (“How much money in cash are you bringing with you?”)

3 – Mova-se com tranquilidade

Faça uma apuração sobre os meios de transporte que você utilizará até o seu destino e durante sua estadia, como avião, metrô, ônibus ou trem. Aprenda os termos que podem ajudá-lo a se localizar nas estações e nos aeroportos, como direita (right), esquerda (left), saída (exit), embarque (boarding), cartão de embarque (boarding pass), portão (gate), estação de trem (railway station), metrô (subway/underground), “cuidado com o vão” (mind the gap), etc. Aprenda perguntas úteis, como:

“Quanto custa a passagem?” (How much is the ticket?)

“Onde eu posso pegar um táxi?” (Where can I get a taxi/cab?)

4 – Não passe fome

Algumas expressões podem ajudá-lo a não comer somente fast food. Nos restaurantes, pergunte a recomendação do garçom (“Would you recommend something to eat, please?”). Olhe com atenção o cardápio  possivelmente, você reconhecerá alguns pratos. Para pedir a conta, use: “Can we have, the check, please?” (Podemos ter a conta, por favor?). Não esqueça a gorjeta: “Please, keep the change” (Obrigado. Fique com o troco).

5 – Esteja sempre preparado com o inglês para viagens

As viagens são feitas para serem inesquecíveis, mas incidentes podem ocorrer. Tenha sempre à mão números de telefone úteis, como o do Itamaraty, da polícia, dos bombeiros, etc. Anote também frases como “Com quem estou falando?” (Who am I speaking to?) e “Você poderia repetir mais devagar, por favor?” (“Could you repeat that slowly, please?”).

Em pouco tempo, é possível garimpar e estudar essas dicas. Quanto melhor você se preparar, melhor será o seu “inglês para viagens”. Quando retornar, você perceberá a importância do idioma para a vida das pessoas e para a comunicação global, e certamente ficará tentado a dominar a língua inglesa.

E você? Tem alguma outra dica de inglês para viagens? Compartilhe conosco nos comentários!

guia completo de intercambio

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades