fbpx

Como falar inglês fluente? Saiba como realizar este sonho!

Todos querem saber como falar inglês fluente. Ter fluência em inglês vem sendo cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho. Dificilmente você encontrará uma oportunidade de emprego, com chances de ter uma carreira de sucesso, em que a língua não seja solicitada pelo menos em um nível intermediário.

Além disso, grandes empresas exigem, sem abrir exceções, a fluência no idioma. Com a globalização, nos aproximamos do restante do mundo — e saber conversar em mais de uma língua se tornou essencial.

Aprender uma nova forma de se expressar vai abrir muitas portas para a informação e, com o inglês, você pode se comunicar com estrangeiros, conhecer outras culturas e ainda acessar materiais disponíveis na internet.

Para aprimorar suas habilidades em falar o idioma, é preciso esforço e dedicação, mas também investimento em formas mais criativas e interativas de aprendizagem.

Muitas escolas estão mais preocupadas com o ensino de gramática e pecam quanto ao que realmente importa na hora da prática da língua. Uma pessoa pode conhecer muitas palavras, verbos e regras gramaticais, porém, se ela não souber usá-las na hora de conversar, não há vantagens nesse saber.

Para aprender um segundo idioma, o processo não precisa ser muito diferente daquele pelo qual passamos para nos familiarizar com nossa língua materna, pois são as experiências e as vivências com a nova linguagem que vão aumentar nossas chances de adquirirmos fluência nele.

Ficou curioso para saber como falar inglês fluente? Continue a leitura e saiba mais!

Procure materiais e escolas qualificados

Utilize bons livros e áudios e procure instituições qualificadas para aprender inglês. Acessar informação de qualidade lhe dará uma boa base para desenvolver e adquirir fluência no idioma.

Valorize cursos que buscam estimular os alunos a conversar na nova língua e utilizam materiais convidativos e de fácil compreensão. É de extrema importância conhecer bem as ferramentas de estudo da instituição que você escolher.

Identifique se a escola preza pela qualidade e busca por um equilíbrio entre o ensino mais burocrático e o mais lúdico. Veja se o material propõe atividades de vivência e experimentação da língua inglesa.

Pratique diariamente

O treino diário é fundamental para aprimorar suas habilidades. Você pode se dedicar, por exemplo, 20 minutos por dia, treinando a pronúncia, falando com o espelho, buscando aprender palavras novas e tentando aplicá-las em frases, para memorizar bem, você pode aprender inglês até mesmo cozinhando.

Pratique os exercícios dos livros e experimente até mesmo ler em voz alta. Ao falar, você tem de ter desenvoltura e rapidez com o idioma para conseguir fazer o pensamento preceder a palavra.

Tente criar frases inteiras na sua mente e, a partir dos elementos utilizados nessas frases, crie novas sentenças. Exercite desde cedo a habilidade de raciocinar em inglês, pois esse é um passo essencial para adquirir a fluência no idioma.

Exercite o pensamento no idioma

Pensar em inglês pode ser uma ótima estratégia para te tornar mais familiarizado com o idioma e melhorar sua fluência. Isso porque você se acostumará com as palavras da língua e evitará traduções para produzir frases.

A tradução pode tornar seu aprendizado mais lento e até mesmo incorreto, já que em português a ordem das palavras em um período é diferente.

Não existe uma fórmula para que você comece a pensar em inglês, infelizmente! Mas há diversos meios de estimular o cérebro a fazer isso, portanto, essa é uma prática que vai levar tempo e exigir paciência e dedicação.

A prática, como já sabemos, é um caminho para a fluência de um idioma. É só pensarmos em como aprendemos a nossa língua materna, vivenciando e praticando a partir do que ouvimos e vemos.

É essencial que você esteja envolvido com o idioma no seu dia a dia para que esse processo possa gerar bons frutos.

Tenha contato constante com a língua

Se o idioma entrar na sua rotina, vai ficar muito mais fácil adquirir fluência nele. Experimente colocar seu celular, seu computador e suas redes sociais em inglês.

Escreva frases em pequenos papéis e distribua pela casa. Coloque perto de sua escova de dentes, por exemplo, um bilhetinho com os dizeres: “I need to brush my teeth, this is my toothbrush” (eu preciso escovar meus dentes, essa é a minha escova de dentes).

Ações básicas do seu dia a dia podem ajudar na construção de frases gramaticalmente corretas, por isso não use palavras isoladas.

Procure ler livros ou quadrinhos que tratem de temas que te interessem. Os quadrinhos, geralmente, contam histórias bem conhecidas por diferentes públicos, o que vai ajudar muito, já que saber o contexto da história é um passo para fluir melhor a leitura.

Além disso, a leitura vai enriquecer seu vocabulário e te ajudar a conhecer melhor as estruturas das frases. Aos poucos, você ficará mais familiarizado com as diferentes culturas que envolvem a língua inglesa e, com isso, vai aprimorar suas habilidades.

informações inglês

Assista a programas com áudio e legenda em inglês

Filmes e séries são boas opções para polir seus aprendizados na língua. Opte sempre pelo áudio em inglês, pois assim você vai exercitar a escuta e conhecer expressões populares do idioma.

Para acompanhar, a legenda também em inglês vai facilitar o reconhecimento de palavras e a descoberta de vocabulários que você ainda não conheça.

Se você está iniciando seu aprendizado, pode assistir aos materiais em inglês com as legendas em português e, aos poucos, ir se adaptando e colocando-as em inglês. O ideal é evitar misturar as duas línguas: se precisar, pare a cena, volte e tente entender pelo contexto.

Pode ser uma série americana, um filme interessante ou um TED, por exemplo. O mais importante é ter a experiência de ouvir e, assim, poder se habituar à língua estrangeira.

Use tecnologias em benefício do aprendizado

O contato com tecnologias é um fator que ajuda cada vez mais quando o assunto é aquisição de fluência em uma língua. Existem alguns aplicativos que podem colaborar na hora de aprender inglês, e muitos deles são gratuitos, podendo ser instalados no seu celular.

Entre os mais usados estão o Duolingo, o Hello English e o Lingualeo. Cada um, com suas especificidades, oferece a oportunidade de ter mais uma forma de ficar em contato com a língua no dia a dia.

Além dos aplicativos, também há a opção de aprender ouvindo podcasts. Sucesso principalmente entre os jovens estudantes, essa é uma ferramenta que pode ser usada de várias formas. São inúmeros professores e especialistas em ensino de língua inglesa que fornecem áudios.

Espalhados pelas redes, os podcasts podem ser baixados para ouvir onde e na hora que você quiser.

Não são poucos os benefícios das tecnologias para quem quer ser fluente em inglês, e o aprendizado por meio de jogos também se destaca. Muitos alunos que começam a estudar o idioma testemunham já saber algo por jogarem videogame ou jogos online na língua.

Assim como os filmes e as séries, os jogos ajudam quanto ao vocabulário e você se diverte aprendendo uma nova língua.

Aprenda como falar inglês fluente conversando sem medo de errar

Não tenha medo de cometer erros ao falar em inglês. Eles fazem parte do processo e mostram que você está tentando conhecer a lógica do idioma.

Quando estamos aprendendo a falar, é comum errar conjugações, pronúncias, vocabulários e ficar um pouco ansioso. Mas não deixe que essas dificuldades te impeçam de se comunicar.

Algumas dicas para superar essa barreira podem ser aplicadas de forma bem fácil. Crie algumas histórias sobre você e conte-as em inglês. Depois, aprenda frases que são essenciais no dia a dia, como os cumprimentos e as expressões corriqueiras.

Com o tempo de prática, você perceberá que a conversação ficará mais fácil e que você progrediu no idioma.

Experimente um encontro semanal falando apenas no novo idioma

Escolha uma pessoa de confiança, com um inglês mais avançado, para ter um momento de lazer em que conversem apenas no idioma. Quem quer se aprimorar e ter fluência na língua precisa ser paciente e saber que, apesar de ser um momento de descontração, o objetivo de como falar inglês fluente também se torna momento de aprendizado.

Se essa pessoa morar na mesma casa que você, melhor ainda. Então incentive seus irmãos e parentes a estudarem com você!

Procure fazer com que esses momentos aconteçam regularmente e opte por programas simples, como um almoço, um café ou ir a alguma praça. Caso não seja possível marcar com um colega ou você não tenha alguém em casa, busque uma escola que preze por esse tipo de interação.

Agora você já sabe como falar inglês fluente, não é mesmo? Esse é um aprendizado que envolve muito esforço, dedicação e o uso de estratégias interativas para aprimorar suas habilidades.

Buscar falar sem medo de errar, ter contato com o idioma e assistir a programas com áudio e legenda em inglês são ótimas maneiras de se familiarizar mais com a segunda língua. Praticar a aplicação de palavras novas e buscar material qualificado também é muito importante para seu aprendizado.

E programar encontros para treinar com uma conversação natural do idioma é fundamental para que você fale em inglês com mais desenvoltura e facilidade. Além disso, cada vez mais as ferramentas tecnológicas colaboram para o aprendizado de idiomas, tornando o acesso a uma nova língua mais fácil e rápido.

Gostou das nossas dicas sobre como falar inglês fluente? Então, para mais conteúdos como esse, acompanhe a My Target Idiomas no Facebook.

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades