fbpx

Como criar um plano de carreira

Para alcançar o sucesso nos negócios, uma empresa precisa de colaboradores engajados, que estão comprometidos com os bons resultados da empresa. Por isso, é fundamental criar estratégias para mantê-los motivados, trabalhar a retenção de talentos na organização e saber como aumentar a produtividade dos profissionais através de um bom plano de carreira.

 

Nesse caso, um dos principais passos é desenvolver um plano de carreira eficiente. Não sabe o que é isso? Quer saber como criar um para a sua empresa? Então, continue a leitura do artigo de hoje!

Entendendo o que é um plano de carreira

O plano de carreira nada mais é que um mapa para os colaboradores. É nele que será organizado e planejado qual é o caminho profissional de cada pessoa dentro da organização, levando em consideração os desejos e necessidades dos colaboradores e da empresa.

 

Um plano de carreira pode apresentar vários propósitos diferentes. Alguns deles podem ser:

  • aumento de salário;
  • promoção de cargos;
  • experiência no exterior;
  • adquirir novas habilidades e conhecimentos;
  • transferência de setor.

 

Com esse planejamento estruturado, os colaboradores se tornam mais engajados com o trabalho e produtivos, pois se sentem valorizado dentro do ambiente profissional. Isso gera melhores resultados para o setor de Recursos Humanos e, consequentemente, para a empresa como um todo!

[rock-convert-cta id=”10878″]

Desenvolvendo um plano de carreira

Agora que você já entendeu o que é um plano de carreira e qual a sua importância para o dia a dia da organização, veja as dicas que preparamos para você criá-lo em sua empresa!

1- Conheça os colaboradores

Inicialmente, é importante que você conheça os seus colaboradores, quem são eles, o que eles desejam para a vida profissional, como eles reagem às situações.  

 

Fazer testes de perfil comportamental pode te ajudar muito nessa parte. Eles irão mostrar quais são as tendências comportamentais e as competências de cada colaborador. Aplicar pesquisas de clima organizacional também é uma boa opção, para você conseguir entender quais são as expectativas dos profissionais.

 

Dessa forma, você irá conhecer bem cada um deles e conseguir montar o plano de carreira ideal!

2- Defina objetivos

Um ponto fundamental para você fazer um plano de carreira realmente eficiente é definir quais são os seus objetivos. Por que você está traçando o plano? O que você espera alcançar com ele? Enfim, como ele fará a sua empresa ter melhores resultados?

 

Para isso, você precisa, além de conhecer os seus colaboradores, saber quais são as metas da empresa. Assim, você consegue alinhar as necessidades de ambos os lados para construir um plano que leva os profissionais a se desenvolverem e a empresa a alcançar os resultados esperados.

3- Crie estratégias

Com os objetivos definidos, é hora de elaborar as estratégias necessárias para ajudar o seu colaborador a seguir o plano de carreira.

 

Investir em treinamentos, apostar em feedbacks e desenvolver as lideranças da sua empresa podem ser boas estratégias para te ajudar a elaborar e cumprir o plano de carreira.  Defina um cronograma e saiba o que será necessário fazer para ajudar os colaboradores e assim mantê-los engajados nesse processo!

Esperamos ter te ajudado a saber como desenvolver um plano de carreira.  E aproveitando que nós falamos sobre treinamento, e RH que tal aprender um pouco mais sobre o vocabulário de inglês para RH? Baixe o e-book e aprenda muito!

guia expressões em inglês para RH 

Como é a metodologia My Target para crianças?

Dominar pelo menos mais um idioma já é visto como uma necessidade básica para muitas pessoas. Quanto mais cedo esse processo de aprendizado começar, mais fácil ele tende a ser. Por isso, vamos falar aqui sobre a metodologia My Target para crianças.

No Brasil, as duas opções mais comuns de língua estrangeira são o inglês e o espanhol, que estão presentes nas escolas e são requisitadas pelo mercado de trabalho. Fora isso, a grande questão para muitos pais é escolher a metodologia ideal para seus filhos aprenderem.

Confira este texto para conhecer os diferenciais da metodologia My Target para crianças e se informar sobre o assunto!

Como funciona a metodologia da My Target?

A My Target Idiomas se preocupa primeiramente em analisar as capacidades de cada aluno. A partir dos 4 anos, qualquer pessoa já pode começar as aulas, mesmo que ainda não saiba ler ou escrever.

Com essas crianças que ainda não são alfabetizadas, trabalhamos muito com imagens, músicas e táticas como a gamificação. Dessa forma, elas conseguem entender de uma maneira mais lúdica o que é aquele conteúdo, recebendo estímulos sonoros e visuais.

Sem contar que o idioma é bastante explorado em sala de aula pelos professores, que não têm o hábito de falar português ou de ceder a qualquer pedido em outra língua — o que ajuda na aquisição mais rápida da fluência.

Além disso, procuramos valorizar as boas atitudes e reforçar aquilo que ficou deficiente — o que definimos como metodologia comunicativa e positiva. Para tanto, o diálogo é a base da nossa comunicação.

Esse relacionamento próximo e o estímulo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais (liderança, respeito, responsabilidade, empatia, comprometimento etc.) são as características mais marcantes da metodologia My Target, seja para ensinar crianças ou adultos.

[rock-convert-cta id=”10878″]

Quais técnicas são usadas na metodologia My Target?

Para que a criança seja sempre envolvida naquele ambiente de aprendizagem, utilizamos técnicas que trazem o novo idioma para o seu mundo e também técnicas que sirvam de motivação para que elas cumpram seus deveres.

Um desses recursos é a cartela de estrelas. Nesse caso, cada aluno tem a sua própria cartela e ganha uma estrela todas as vezes que realizar bem uma tarefa — como se estivesse acumulando pontos.

Seguindo a mesma ideia, temos o brag bracelet, que é um bracelete simples de papel que representa um elogio ou reforço positivo. Logo, se a criança se saiu bem em uma atividade ou ajudou o seu colega (como era esperado), ela ganha um bracelete como recompensa por isso.

Já a gamificação e o uso das tecnologias servem para deixar o conteúdo da língua mais divertido e próximo da criança. O jogo da memória e as músicas, por exemplo, facilitam o aprendizado pelo processo de repetição (que ajuda a memorizar aquela nova informação).

Como é feita a estimulação das crianças durante as aulas?

Nosso intuito é sempre oferecer feedback positivo para os alunos, principalmente para que eles entendam quais são os seus pontos fortes e o que pode ser melhorado. Quando a criança fala algo correto em outra língua, dizemos que a sua pronúncia é muito boa e que ela é muito comunicativa (ao invés de simplesmente dizer que ela falou certo).

Os brag bracelets e as cartelas de estrelas são outras duas técnicas que exemplificam a tentativa de motivar as crianças a todo momento. Na verdade, a intenção não é criar nenhum tipo de competição entre os colegas, mas fazer com que cada um queira acumular esses méritos por conta própria — e o melhor de tudo é perceber, na prática, que isso realmente acontece.

Para completar, nosso material didático é pensado e feito para o público que ele visa atender. Então, cada idade tem um livro com um tema diferente, que seja mais agradável para aquela faixa etária. Existem ainda os CDs-Rom que apresentam outras atividades, além da possibilidade de acessar pela internet as atividades online com conteúdos mais interativos.

guia inglês para crianças

Qual é o diferencial na metodologia My Target para crianças?

O grande diferencial da My Target é pensar no desenvolvimento do aluno por completo, considerando não só a questão da língua, mas suas habilidades comportamentais.

Sabemos que as competências necessárias para o mercado de trabalho hoje em dia são mais abrangentes, pois o lado comportamental é tão valorizado quanto os conhecimentos técnicos.

Sendo assim, tentamos estimular as crianças a adquirirem essas competências de forma saudável e natural. Para que a cartela de cada uma delas fique bonita e cheia de estrelas, é preciso que elas façam coisas como:

  • ajudar a manter o espaço comum bem organizado;
  • compartilhar as ferramentas dentro da sala de aula;
  • ter comprometimento com as tarefas e atividades;
  • conviver bem com os colegas, respeitando as individualidades de cada um;
  • obedecer às regras comuns;
  • auxiliar os colegas quando for necessário;
  • pedir desculpas se fizer algo errado etc.

Nesse contexto, a liderança é outro aspecto que buscamos valorizar, de forma que a criança sinta desde cedo a importância de ser proativa, responsável, comunicativa e de conseguir monitorar o desempenho da atividade daquele dia.

Diante disso, reservamos alguns projetos e concedemos a liderança deles para um dos alunos, que vira monitor por um dia. Assim, eles ficam orgulhosos de receberem a confiança de um papel tão importante e passam a ocupar uma função mais ativa na sala de aula (saindo da posição passiva tradicional).

Acreditamos que tudo isso contribui para a formação de profissionais mais completos e também de seres humanos melhores, que têm uma boa noção das suas responsabilidades e conseguem viver bem em sociedade.

Considerando que poucas escolas se comprometem a estimular esse tipo de habilidade, é um grande benefício para os pais poderem contar com a ajuda da escola de idiomas nesse sentido — independentemente de o filho ter 4 ou 15 anos.

Inclusive, para os mais velhos (a partir de 10 anos aproximadamente), nós usamos como referência os conteúdos de outras disciplinas para reforçar o idioma. Assuntos de Matemática, Química, Biologia e outros são explorados para conciliar todo o universo de estudos em que eles estão inseridos no dia a dia.

O propósito da metodologia My Target para crianças, jovens ou adultos é proporcionar um ensino personalizado, original e autêntico. Para isso, acreditamos em pilares como a comunicação positiva e o desenvolvimento de habilidades comportamentais.

Ficou interessado em saber mais sobre a nossa escola? Não perca tempo e entre já em contato conosco! Venha conhecer melhor as nossas oportunidades de cursos!

guia completo de intercâmbio

Inglês no hotel: conheça as frases essenciais

Viajar para outro país é uma experiência e tanto para o estudante de idiomas estrangeiros, como é o caso do inglês. Estar em um ambiente real e com falantes nativos significa sair completamente da zona de conforto e ter de usar o idioma de todo o jeito. Falar inglês no hotel, por exemplo, é essencial para que você faça o check-in, saiba os horários do café da manhã e possa se comunicar com os funcionários.

Então, não se esqueça de utilizar aquelas palavras mágicas que funcionam em qualquer idioma: thank you (obrigado/a), you’re welcome (de nada), good morning (bom dia), good evening (boa noite, quando está chegando ao local), good night (boa noite, quando está deixando o local) e sorry (desculpe), entre outras.

Agora, vamos nos concentrar nas situações mais comuns em hotéis e nas frases que você provavelmente vai falar quando estiver nesse ambiente. É claro que as variáveis são muitas, mas, em geral, funcionários de hotel são treinados para manter um mesmo padrão de atendimento, ou seja, as pessoas são atendidas de modo parecido. Continue a leitura e conheça as frases que não podem faltar no seu vocabulário!

Frases para fazer check-in e check-out

Então, se você fez reserva e já tem um quarto à sua espera, as opções são:

Hello, I have a reservation — Olá, tenho uma reserva.

I would like to check-in, please — Gostaria de fazer o check-in, por favor.

Para fazer o check-out, você pode solicitar o encerramento da conta (o check-out) ou apenas dizer que está indo embora. Não tenha medo, pois a pessoa da recepção vai entender. Veja:

I’m leaving — Estou indo embora.

I’m leaving right now — Estou indo embora agora.

I’m leaving tomorrow — Vou embora amanhã.

I would like to check-out, please — Gostaria de fazer o check-out, por favor.

Não deixe de agradecer pela estadia! Basta dizer:

I had a great stay, thank you! — Tive uma ótima estadia, obrigado/a!

Frase para se informar sobre o café-da-manhã

O café da manhã costuma ser a única refeição que os hotéis oferecem. Além disso, ele acontece dentro de um horário específico, como você sabe. Para garantir que você não perca o horário, convém perguntar a um funcionário do hotel a que horas a refeição é servida.

What time is breakfast served? — A que horas o café da manhã é servido?

Frases para avisar que está saindo ou está chegando para falar inglês no hotel

Se você vai passar mais de uma noite no hotel, pode ser que precise avisar que está de saída ou de chegada, entregar as chaves, essas coisas. Algumas frases que podem ajudá-lo a avisar o/a recepcionista:

I’m leaving. Here is my key. — Estou de saída. Aqui está minha chave.

I will come back later — Voltarei mais tarde.

Hi, could you please keep my keys? — Oi, você poderia guardar minhas chaves, por favor?

Caso precise de um táxi, pode dizer:

Could you call a taxi for me, please? — Você poderia chamar um táxi para mim, por favor?

Agora, você está preparado para acertar em cheio no inglês no hotel e se sentir mais confortável durante sua estadia. Aproveite sua viagem sem medo de arriscar no idioma local!

Para aumentar ainda mais seu vocabulário, confira também nossa lista com 8 maneiras de oferecer ajuda em inglês!

guia completo de intercâmbio

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades