Aprenda agora como perder o medo de falar inglês

Aprenda agora como perder o medo de falar inglês

Você tem medo de falar inglês? Fica com receio de que dê um branco total no meio de uma conversa? Calma! Você não está sozinho. Muitas pessoas travam na hora de falar inglês, até mesmo quem já estuda a língua por algum tempo.

São diversos os motivos para isso, entre os mais comuns estão a vergonha, o medo de errar e/ou das outras pessoas rirem. Contudo falar inglês pode ser algo mais natural do que você pensa e um dos primeiros passos para tal é deixar de lado esse medo. Como fazer isso?

Em primeiro lugar, entenda que perder o medo de falar inglês faz parte do processo de aprendizagem da língua. Quando você não está acostumado em ouvir ou falar diariamente uma outra língua é comum a dificuldade, principalmente, nos momentos em que o seu uso se faz realmente necessário.

Pensando nisso, vamos listar algumas dicas para você barrar de vez o medo de falar o idioma mais usado pelo mundo afora. Confira!

Treine e leia muito

Comece lendo tudo em voz alta — textos, frases, cartazes na rua, letras de músicas, etc —, assim, você treinará a sua pronúncia e acostumará com o som das palavras. Além do mais, dessa maneira, você acabará memorizando as palavras e o jeito de pronunciá-las.

Sempre que for possível, grave você falando e depois ouça. Assim, você vai se acostumando com a sua voz em outro idioma e também pode fazer uma autocorreção. Ah, não se esqueça de pedir para alguém, mais experiente com a língua, ouvir e conferir se está tudo correto.

Pense em inglês

Quando você está naquela fila chata do banco que não sai do lugar, não perca tempo, comece a descrever em sua mente (em inglês, é claro) as roupas das pessoas, por exemplo. No caminho para a casa, você pode treinar durante todo o trajeto, aproveitando para aprender as direções e por aí vai.

O tempo todo estamos pensando em algo, principalmente, quando não estamos falando. Então aproveite esses momentos para pensar em inglês. Crie diálogos em sua mente e aproveite as ações das pessoas ao seu redor para descrevê-las.

Assista a filmes e séries

Mesmo quando você não tem contato diário com pessoas que possuam o inglês como língua materna, existem outras possibilidades de criar essa aproximação. Entre elas estão os filmes e séries.

Para entender melhor como se pronuncia cada palavra, é necessário prestar atenção em como elas são faladas pelos personagens das telinhas. Além disso, com filmes e séries, você também terá contato com expressões e gírias que deixam o seu falar mais natural.

Domine as expressões de sobrevivência

Você não precisa ser fluente para começar uma conversa em inglês, já que esse domínio do idioma vem com o tempo. Até lá, separamos algumas expressões que são comuns e essenciais para momentos específicos, entre elas:

  • para cumprimentar alguém: Hello! How are you? (Olá, como vai?);
  • para pedir algo: May I ask you a question? (Posso fazer uma pergunta para você?);
  • para elogiar: Good job! (Bom trabalho!) / You look great! (Você está bonito!);
  • para parabenizar: Congratulations on your birthday (Parabéns pelo seu aniversário);
  • para usar no aeroporto: Where can I make my check in? (Onde posso fazer meu Check-in?).

Arrisque-se

Você pode acabar travando porque não compreendeu bem o que outra pessoa disse. Por isso, também é importante trabalhar a questão da compreensão, pois a comunicação poderá se dar com mais fluidez. Além disso, para perder o medo de falar inglês, você precisa aproveitar todas as oportunidades de colocar o idioma em prática.

Enfim, para que todas as outras dicas sejam efetivas, você precisa se arriscar. Até mesmo quem já tem anos de curso de inglês corre o risco de sofrer o apagão na hora de falar. Portanto, o mais importante é buscar falar e aprender com os erros, que são comuns e normais de acontecer.

Quase todo mundo já passou pelo branco na hora de falar inglês ou precisou da língua em um momento importante, mas travou por medo, não é mesmo? Já teve alguma experiência assim? Conte para a gente, nos comentários, a sua história!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.