fbpx

Como criar um plano de carreira

Para alcançar o sucesso nos negócios, uma empresa precisa de colaboradores engajados, que estão comprometidos com os bons resultados da empresa. Por isso, é fundamental criar estratégias para mantê-los motivados, trabalhar a retenção de talentos na organização e saber como aumentar a produtividade dos profissionais através de um bom plano de carreira.

 

Nesse caso, um dos principais passos é desenvolver um plano de carreira eficiente. Não sabe o que é isso? Quer saber como criar um para a sua empresa? Então, continue a leitura do artigo de hoje!

Entendendo o que é um plano de carreira

O plano de carreira nada mais é que um mapa para os colaboradores. É nele que será organizado e planejado qual é o caminho profissional de cada pessoa dentro da organização, levando em consideração os desejos e necessidades dos colaboradores e da empresa.

 

Um plano de carreira pode apresentar vários propósitos diferentes. Alguns deles podem ser:

  • aumento de salário;
  • promoção de cargos;
  • experiência no exterior;
  • adquirir novas habilidades e conhecimentos;
  • transferência de setor.

 

Com esse planejamento estruturado, os colaboradores se tornam mais engajados com o trabalho e produtivos, pois se sentem valorizado dentro do ambiente profissional. Isso gera melhores resultados para o setor de Recursos Humanos e, consequentemente, para a empresa como um todo!

[rock-convert-cta id=”10878″]

Desenvolvendo um plano de carreira

Agora que você já entendeu o que é um plano de carreira e qual a sua importância para o dia a dia da organização, veja as dicas que preparamos para você criá-lo em sua empresa!

1- Conheça os colaboradores

Inicialmente, é importante que você conheça os seus colaboradores, quem são eles, o que eles desejam para a vida profissional, como eles reagem às situações.  

 

Fazer testes de perfil comportamental pode te ajudar muito nessa parte. Eles irão mostrar quais são as tendências comportamentais e as competências de cada colaborador. Aplicar pesquisas de clima organizacional também é uma boa opção, para você conseguir entender quais são as expectativas dos profissionais.

 

Dessa forma, você irá conhecer bem cada um deles e conseguir montar o plano de carreira ideal!

2- Defina objetivos

Um ponto fundamental para você fazer um plano de carreira realmente eficiente é definir quais são os seus objetivos. Por que você está traçando o plano? O que você espera alcançar com ele? Enfim, como ele fará a sua empresa ter melhores resultados?

 

Para isso, você precisa, além de conhecer os seus colaboradores, saber quais são as metas da empresa. Assim, você consegue alinhar as necessidades de ambos os lados para construir um plano que leva os profissionais a se desenvolverem e a empresa a alcançar os resultados esperados.

3- Crie estratégias

Com os objetivos definidos, é hora de elaborar as estratégias necessárias para ajudar o seu colaborador a seguir o plano de carreira.

 

Investir em treinamentos, apostar em feedbacks e desenvolver as lideranças da sua empresa podem ser boas estratégias para te ajudar a elaborar e cumprir o plano de carreira.  Defina um cronograma e saiba o que será necessário fazer para ajudar os colaboradores e assim mantê-los engajados nesse processo!

Esperamos ter te ajudado a saber como desenvolver um plano de carreira.  E aproveitando que nós falamos sobre treinamento, e RH que tal aprender um pouco mais sobre o vocabulário de inglês para RH? Baixe o e-book e aprenda muito!

guia expressões em inglês para RH 

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades