Intercâmbio na My Target Idiomas

5 dicas para aumentar vocabulário em inglês de forma prática

5 dicas para aumentar vocabulário em inglês de forma prática

Dominar a língua inglesa não é mais considerado um diferencial em nosso currículo, mas sim uma necessidade do mundo globalizado em que vivemos. Por isso, para aumentar vocabulário em inglês, é fundamental agregarmos mais palavras ao nosso conhecimento e praticarmos a pronúncia constante dos novos termos em nosso cotidiano.

O principal objetivo de quem quer aprender um novo idioma é encontrar maneiras eficientes para aperfeiçoar e desenvolver o seu aprendizado, aprimorando progressivamente as competências nos processos de conversação, leitura e escrita.

A boa notícia é que existem diversas estratégias para aumentar vocabulário em inglês de forma prática. Continue a leitura e conheça 5 dicas importantes para que você possa memorizar e adquirir mais entendimento na língua inglesa!

1. Leia diariamente um texto diferente

Ler conteúdos de seu interesse é fundamental para despertar sua atenção e curiosidade. Quando estudamos aquilo com o qual temos mais identificação, nosso rendimento é maior, não é mesmo? Por isso, procure sempre ler textos e matérias que tenham afinidade com suas escolhas pessoais ou até mesmo com a sua profissão.

Além de desenvolvermos nosso vocabulário, essa prática é essencial para criarmos conexão com o conteúdo, pois os conhecimentos adquiridos serão assimilados com muito mais facilidade. Então, procure incluir em sua rotina a leitura de um texto novo sempre que possível! Assim, sua capacidade de compreensão ficará melhor a cada dia.

2. Utilize chats e aplicativos para treinar o idioma

Você sabia que a tecnologia é uma importante aliada para uma produtividade e eficiência maior de nosso aprendizado? Uma das maneiras mais práticas de otimizar o tempo e aumentar vocabulário em inglês é por meio de aplicativos específicos que realizam traduções de forma simples e rápida.

Outra dica é utilizar chats para treinar o idioma, aprimorar o seu inglês e ainda estabelecer contato com pessoas do mundo todo. Essas ferramentas são ótimos recursos de aprendizado devido a sua mobilidade, acessibilidade e conexão em tempo real.

3. Forme frases com novas palavras

Quando nos deparamos com novas palavras, o ideal é fazer um registro individual de cada uma delas. Tenha sempre a mão um caderninho ou bloco de anotações e registre o vocábulo novo — se não souber o significado, procure em um dicionário. Escrever manualmente faz com a nossa memória guarde melhor as informações.

Além disso, forme frases com as novas palavras! Esse exercício é importante para que nosso cérebro crie associações para absorver esse conhecimento inédito de maneira mais funcional e duradoura. No entanto, só anotar não é suficiente. Procure sempre realizar revisões no final do dia para potencializar a técnica e aumentar o seu poder de memorização.

4. Aproveite os jogos online para aprender

Essa é uma maneira divertida e dinâmica de aprender um novo idioma. Existem diversos jogos online em inglês que ajudam os usuários a enriquecer seu vocabulário com as expressões utilizadas nas atividades e nos comandos.

Se não for fã do passatempo, é possível ler as revistas especializadas nesses tipos de games, como Crosswords, Hangman, Puzzles etc. Escolha a opção que mais tenha a ver com o seu perfil, pratique e descubra palavras novas. Além de aperfeiçoar o seu vocabulário, essa atividade também vai melhorar a sua memória — além de, é claro, garantir a sua diversão.

5. Consuma mídias em inglês

Hoje, ter acesso a mídias em diferentes idiomas é simples e rápido. A internet é uma ferramenta que nos permite consumir diversos tipos de conteúdo, como seriados, livros, podcasts, blogs e redes sociais. A diversidade de formatos é enorme!

Por isso, procure sempre incluir a língua inglesa nessas atividades, seja assistindo a um filme novo no final de semana, atualizando suas leituras ou ouvindo música durante o dia. O importante é ter contato frequente com o idioma, treinando a escuta, a leitura e a pronúncia das palavras.

Viu só? Aumentar vocabulário em inglês e desenvolver o seu aprendizado de forma prática é perfeitamente possível. Inclua esses recursos em sua rotina e tenha resultados mais rápidos e eficientes.

Uma grande vantagem de um vocabulário extenso é que você vai conseguir se virar melhor em diversas situações cotidianas, especialmente durante viagens. Quer saber mais sobre isso? Então, conheça agora expressões importantes da língua inglesa para utilizar no aeroporto!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.