Intercâmbio na My Target Idiomas

Conheça a metodologia para adultos na MyT

Conheça a metodologia para adultos na MyT

Hoje em dia, aprender outro idioma não é mais um artigo de luxo, mas uma necessidade para quem quer se destacar no mercado. Por esse motivo, investir no aprendizado de uma nova língua é um valioso diferencial para conquistar o tão sonhado reconhecimento profissional. Uma metodologia para adultos que faça a diferença é essencial.

Num mundo tão globalizado e moderno como o que vivemos, ser capaz de se comunicar em outro idioma é uma competência importante para todas as pessoas, independentemente de suas motivações, áreas de atuação ou idades.

Por isso, apresentamos a seguir a melhor forma para um adulto aprender outro idioma e se tornar um profissional mais qualificado e preparado para conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Boa leitura!

Qual o melhor jeito de ensinar adultos?

Adultos e crianças reagem de maneiras diferentes aos processos de aprendizagem. Normalmente, os mais jovens respondem aos estímulos das novas descobertas de modo curioso e aberto, enquanto os adultos atentam mais para a busca de um sentido objetivo e fundamentado aos ensinamentos recebidos.

Assim, ensinar idiomas para pessoas que já saíram da adolescência exige um procedimento diferenciado, com uma metodologia para adultos que atenda às suas reais necessidades e garanta um aprendizado eficiente e duradouro, além de corresponder suas expectativas e incentivar o seu desenvolvimento.

Inclusive, vale ressaltar que adultos têm ritmos e disponibilidades diferentes de crianças e adolescentes. Eles procuram aprender da forma mais rápida e prática possível, já que quase sempre seus objetivos são urgentes e suas soluções precisam ser instantâneas.

Portanto, o melhor jeito de ensinar um novo idioma para adultos é oferecer um sistema de ensino que desperte seu interesse, estimula seu aprendizado e possibilita que ele alcance os resultados esperados. Conheça a metodologia para adultos inovadora que a My Target Idiomas oferece aos alunos de uma faixa etária um pouco mais avançada.

Qual é a metodologia para adultos na My Target Idiomas?

Com o objetivo de proporcionar um ambiente confortável e seguro ao aluno e estimular sua fluência, a metodologia oferecida pela escola é baseada na conversação. Ou seja, o novo idioma é utilizado em toda a comunicação realizada nas aulas, já que os professores são instruídos a ensinar as línguas por meio de ferramentas que convidem o estudante a se comunicar dessa forma.

Porém, ao mesmo tempo, os professores consideram a condição de aprendiz do aluno, permitindo que ele fique à vontade para utilizar sua língua materna — caso ele ainda não esteja apto ou seguro para se comunicar no novo idioma.

Didática

Além das aulas serem realizadas no idioma que o aluno quer aprender, todos os materiais e conteúdos extras também seguem a mesma ordem. Além disso, durante o processo de ensino, a didática busca estimular quatro habilidades nos estudantes: auditiva, leitura, oral e escrita, que são cobradas em avaliações no final de cada semestre.

Os professores aplicam quatro provas distintas com o objetivo de identificar os pontos fracos nos alunos e promover um reforço nas habilidades mais carentes.

Outro diferencial da escola está na forma com que utiliza as suas abordagens visuais, auditivas e cinestésicas, que são maneiras atrativas de estimular os alunos em seus processos de aprendizagem. Cada pessoa responde melhor a um estímulo, assim, é possível identificar qual a abordagem mais eficiente para o perfil e opção individual. Quem tem melhor compreensão auditiva terá mais facilidade em aprender ouvindo áudios, por exemplo.

Já a habilidade cinestésica incentiva o aluno a aprender outro idioma por meio da ação e da prática, com ferramentas que estimulam esse processo — aulas de culinária, dominó, montagem de quebra-cabeça, brincadeiras de correr etc. Todos esses métodos contam com embasamento teórico e são utilizados pelos professores de maneira focada para facilitar o aprendizado.

Essas ferramentas proporcionam um envolvimento maior por parte dos alunos, já que são atividades que não costumam fazer parte de suas rotinas. Dessa forma, as aulas são encaradas como desafios estimulantes e dinâmicos, que despertam a atenção e o interesse dos estudantes.

Métodos utilizados

A escola utiliza diversos tipos de recursos, entre eles, vídeos desenvolvidos para as unidades de cada livro didático, combinando os vocabulários e contextos de cada item. Esse método é importante no sentido de proporcionar ao aluno a visualização dos conteúdos aprendidos em sala de aula e aplicados em seu dia a dia, trazendo significado e lógica aos ensinamentos.

Os conteúdos são extraídos de livros publicados pela Editora Cambridge, referência em idiomas. Os vídeos que acompanham as unidades são disponibilizados pela Discovery Channel, canal parceiro da editora. Assim, cada elemento dos livros acompanha pequenos vídeos produzidos pela Discovery, com conteúdos científicos e que prendem a atenção dos alunos, além de criar um contexto para o aprendizado que enfatiza o aspecto cultural do idioma.

Outro método utilizado é a ferramenta de gamificação, que compreende jogos lúdicos e didáticos, capazes de explorar a sinestesia — a escola acredita que a linguagem antecede a fala, ou seja, o corpo tem necessidade de expressar o que sente e nós precisamos traduzir em palavras as situações e as experiências vivenciadas.

Além disso, as salas são equipadas com lousas digitais e Smart TV’s. A escola ainda aplica simulados ao final de cada semestre, entre eles o TOEIC, que é a certificação internacional que atesta a proficiência em inglês.

Um diferencial importante são os materiais disponibilizados online, entre eles, o workbook. Um livro de tarefas digital que permite ao estudante desenvolver suas atividades de forma prática e possibilita que o professor corrija as lições em outro momento, economizando tempo em sala de aula. Essa ferramenta é importante para que os alunos acompanhem seu desenvolvimento e seu progresso.

Como funciona o curso para adultos?

Geralmente, os adultos procuram aprender de maneira dinâmica e prática, e uma preferência dessa faixa etária é a metodologia comunicativa, que permite identificar mais rapidamente o que estão aprendendo. A gamificação é um dos recursos mais utilizados e eficientes.

Com essa metodologia, os alunos já ficam aptos para entender e se comunicar por meio do novo idioma ao final do primeiro livro — e os resultados positivos incentivam que se empenhem e se desenvolvam cada vez mais.

Além disso, a escola busca conversar com cada estudante e entender os motivos que o levaram a querer aprender determinada língua. Isso permite que sejam identificadas as preferências e habilidades de cada um, e os métodos selecionados são personalizados de acordo com o perfil do aluno.

Com abordagens objetivas, práticas e estimulantes, o curso para adultos é recomendado para quem quer aprender outro idioma e ter um diferencial competitivo valioso para o mercado de trabalho.

Se você não aprendeu desde cedo, praticar uma nova língua depois de certa idade é possível por meio de uma boa metodologia para adultos, focada e desenvolvida de acordo com as necessidades, objetivos e disponibilidade de cada aluno, possibilitando um aprendizado eficiente, seguro e constante.

Quer aprender outro idioma? Entre em contato com a My Target Idiomas e encontre a metodologia ideal para você.

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.