Como escolher a melhor escola de inglês para os seus filhos

Como escolher a melhor escola de inglês para os seus filhos

“Como escolher a melhor escola de inglês para os meus filhos”? Muitos pais se questionam sobre o assunto. Eles sabem que é preciso levar em consideração diferentes fatores, pois o número de instituições é cada vez maior e, com isso, a decisão fica mais difícil.

Logo, é fundamental verificar os detalhes para que os resultados almejados sejam alcançados com sucesso. O aprendizado de uma nova língua, como o inglês, exige algumas obrigações por parte da instituição que proporcionará o ensino.

Uma empresa que presta esse tipo de serviço precisa apresentar diversas qualidades, essenciais para que o processo seja bem conduzido. Pais comprometidos com a educação sabem que devem procurar por uma opção que ofereça o melhor para seus filhos, ou seja, que atinja as expectativas quanto à assimilação de uma nova língua.

Neste post, vamos dar dicas sobre como escolher a melhor escola de inglês para seus filhos, destacando o que deve ser observado e analisado minuciosamente. Confira!

Saiba quais são as reais necessidades de seus filhos

É importante que os pais conversem com seus filhos quanto à essencialidade do aprendizado de uma língua estrangeira. E o estudo de um novo idioma é bem mais fácil quando iniciado nas primeiras fases da alfabetização.

Boas escolas de línguas oferecerão cursos de acordo com as reais necessidades do estudante. Ou seja: se o seu filho quer fazer um passeio em um país que tem a língua inglesa como oficial, por exemplo, a instituição deve estar preparada para ajudá-lo com situações corriqueiras de uma viagem.

Outras circunstâncias comuns são os intercâmbios. A escola de língua inglesa ideal considera esse possível contexto de seus alunos e os prepara desde o início para tal tipo de experiência, sendo que algumas até mesmo os oferecem.

Avalie o espaço escolar e suas vantagens

Além das características de ensino, é preciso se atentar ao local em que ele se concretizará. Um ambiente favorável trará, com certeza, melhores resultados de aprendizado. Portanto, não desconsidere o espaço físico na hora de escolher a melhor opção para seus filhos.

Um ambiente seguro evitará contratempos desnecessários. Por essa razão, verifique se as salas de aula são bem arejadas, se existem espaços de espera (e se eles são confortáveis), se há acesso a diferentes materiais, como livros e jogos, entre outros itens que podem favorecer o aprendizado.

Procure saber o número de alunos em cada turma, pois ele não deve ser muito elevado — mas também não precisa ser algo individual demais. Uma língua se aprende na interação com o outro e, por isso, devemos considerar que uma turma ideal tem a quantidade de pessoas suficiente para que esse processo aconteça de maneira mais natural.

Considere horários e localização para escolher a melhor escola de inglês

Pode até parecer uma questão óbvia, mas levar em consideração a região na qual a escola está localizada é de grande relevância — não só para a rotina da família, mas para o rendimento escolar da própria criança.

Grandes jornadas, inclusive de transporte escolar, costumam ser fatores desmotivantes para seus filhos, que, provavelmente, se cansarão com mais facilidade e/ou poderão sentir a necessidade de faltar com frequência. Por outro lado, optar por uma instituição próxima apenas pela comodidade não é uma atitude recomendada.

Sendo assim, pondere essa questão e prefira as opções que atendam às necessidades de seus filhos e não sejam empecilhos na rotina ou no desenvolvimento escolar da criança. Atente-se, também, aos horários. Analise se eles não vão interferir de forma negativa nas outras responsabilidades dos pequenos — como colégio e deveres de casa — e saiba como a escola de inglês lida com atrasos.

Conheça os professores e suas habilidades

O aprendizado se dá a partir da intervenção de um professor. Por essa razão, pais que querem escolher a melhor escola de inglês para seus filhos procuram se informar sobre os profissionais que serão mediadores no processo de assimilação da nova língua.

qualificação do profissional é fundamental para um aprendizado eficaz. Um bom professor de línguas precisa ter proficiência no idioma que está lecionando — e uma experiência no exterior é sempre bem-vinda. Além disso, é preciso se atualizar e se desenvolver profissionalmente.

Mas não é apenas isso que deve ser considerado. Observe se a escola tem docentes que possuem boa didática, são atenciosos com seus alunos e estão abertos a entender as dificuldades e as necessidades de cada um. Um professor precisa saber lidar com crianças, adolescentes e adultos, ser paciente e, principalmente, respeitar o tempo de aprendizado de cada indivíduo.

Saiba qual a metodologia utilizada pela escola

Ao matricular seu filho em uma escola, é essencial considerar como a instituição contribuirá para a sua formação. Afinal, trata-se de um lugar no qual a criança passará uma quantidade significativa de tempo, o que afetará diretamente o seu desenvolvimento.

Considere, também, que os pequenos aprendem a todo o momento. Sendo assim, entender o que a instituição oferece no que diz respeito à metodologia de ensino é um diferencial importante ao se escolher uma escola de inglês. Para isso, veja:

  • como os professores lidam com as dificuldades, habilidades e diferenças entre os alunos;
  • se há a cobrança e a correção de lições de casa;
  • se a aula é auxiliada por equipamentos multimídia;
  • se são realizados passeios externos e demais atividades fora da sala de aula, entre outros fatores igualmente relevantes.

Analise os materiais didáticos utilizados nas aulas

Além da didática do professor, escolas de idiomas podem oferecer uma didática renomada e utilizada mundialmente, o que, geralmente, é o diferencial entre as instituições. Como mencionamos acima, a metodologia utilizada pela escola que você escolher influenciará bastante no aprendizado de seus filhos.

Analise os materiais didáticos, veja quais são mais interativos, dinâmicos e modernos, com contato com a língua a todo o momento — desde o primeiro dia de aula. Repare se os métodos utilizados estão de acordo com o que seus filhos precisam e se a escola utiliza outros canais de aprendizado, como músicas e jogos.

O material adotado por uma escola de inglês deve ser reconhecido e comprovadamente efetivo. Portanto, pesquise sobre ele e peça para vê-lo. É importante que a instituição tenha um bom material, mas também é preciso que se ofereça certa abertura em adaptar a didática às necessidades dos alunos.

Avalie as formas de comunicação entre escola e família

Hoje, com a rotina corrida de muitos pais, a comunicação entre escola e família precisa ser feita de maneira cada vez mais prática e sem deixar de lado a eficiência. Portanto, avalie:

  • se a instituição realiza reuniões de pais e professores;
  • se possui um canal efetivo para a solução de possíveis dúvidas e questionamentos;
  • como viabiliza o acompanhamento do desenvolvimento escolar da criança.

Algumas escolas de inglês disponibilizam ferramentas como sistemas online e aplicativos, para que os pais possam estar a par das notas e dos demais resultados dos filhos. Se essa for uma opção interessante e que se encaixe em sua jornada diária, leve diferenciais como esse em consideração no momento de escolher uma instituição.

Conheça os princípios e valores da escola de inglês

Em um ambiente escolar, é preciso considerar os princípios e valores que são seguidos. Verifique se a escola se preocupa em inserir seus alunos na cultura que gira em torno da língua que será aprendida. Note se ela considera os estudantes como pessoas que querem crescer na vida e passa valores positivos para que isso aconteça.

escola de idiomas deve colaborar para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade. Uma boa instituição de ensino trabalha em conjunto com os pais, mostrando que aprender uma nova língua trará oportunidades diferenciadas no futuro.

Informe-se com quem já frequentou o local

Veja como os ex-alunos estão atualmente em relação à língua inglesa, se realmente aprenderam um novo idioma, se tiveram mais oportunidades no mercado de trabalho (ou quanto a intercâmbios) e se não passaram sufoco em viagens internacionais… Converse com pessoas que já vivenciaram a realidade dessas instituições.

Com certeza, elas farão muita diferença na hora de decidir qual a melhor escola de inglês para seus filhos. É preciso se atentar ao que é oferecido de diferente em relação à concorrência em questões como as levantadas neste artigo, sempre levando em consideração as necessidades do aluno quanto ao aprendizado de inglês.

Ouça sempre a opinião de seus filhos sobre a melhor escola de inglês para eles

Por mais que grande parte das decisões relacionadas à criança seja tomada apenas pelos adultos — que sabem o que é melhor, mais seguro e mais saudável para os pequenos —, saiba que, em um momento importante como a escolha de uma escola de inglês, a opinião do seu filho pode (e deve) ser levada em consideração.

Aprender um novo idioma, apesar de parecer uma tarefa simples quando se é bem jovem, é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Dessa forma, incluir seus filhos em uma decisão como essa é importante para que eles se sintam bem no ambiente em que estudarão, tornando todo o processo de aprendizagem leve — além de prazeroso.

Saber como escolher a melhor escola de inglês para seus filhos pode ser o primeiro passo para a tão sonhada vida de sucesso que você almeja para eles. Quer receber mais dicas sobre o ensino de idiomas? Assine a nossa newsletter!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.