Dominar pelo menos mais um idioma já é visto como uma necessidade básica para muitas pessoas. Quanto mais cedo esse processo de aprendizado começar, mais fácil ele tende a ser. Por isso, vamos falar aqui sobre a metodologia My Target para crianças.
No Brasil, as duas opções mais comuns de língua estrangeira são o inglês e o espanhol, que estão presentes nas escolas e são requisitadas pelo mercado de trabalho. Fora isso, a grande questão para muitos pais é escolher a metodologia ideal para seus filhos aprenderem.
Confira este texto para conhecer os diferenciais da metodologia My Target para crianças e se informar sobre o assunto!
Como funciona a metodologia da My Target?
A My Target Idiomas se preocupa primeiramente em analisar as capacidades de cada aluno. A partir dos 4 anos, qualquer pessoa já pode começar as aulas, mesmo que ainda não saiba ler ou escrever.
Com essas crianças que ainda não são alfabetizadas, trabalhamos muito com imagens, músicas e táticas como a gamificação. Dessa forma, elas conseguem entender de uma maneira mais lúdica o que é aquele conteúdo, recebendo estímulos sonoros e visuais.
Sem contar que o idioma é bastante explorado em sala de aula pelos professores, que não têm o hábito de falar português ou de ceder a qualquer pedido em outra língua — o que ajuda na aquisição mais rápida da fluência.
Além disso, procuramos valorizar as boas atitudes e reforçar aquilo que ficou deficiente — o que definimos como metodologia comunicativa e positiva. Para tanto, o diálogo é a base da nossa comunicação.
Esse relacionamento próximo e o estímulo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais (liderança, respeito, responsabilidade, empatia, comprometimento etc.) são as características mais marcantes da metodologia My Target, seja para ensinar crianças ou adultos.
[rock-convert-cta id=”10878″]
Quais técnicas são usadas na metodologia My Target?
Para que a criança seja sempre envolvida naquele ambiente de aprendizagem, utilizamos técnicas que trazem o novo idioma para o seu mundo e também técnicas que sirvam de motivação para que elas cumpram seus deveres.
Um desses recursos é a cartela de estrelas. Nesse caso, cada aluno tem a sua própria cartela e ganha uma estrela todas as vezes que realizar bem uma tarefa — como se estivesse acumulando pontos.
Seguindo a mesma ideia, temos o brag bracelet, que é um bracelete simples de papel que representa um elogio ou reforço positivo. Logo, se a criança se saiu bem em uma atividade ou ajudou o seu colega (como era esperado), ela ganha um bracelete como recompensa por isso.
Já a gamificação e o uso das tecnologias servem para deixar o conteúdo da língua mais divertido e próximo da criança. O jogo da memória e as músicas, por exemplo, facilitam o aprendizado pelo processo de repetição (que ajuda a memorizar aquela nova informação).
Como é feita a estimulação das crianças durante as aulas?
Nosso intuito é sempre oferecer feedback positivo para os alunos, principalmente para que eles entendam quais são os seus pontos fortes e o que pode ser melhorado. Quando a criança fala algo correto em outra língua, dizemos que a sua pronúncia é muito boa e que ela é muito comunicativa (ao invés de simplesmente dizer que ela falou certo).
Os brag bracelets e as cartelas de estrelas são outras duas técnicas que exemplificam a tentativa de motivar as crianças a todo momento. Na verdade, a intenção não é criar nenhum tipo de competição entre os colegas, mas fazer com que cada um queira acumular esses méritos por conta própria — e o melhor de tudo é perceber, na prática, que isso realmente acontece.
Para completar, nosso material didático é pensado e feito para o público que ele visa atender. Então, cada idade tem um livro com um tema diferente, que seja mais agradável para aquela faixa etária. Existem ainda os CDs-Rom que apresentam outras atividades, além da possibilidade de acessar pela internet as atividades online com conteúdos mais interativos.
Qual é o diferencial na metodologia My Target para crianças?
O grande diferencial da My Target é pensar no desenvolvimento do aluno por completo, considerando não só a questão da língua, mas suas habilidades comportamentais.
Sabemos que as competências necessárias para o mercado de trabalho hoje em dia são mais abrangentes, pois o lado comportamental é tão valorizado quanto os conhecimentos técnicos.
Sendo assim, tentamos estimular as crianças a adquirirem essas competências de forma saudável e natural. Para que a cartela de cada uma delas fique bonita e cheia de estrelas, é preciso que elas façam coisas como:
- ajudar a manter o espaço comum bem organizado;
- compartilhar as ferramentas dentro da sala de aula;
- ter comprometimento com as tarefas e atividades;
- conviver bem com os colegas, respeitando as individualidades de cada um;
- obedecer às regras comuns;
- auxiliar os colegas quando for necessário;
- pedir desculpas se fizer algo errado etc.
Nesse contexto, a liderança é outro aspecto que buscamos valorizar, de forma que a criança sinta desde cedo a importância de ser proativa, responsável, comunicativa e de conseguir monitorar o desempenho da atividade daquele dia.
Diante disso, reservamos alguns projetos e concedemos a liderança deles para um dos alunos, que vira monitor por um dia. Assim, eles ficam orgulhosos de receberem a confiança de um papel tão importante e passam a ocupar uma função mais ativa na sala de aula (saindo da posição passiva tradicional).
Acreditamos que tudo isso contribui para a formação de profissionais mais completos e também de seres humanos melhores, que têm uma boa noção das suas responsabilidades e conseguem viver bem em sociedade.
Considerando que poucas escolas se comprometem a estimular esse tipo de habilidade, é um grande benefício para os pais poderem contar com a ajuda da escola de idiomas nesse sentido — independentemente de o filho ter 4 ou 15 anos.
Inclusive, para os mais velhos (a partir de 10 anos aproximadamente), nós usamos como referência os conteúdos de outras disciplinas para reforçar o idioma. Assuntos de Matemática, Química, Biologia e outros são explorados para conciliar todo o universo de estudos em que eles estão inseridos no dia a dia.
O propósito da metodologia My Target para crianças, jovens ou adultos é proporcionar um ensino personalizado, original e autêntico. Para isso, acreditamos em pilares como a comunicação positiva e o desenvolvimento de habilidades comportamentais.
Ficou interessado em saber mais sobre a nossa escola? Não perca tempo e entre já em contato conosco! Venha conhecer melhor as nossas oportunidades de cursos!