fbpx

Viagem para o exterior: 6 erros que você não pode cometer

O planejamento é parte importante de qualquer viagem, mas quando se trata de uma viagem para o exterior, ele se torna fundamental. Ao organizar tudo com antecedência, você consegue as melhores condições de passagem e hospedagem, além de ter a oportunidade de comprar dólar barato ― o qual for a moeda local.

Essa etapa também te ajuda a evitar diversos erros que, se ocorrerem, podem causar dores de cabeças e, pior: prejuízos.

Para te ajudar na preparação, fizemos este post com 6 erros que você não pode cometer em uma viagem para o exterior. Além disso, daremos dicas para evitar cada situação e, assim, garantir um passeio tranquilo e inesquecível! Acompanhe!

1. Negligenciar a documentação

Esse é um dos erros principais e mais graves que um turista pode cometer, mas também é um dos mais cometidos. Passaporte, visto, comprovantes de vacinas, etc. Os documentos exigidos para uma viagem internacional são muitos e, alguns deles, levam tempo pois dependem de entrevistas ― como é o caso do visto americano ―, emissão e prazo de entrega.

Sendo assim, o ideal é começar a preparar os documentos com meses de antecedência, pois você terá tempo hábil para pesquisar quais são os exigidos e qual o procedimento para obter cada um, diminuindo a chance de se prejudicar em função de imprevistos.

2. Não organizar um roteiro

Ao chegar no destino escolhido, você certamente terá várias opções de passeios, atrações e roteiros para fazer. Porém, ao deixar isso para a última hora, além de gastar mais, você poderá perder algum programa muito legal por não saber da opção.

A internet é uma ótima aliada nessa hora. Você pode encontrar dicas de passeios legais, atrações imperdíveis e até melhores condições de pagamento se comprar os ingressos antecipadamente. Além disso, você não perde tempo da viagem pesquisando o que fazer.

3. Exagerar na bagagem

Além do prejuízo em função das taxas de excesso de bagagem (que não são baratas), as malas muito grandes se tornam um inconveniente durante toda a viagem, principalmente nos momentos de locomoção. Somado a isso, há o fato de que sempre fazemos compras em viagens, principalmente as internacionais, então é bom deixar um espaço já reservado para os itens novos.

Pense na programação da viagem, no clima local e no roteiro de passeios e programe, antecipadamente, as roupas que usará em cada ocasião. Assim, além de economizar espaço e dinheiro, você evita levar itens que não vai usar.

4. Deixar para comprar moeda em cima da hora

A compra da moeda é uma das etapas que mais geram dúvidas nos viajantes, principalmente os que estão indo pela primeira vez ao exterior. Como o mercado financeiro varia muito, nesse sentido, não há como estabelecer a melhor época para comprar. Mas uma coisa é certa: deixar para comprar em cima da hora, no aeroporto, é sinônimo de gasto excessivo.

Aqui, a dica é a mesma de outros tópicos: pesquisar. Analisando com antecedência, comparando as casas de câmbio e oscilações da moeda, você tem mais chances de encontrar os melhores valores.

5. Não ter noção nenhuma da língua local

É claro que você não precisa ser um expert na língua local para viajar, mas saber o básico ajuda a evitar muitas dores de cabeças. Palavras e expressões relacionadas à alimentação, localização e emergências são fundamentais.

Dependendo do objetivo da sua viagem ― passeio, estudo ou trabalho ― ela poderá exigir um pouco mais de conhecimento da língua. Para isso, existem cursos intensivos que oferecem uma ótima base.

6. Dispensar a tecnologia na viagem para o exterior

Aplicativos da cidade, de mapas, guias gastronômicos e até mesmo os tradutores. As possibilidades que a tecnologia oferece são infinitas. Portanto, não ignore-as. Ela será sua aliada em quase todos os tópicos que citamos aqui e em outros também. Se você é um pouco resistente a esse universo, quebre o gelo e desfrute das facilidades que a tecnologia trará para sua viagem.

Existem várias possibilidades de erros em uma viagem para o exterior, mas seguindo as dicas que demos aqui, você minimizará consideravelmente as possibilidades de dores de cabeças.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais!

guia completo de intercâmbio

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades