Intercâmbio na My Target Idiomas

Dicas para pesquisar preços e comprar dólar barato

Dicas para pesquisar preços e comprar dólar barato

Você já combinou a data das férias com seu chefe e agora sabe que vai poder fazer aquela viagem internacional tão sonhada. Descanso, passeios e novas experiências é no que você está pensando, mas outras questões precisam ser levadas em conta no seu planejamento: uma delas é comprar dólar ou outra moeda estrangeira.

Pesquisar, analisar e converter são palavras-chaves nesse processo. A variação nos preços normalmente é grande, por isso a comparação é importante. Na sequência, vamos apresentar 3 dicas práticas para comprar dólar. Acompanhe!

1. Procure empresas credenciadas

O chamado “câmbio negro” ou “câmbio paralelo” é bem comum e pode parecer, muitas vezes, uma boa oportunidade, por apresentar condições melhores. Mas, não se engane! Não há garantia nenhuma de que as notas sejam verdadeiras ou mesmo de que foram adquiridas de forma legal. Isso pode gerar muitos problemas posteriores.

Corretoras que vendem moeda internacional devem ser credenciadas pelo Banco Central (Bacen). Isso garante que, caso aconteça qualquer problema e a empresa não resolva, você possa recorrer a essa instituição para fazer uma reclamação e ter os seus direitos reivindicados.

2. Consulte a lista do Banco Central antes de comprar dólar

Complementando a dica anterior, há um ranking de corretoras divulgado, todo mês, pelo Bacen, você sabia? Ele mostra quanto os bancos e as casas de câmbio cobraram pela moeda em determinado período. Os dados são de meses anteriores, por isso é importante saber que as empresas não têm a obrigação de oferecer o mesmo preço que consta na lista, no momento que você for realizar a compra.

Porém, essa ferramenta permite verificar quais empresas praticam preços melhores, analisando se há uma continuidade nessa oferta ou se são casos esporádicos. Você consegue verificar, também, o que sai mais em conta: comprar em espécie ou com cartão de crédito, já que é possível escolher a forma de compra no momento da pesquisa.

3. Verifique sites e aplicativos

Há várias opções de consulta on-line para compra de dólar. E, sim, vamos falar do Bacen novamente. Isso porque ele disponibiliza um aplicativo grátis — para Android e IOS —, chamado “Câmbio Legal”, que permite consultar locais para compra, converter moedas e consultar históricos de cotação.

A escolha em apresentar esse aplicativo em específico se deve à segurança garantida pela instituição que o disponibiliza, porém, há várias outras opções, além dos sites com essa finalidade. Confirme as informações antes de se deslocar até a instituição escolhida. Não custa nada ligar e verificar se as informações que você tem estão valendo, não é mesmo?

Por fim, é necessário ter em mãos os documentos necessários para realizar a transação, que são os básicos: RG, CPF em situação regular, além de endereço e telefone. Se sua compra ultrapassar os dez mil reais, poderá ser solicitado comprovante de renda e declaração de imposto de renda.

Depois de conhecer essas dicas, fica bem mais fácil comprar dólar, não é mesmo? Então comece a pesquisa, veja qual é o cenário mais propício, adquira a moeda sem medo e, assim, você poderá voltar a pensar na parte boa da tão aguardada e merecida viagem para o exterior.

Tem alguma experiência em relação a compra de moeda estrangeira? Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Então deixe seu comentário!

guia completo de intercâmbio

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.