Intercâmbio na My Target Idiomas

Kit de sobrevivência: 5 dicas de espanhol para viagens

Kit de sobrevivência: 5 dicas de espanhol para viagens

Brasileiro tem uma mania incrível de achar que sabe falar espanhol. Porém, só quem já viajou para algum outro país latino-americano sabe a dificuldade que pode ser se comunicar. Apesar de terem a mesma raiz e até palavras semelhantes, o português e o espanhol se diferem em muitas coisas. E nem sempre é simples entender ou comunicar aquilo que você deseja. Então, aqui apresentamos dicas de espanhol para viagens.

Por isso, se você deseja viajar para algum país de língua espanhola, tanto a lazer quanto de intercâmbio, é importante que não vá tão cru, achando que o seu “portunhol” poderá te salvar de qualquer situação. Separamos aqui 5 dicas de espanhol para viagens bem simples, mas eficazes, para você aprimorar o seu espanhol para viagens e conseguir compreender e ser compreendido. Confira!

1. Reduza o ritmo da conversa

Uma coisa que nos diferencia em linguagem dos nossos hermanos é que eles parecem estar sempre com pressa. Normalmente, o espanhol é falado de maneira mais rápida do que o português, por mais que isso varie de país para país. O Chile, por exemplo, é conhecido por ter o espanhol mais embolado em comparação aos outros, em relação a sotaque e velocidade da fala.

Essa característica “apressada” é um dos principais fatores que dificultam a nossa comunicação com os falantes dessa língua. Por isso, a dica aqui é: diminua o ritmo. Se está ficando difícil compreender, peça que se fale mais devagar. Isso é melhor do que ficar pedindo para repetir a todo momento.

2. Não use o portunhol

Por mais que falar dessa maneira possa ser engraçado, nem sempre é bem visto pelos nativos. Todo mundo se sente mais disposto a ajudar quando percebe que a outra parte está cooperando. Sendo assim, tente falar espanhol de verdade. Aprenda algumas expressões, palavras e tente.

E, quando não souber alguma coisa, fale em português, devagar, porque ainda existe a chance da palavra ser similar em espanhol. Mas não invente palavras que sejam uma mistura das duas línguas, já que isso só vai dificultar a compreensão, tanto de um lado quanto de outro.

3. Conheça algumas expressões em espanhol

Saber utilizar algumas expressões básicas pode ser essencial para você se sair bem nas suas viagens. Coisas como se apresentar, pedir uma orientação ou perguntar o preço de algo vão ser rotineiras durante a sua estadia, portanto, é interessante que você já vá conhecendo as principais delas. Aprenda algumas abaixo:

Saudações

Hola: Oi

Buenos días, Buenas tardes/noches: Bom dia, Boa tarde/noite

Gracias: Obrigado

Permiso: Com licença

¿Qué tal?: Tudo bem?

Hasta luego: Até logo

Perdón: Desculpe

Que te vaya bien: Se cuida

Perguntas importantes

¿Dónde se encuentra (…)/Dónde está (…)?: Onde fica (…)?

¿Cuánto cuesta (…)?: Quanto custa (…)?

¿Cuál es su nombre?: Qual é o seu nome?

¿Qué pasó?: O que aconteceu?

Refeições

Desayuno: Café da manhã

Almuerzo: Almoço

Cena: Jantar

Carta: Menu

Vacuno: Carne vermelha

Pescado: Peixe

Pollo: Frango

Cerdo: Porco

4. Fique atento aos falsos cognatos

Existem algumas palavras que possuem similaridade sonora ou escrita com palavras em outra língua, mas com significados diferentes. Essas palavras são chamadas de falsos cognatos, e é preciso ter bastante atenção com elas, porque, se empregadas de maneira errada, podem causar uma grande confusão.

Conheça 12 deles abaixo e fique atento na hora de empregá-los. Na lista, a primeira palavra está em espanhol, e a segunda, em português.

Aceitar: Passar óleo

Aderezo: Tempero

Apellido: Sobrenome

Borracha: Bêbado

Cachorro: Filhote

Cueca: Dança chilena

Desabrochar: Desabotoar

Oficina: Escritório

Polvo:

Palco: Camarote

Propina: Gorjeta

Gracioso: Engraçado

5. Dicas de espanhol para viagens: tenha um tradutor sempre à mão

Se acontecer de a comunicação direta não dar certo, apele para um tradutor. Já é possível encontrar vários softwares gratuitos, que podem ser de grande ajuda nessas situações. O Google Tradutor talvez seja o mais famoso dentre eles e certamente faz um ótimo trabalho. Baixe no seu celular e vá viajar tranquilo!

Curtiu essas dicas de espanhol para viagens? Então, para mais dicas como essas, acompanhe a My Target Idiomas no Facebook.

informações espanhol

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.