fbpx

Por que os cursos intensivos de Inglês fazem tanta diferença?

Mais do que um diferencial, o inglês se tornou requisito fundamental no mercado de trabalho. Logo, todo profissional deve estar preparado para as oportunidades que surgem, e para isso, nada melhor do que tê-lo como segunda língua.

Mas com a urgência de adquirir a fluência no idioma, há quem se sinta desmotivado ao pensar no tempo perdido e no longo caminho necessário para atingir o objetivo. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe: é possível recuperar o tempo perdido! Quer saber como? Confira como os cursos intensivos de inglês podem lhe ajudar e de quebra, reduzir o tempo de aprendizado!

Como funcionam os cursos intensivos de inglês?

Um curso intensivo de inglês concentra mais horas em menos dias. Pode ser um intercâmbio, onde se vive o dia a dia na cultura e idioma de outro país, ou um curso local com uma carga horária concentrada em poucos dias. Veja mais detalhes a seguir!

Imersão no idioma

Um dos sonhos de muitos jovens é realizar um intercâmbio. Os principais desejos são: conhecer novas culturas e aprender na prática o uso de um novo idioma, ou seja, viver uma imersão no inglês.

Os intensivos de inglês buscam proporcionar essa mesma imersão. Durante o curso, o contato e a comunicação diária com o idioma proporcionarão uma melhor compreensão e comunicação.

Assim, o curso acaba se tornando uma excelente opção para aprender inglês de forma rápida sem precisar gastar tanto. Afinal de contas, os programas de intercâmbio podem ser bem caros, especialmente em períodos de dólar em alta.

Foco no idioma

As aulas intensivas devem ser interativas e dinâmicas para captar a atenção dos alunos, voltando-a totalmente para a absorção do idioma. No curso intensivo, as quatro habilidades dos alunos são trabalhadas: compreensão, escrita, fala e leitura.

Como consequência do processo de imersão e foco no idioma, durante o intensivo o aluno sente-se autoconfiante e capaz de comunicar-se em inglês, tornando rápido e eficaz o processo de aprendizagem.

informações inglês

Quais são as vantagens de fazer curso intensivo de inglês?

Economia de tempo

Com os cursos intensivos de inglês, você economiza tempo. Por exemplo, na My Target Idiomas você pode adiantar um semestre em dois meses (semi-intensivo) ou em treze dias (intensivo).

A economia de tempo não é apenas na velocidade do aprendizado, mas também na logística. Já imaginou quantas horas de deslocamento e espera você pode economizar ao reduzir o número de aulas em 50% a 80%?

Isso é perfeito para quem deseja se preparar para o mercado de trabalho o mais rápido possível, ou precisa estar com o idioma na ponta da língua dentro da universidade. Por outro lado, os cursos convencionais podem levar de 5 a 6 anos para serem concluídos e com isso, você corre o risco de perder muitas oportunidades por não ser fluente em inglês.

Economia de dinheiro

Com um curso intensivo, além de economizar tempo, você também economiza dinheiro. Afinal, o valor do intensivo costuma ser menor do que o curso regular.

Pense bem e faça os cálculos. Vamos supor que você esteja pensando em fazer um curso regular que dure 5 anos, ou seja, 10 semestres. Um curso intensivo consegue fazer com que você aprenda em cerca de 130 dias o que levaria cerca de 60 meses!

E se você ainda tem dúvidas, experimente colocar todo o custo na ponta do lápis, considerando, por exemplo, o quanto de gasolina ou de transporte público você gastará durante todo esse tempo. É uma economia e tanto, não?

Estar preparado para as oportunidades

Como destacado no início do artigo, a exigência da língua inglesa no currículo é cada vez comum, e o que antes era um diferencial, hoje vai além disso: se tornou um requisito básico. Assim, o fato de não ser fluente nesse idioma pode eliminar suas chances com os recrutadores antes mesmo de ser chamado para uma entrevista, especialmente, se você almeja trabalhar em uma empresa multinacional.

Além disso, vale destacar que não é só na hora de ingressar no mercado de trabalho que o inglês é importante. Para se manter nele e progredir na carreira, você também precisará se manter atualizado o tempo inteiro, ou seja, se você já possui uma colocação profissional, mas ainda não começou a aprimorar os seus conhecimentos, já está mais do que na hora. Sem dúvidas, o seu colega de trabalho já faz isso e quando a oportunidade chegar, ele estará à sua frente.

Dito isso, acompanhar as mudanças na velocidade em que elas acontecem atualmente exige que você esteja sempre preparado para elas, especialmente se deseja crescer profissionalmente, alcançando um bom cargo, ou até mesmo, criando a sua própria empresa. Além do mais, conhecimento nunca é demais.

Com o inglês no currículo, fica muito mais fácil alcançar com rapidez os seus objetivos. Quando surgir aquela oportunidade de ouro, não tenha dúvidas: você estará preparado!

A qualidade do curso é a mesma de um regular?

Por não acreditar que o curso intensivo ofereça a mesma qualidade de um regular, muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher entre eles. Porém, saiba que sim: é possível aprender e absorver o aprendizado de conteúdos em poucos dias e da mesma forma como isso é feito com meses de estudo por meio de uma alternativa tradicional.

Uma tarefa que se torna muito mais fácil de acordo com o tempo que você dispõe para se dedicar às aulas, assim como seu ritmo de aprendizado. Por exemplo: você pode ser do tipo que trabalha e consegue dar conta de várias outras responsabilidades ao mesmo tempo.

E se você ainda não está 100% convencido de que o curso intensivo é a melhor opção, tenha em mente que é possível fazer uma pequena experiência se matriculando em um semi-intensivo. Caso você não conheça, essa opção é um meio termo entre o regular e o intensivo. O que significa que dessa forma, será possível avaliar não só a qualidade do aprendizado, como também o ritmo de estudo.

E então? Está preparado para começar a fazer alguns cursos intensivos de inglês? Deixe sua resposta e dúvidas nos comentários!

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades