Intercâmbio na My Target Idiomas

Saiba como superar o platô do inglês intermediário já!

Saiba como superar o platô do inglês intermediário já!

Sabe aquela vaga de emprego que se foi porque exigia fluência na língua inglesa, e você ainda estava estacionado no platô do inglês intermediário? Isso é mais comum do que se imagina e acontece com muita gente.

Podemos até pensar se algum dia ficaremos realmente fluentes nessa língua tão requisitada pelas melhores vagas de emprego. Além disso, se você quer visitar algum país que tenha o inglês como língua pátria, vai querer aproveitar todos os momentos da viagem e começar a se familiarizar com um estágio mais avançado é o primeiro passo.

O que é o platô do intermediário?

Você já ouviu falar nisso? Se não ouviu, provavelmente já se sentiu assim, mas não conseguiu identificar a causa do problema. O platô do inglês intermediário acontece quando o aluno já pode estar numa classe mais avançada de inglês, mas ainda não se sente desenvolvido o suficiente.

É como se, por mais que vá a todas as aulas e estude as lições, o aluno não conseguisse passar de um certo ponto. Veja alguns exemplos do platô:

  • Você vinha progredindo até que estacionou em certo ponto do qual não consegue mais sair;
  • Já há um grande banco de palavras arquivado na sua mente, mas existem algumas que não conseguem fazer parte desse grupo, por mais que você as ouça ou leia;
  • Mesmo que você já esteja, teoricamente, em um nível muito avançado, não se sente preparado o suficiente para falar inglês naturalmente;
  • A sua motivação para aprender está baixa porque não consegue sentir que está progredindo, mesmo que haja um grande esforço para isso;
  • Existe a sensação de que tudo o que você aprende não é novo; parece que está apenas fazendo uma revisão, mas você sabe que ainda há muito para aprender.

Os quatro estágios de competência

Quando nós aprendemos qualquer coisa, inclusive uma nova língua, passamos por quatro estágios de competência, que são:

  • Incompetência inconsciente: você não sabe absolutamente nada sobre a nova língua e também não tem a menor noção da quantidade de coisas que ainda falta aprender;
  • Incompetência consciente: é o ponto no qual você se dará conta do quanto ainda falta para aprender até conseguir ficar fluente na língua. Muitos alunos acabam desistindo nesse ponto porque se deparam com o longo percurso que têm a percorrer;
  • Competência consciente: nesse ponto, você já consegue entender o que algumas pessoas falam e já pode até ler livros em inglês e compreender com certa clareza o que está escrito ali. Contudo,  você sabe que tudo isso requer muita atenção e cuidado em cada passo que vai dar adiante;
  • Competência inconsciente: acontece quando você já começa a falar o inglês da mesma forma que fala a sua língua nativa, ou seja, sem pensar em cada palavra que precisa dizer.

Agora, vamos te ajudar com algumas dicas para chegar a esse ponto da competência inconsciente o mais rápido possível.

informações inglês

Como superar o platô do inglês intermediário?

Treine os seus ouvidos

Nós falamos o que ouvimos. Um bebê vai começar a falar as primeiras palavras de acordo com o que ele ouve ao redor. Pois bem, se você quer avançar no seu inglês, uma das coisas a fazer é passar muitas horas da sua semana ouvindo tudo em inglês.

E não estamos falando apenas das atividades de um cursinho. Procure ouvir tudo o que puder em inglês: músicas, filmes, seriados etc. Existem também sites que disponibilizam áudios na língua inglesa para que você possa treinar.

Anote tudo e mais um pouco

Tenha sempre um caderno à mão quando for estudar inglês ou ler um texto no seu dia a dia. Anote todas as palavras que você não conhece, procure o significado delas e coloque-as dentro do contexto no qual está escrito.

Afinal de contas, sabemos que apenas conhecer a tradução pode não ajudar, já que uma mesma palavra pode ter significados diferentes. Por exemplo, no nosso vocabulário temos a palavra manga — que serve para diversos contextos.

Para essa tarefa, é sempre bom ter um aplicativo no celular que te ajude. Uma boa opção é o App Melhor Dicionário, que além de dar a tradução das palavras também fornece seus áudios. Assim, você também melhora a sua pronúncia.

Foque na contextualização

Entender o que uma frase quer dizer, ou o que alguém está falando, é essencial. Mas, para isso, não é necessário que você saiba rigorosamente palavra por palavra do que tem ali. Além do mais, você deve avaliar outros fatores no momento, como o ambiente, por exemplo.

É possível compreender o que o outro está dizendo ou mesmo entender um texto completo sem a necessidade de um dicionário para analisar cada termo. Então, a contextualização pode ser uma arma secreta e trazer mais agilidade.

Seja disciplinado

A disciplina é algo necessário para qualquer objetivo em nossas vidas. Se você não determinar metas que possam ser mensuradas, e cumpri-las, fica muito fácil se perder no meio do caminho.

Reserve um tempo todos os dias para praticar. Não deixe o período do aprendizado apenas para o cursinho de inglês. Ele vai te dar o melhor direcionamento, mas você precisa se comprometer por inteiro com seu aprendizado. Por exemplo, você pode utilizar o tempo de deslocamento de ida e volta ao trabalho para fazer isso.

Faça de novo

A repetição é uma das formas de aprendizado mais eficazes que existem. Já fez um determinado exercício antes? Faça novamente! A mente consegue absorver melhor um conteúdo que ela já conhece e já viu em algum momento.

Passar do inglês intermediário pode parecer uma tarefa difícil para muitos, mas na verdade não é. Grande parte do esforço para dar o próximo passo precisa ser seu. Portanto, persista e insista.

Em um determinado momento, você vai começar a se dar conta de que todo o esforço valeu a pena e estará no nível da competência inconsciente, ou seja, falará inglês como se fosse a sua língua nativa.

E então, gostou do nosso artigo de hoje? Vamos superar o platô do inglês intermediário? Quer saber por que você deve ter o inglês na ponta da língua? Baixe o nosso eBook e se motive ainda mais!

manual do estudante de inglês

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.