Conheça 5 dicas para conseguir um bom estágio de trabalho

Conheça 5 dicas para conseguir um bom estágio de trabalho

O tipo de estágio e as formas de fazê-lo mudam de acordo com as regras da sua graduação e da sua faculdade. Porém, independentemente disso, uma coisa é certa: ele é o momento de experimentar e de conhecer as áreas que abrangem a graduação escolhida. Além do mais, o estágio tem um papel essencial para o futuro profissional, pois ele facilita a entrada de jovens no mercado de trabalho.

Pensando nisso, listamos 5 dicas para você conseguir estágio. Confira:

1. Conheça bem as suas qualidades

Na hora de encontrar um estágio que seja a sua cara, o ideal é que você se conheça e identifique as suas possibilidades e as suas limitações. Para se conhecer, você pode conversar com os seus colegas e os seus professores sobre os perfis nos quais você se encaixa melhor.

Depois disso, faça um comparativo entre as vagas de estágio ofertadas e o seu traço profissional.

2. Defina o seu foco de trabalho

Apesar de o estágio ser uma oportunidade para conhecer as diferentes áreas que abrangem a sua graduação, é importante ter foco quanto aos seus objetivos de carreira.

Por isso, defina bem quais são as áreas nas quais você acredita ter mais potencial e procure por estágios que te darão a oportunidade de praticar as suas habilidades. Conhecer a experiência de outros estagiários pode ajudar você a tomar decisões mais acertadas.

3. Faça um bom currículo

O currículo é o seu 1º contato com a empresa. Por isso, ele precisa chamar a atenção do recrutador. Para tanto, você precisa colocar todas as suas experiências e as suas habilidades de acordo com a vaga ofertada.

Fique atento, pois a maioria dos estágios exige um mínimo de conhecimento em inglês. Caso você não tenha nenhuma experiência — o que é comum entre candidatos a estágio —, descreva as suas competências e como elas podem contribuir para o crescimento da empresa.

4. Estude sobre a empresa

Conhecer bem a empresa escolhida para fazer estágio mostra o seu interesse em trabalhar nela. Hoje em dia, é muito comum encontrar o perfil de pequenas e de grandes organizações na internet.

Pesquise sobre a sua missão, os seus valores e a sua visão de futuro. Essa pesquisa também te ajudará a saber se aquele é, realmente, o tipo de estágio ideal para você.

5. Prepare-se para a entrevista

Mostre todo o seu potencial em:

  • planejar;
  • organizar;
  • trabalhar em equipe;
  • delegar tarefas;
  • motivar pessoas;
  • e analisar e resolver problemas.

Esses são os pontos mais avaliados por empresas na atualidade. Caso tenha a oportunidade, mostre os seus conhecimentos em outros idiomas e as suas habilidades de comunicação.

Conseguir estágio é um passo muito grande para a garantia de uma boa carreira profissional. Se você ainda não sabe como é estar no mercado de trabalho ou quer verificar se as suas habilidades realmente são as que você acredita ter, o estágio é a hora de experimentar e de encontrar oportunidades para a sua carreira.

Gostou das nossas informações de como agir para conseguir estágio? Então assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro de mais dicas como essas!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.