Crescimento das startups no Brasil: por que aprender inglês?

Crescimento das startups no Brasil: por que aprender inglês?

O que você sabe sobre o crescimento das startups no Brasil? Muito mais do que disposição, para abrir o próprio negócio, é preciso um bom planejamento, um serviço diferenciado e o domínio de outro idioma. E, com todas essas variáveis para se levar em conta, muitos desistem antes mesmo de começar.

Ainda assim, há uma parcela da população disposta a apostar nas próprias ideias e projetos, buscando a tão sonhada realização pessoal e profissional por meio da criação de pequenas marcas que visam a consolidação no mercado: as startups.

Preparamos este post para te deixar por dentro do assunto, abordando o crescimento das startups no Brasil, bem como a importância do investimento no aprendizado do inglês para quem deseja alcançar o sucesso.

Ficou interessado? Então, continue lendo:

O que é uma startup? Sabe sobre o crescimento das startups no Brasil?

Ao pesquisar o termo na internet, você encontrará uma série de definições diferentes.

Há quem diga que seja o período inicial de uma pequena empresa e há quem discorde, afirmando que se trata de um empreendimento que possui baixos custos de manutenção e alta capacidade de crescimento e de geração de lucros.

A verdade é que, desde os primórdios, startup é sinônimo para negócios no início das suas atividades, com ideias e propostas inovadoras, visando conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Independentemente do significado escolhido, todos concordam com algo: essa forma de organização tem se tornado tendência e se mostrado muito promissora, inclusive em tempos de crise.

A prova disso está no relatório apresentado pelo Endeavor e pelo IBGE, o qual aponta que, apesar das empresas de alto crescimento terem representado apenas 1,5% do total de negócios vigentes no país em 2011, elas foram responsáveis por quase 50% do total de empregos gerados entre 2008 e 2011 (algo em torno de 2,8 milhões de novas ocupações).

E qual a importância do inglês nesse contexto?

Você provavelmente já tenha ouvido que dominar uma 2ª língua deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade básica. De fato, isso é verdade.

Expansão dos negócios

Portanto qualquer um que tenha pretensões de expandir a sua marca e solidificá-la no mercado deve reconsiderar aquela oportunidade de fazer um curso e aprender um novo idioma.

Poder de comunicação

No aspecto profissional, por exemplo, o gerenciamento de informação por meio da comunicação oral e escrita é uma competência tão necessária quanto o conhecimento dos processos em uma área de atuação.

Essa necessidade se torna muito clara quando uma oportunidade de estabelecer networking com profissionais espalhados pelo mundo surge, e você se vê limitado às barreiras da linguagem. Nessas horas não há tradutor on-line que ajude!

Sem contar a possibilidade de adesão a modelos de negócios apresentados em artigos de visibilidade mundial, normas e requisitos definidos por órgãos internacionais.

Conquista de investimentos

Conhecer um idioma tão popular no meio corporativo quanto o inglês é essencial, também, para angariar investimento estrangeiro: não basta ser gabaritado para criar um produto ou um serviço, é necessário saber vendê-lo.

Dessa forma, esteja ciente que não se trata apenas de traduzir expressões: é importante entender o conceito. Ignorar a existência de termos — muitas vezes considerados importantes no seu segmento — pode resultar em uma imagem de desatualização para a marca, afastando-a dos grupos influenciadores do mercado.

E aí, leitor, gostou de aprender um pouco sobre o crescimento das startups no Brasil? Quer se aprofundar ainda mais nesse tema? Então baixe nosso e-book e aprenda quais são os diferenciais para a sua carreira!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.