O que você sabe sobre o crescimento das startups no Brasil? Muito mais do que disposição, para abrir o próprio negócio, é preciso um bom planejamento, um serviço diferenciado e o domínio de outro idioma. E, com todas essas variáveis para se levar em conta, muitos desistem antes mesmo de começar.
Ainda assim, há uma parcela da população disposta a apostar nas próprias ideias e projetos, buscando a tão sonhada realização pessoal e profissional por meio da criação de pequenas marcas que visam a consolidação no mercado: as startups.
Preparamos este post para te deixar por dentro do assunto, abordando o crescimento das startups no Brasil, bem como a importância do investimento no aprendizado do inglês para quem deseja alcançar o sucesso.
Ficou interessado? Então, continue lendo:
[rock-convert-cta id=”10909″]
O que é uma startup? Sabe sobre o crescimento das startups no Brasil?
Ao pesquisar o termo na internet, você encontrará uma série de definições diferentes.
Há quem diga que seja o período inicial de uma pequena empresa e há quem discorde, afirmando que se trata de um empreendimento que possui baixos custos de manutenção e alta capacidade de crescimento e de geração de lucros.
A verdade é que, desde os primórdios, startup é sinônimo para negócios no início das suas atividades, com ideias e propostas inovadoras, visando conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.
Independentemente do significado escolhido, todos concordam com algo: essa forma de organização tem se tornado tendência e se mostrado muito promissora, inclusive em tempos de crise.
A prova disso está no relatório apresentado pelo Endeavor e pelo IBGE, o qual aponta que, apesar das empresas de alto crescimento terem representado apenas 1,5% do total de negócios vigentes no país em 2011, elas foram responsáveis por quase 50% do total de empregos gerados entre 2008 e 2011 (algo em torno de 2,8 milhões de novas ocupações).
E qual a importância do inglês nesse contexto?
Você provavelmente já tenha ouvido que dominar uma 2ª língua deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade básica. De fato, isso é verdade.
Expansão dos negócios
Portanto qualquer um que tenha pretensões de expandir a sua marca e solidificá-la no mercado deve reconsiderar aquela oportunidade de fazer um curso e aprender um novo idioma.
Poder de comunicação
No aspecto profissional, por exemplo, o gerenciamento de informação por meio da comunicação oral e escrita é uma competência tão necessária quanto o conhecimento dos processos em uma área de atuação.
Essa necessidade se torna muito clara quando uma oportunidade de estabelecer networking com profissionais espalhados pelo mundo surge, e você se vê limitado às barreiras da linguagem. Nessas horas não há tradutor on-line que ajude!
Sem contar a possibilidade de adesão a modelos de negócios apresentados em artigos de visibilidade mundial, normas e requisitos definidos por órgãos internacionais.
Conquista de investimentos
Conhecer um idioma tão popular no meio corporativo quanto o inglês é essencial, também, para angariar investimento estrangeiro: não basta ser gabaritado para criar um produto ou um serviço, é necessário saber vendê-lo.
Dessa forma, esteja ciente que não se trata apenas de traduzir expressões: é importante entender o conceito. Ignorar a existência de termos — muitas vezes considerados importantes no seu segmento — pode resultar em uma imagem de desatualização para a marca, afastando-a dos grupos influenciadores do mercado.
E aí, gostou de aprender um pouco sobre o crescimento das startups no Brasil? Quer se aprofundar ainda mais nesse tema? Então baixe nosso ebook e aprenda quais são os diferenciais para a sua carreira!