fbpx

Inglês ou pós-graduação? Descubra qual deve ser feito primeiro!

Investir em qualificação e aperfeiçoamento contínuo não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade diante do atual cenário do mercado de trabalho. Depois de concluir o ensino superior, muitos profissionais enfrentam um dilema: afinal de contas, é melhor cursar primeiro inglês ou pós-graduação?

Para crescer profissionalmente, nem sempre é possível realizar todas as atualizações necessárias de forma simultânea, seja por motivo pessoal, financeiro ou devido à falta de tempo. Assim, muitas vezes, é preciso fazer escolhas e optar pela alternativa mais positiva e adequada à sua realidade e objetivos profissionais.

Uma carreira bem-sucedida é conquistada a partir de decisões tomadas ao longo do tempo. Por isso, avaliar as possibilidades e os retornos que cada opção acarreta em sua vida é fundamental para realizar a escolha certa e alcançar os resultados desejados.

Pronto para decidir? Então, continue conosco e confira a seguir o que deve ser considerado antes de dar o próximo passo!

informações inglês

O que deve ser cursado primeiro: inglês ou pós-graduação?

Antes de escolher, é preciso entender o que as empresas e o mercado de trabalho esperam de um profissional da área em que você atua.

Além de acompanhar as tendências, informe-se sobre as organizações às quais você pretende se candidatar. Se o seu objetivo é trabalhar em uma multinacional, por exemplo, o inglês certamente será um requisito fundamental para conquistar a vaga.

É comum entre os profissionais brasileiros adiar o aprendizado de inglês por considerarem que, para desempenhar suas funções, não é necessário ter fluência na língua. No entanto, devemos ponderar que, devido ao fenômeno da globalização que interliga cada vez mais as corporações, o inglês é o idioma oficial dos negócios.

Além disso, é por meio dele que temos acesso às informações em nível mundial. E em um universo tão globalizado como o que vivemos ser fluente na língua é uma condição importante para uma comunicação efetiva.

A pós-graduação, por sua vez, é ideal para quem precisa capacitar-se em uma nova área, ampliar os conhecimentos no setor em que atua ou conquistar uma posição de gestor. Entretanto, alguns desses aprendizados podem ser adquiridos através de vivências profissionais, enquanto o inglês é considerado pré-requisito para a maioria das oportunidades de emprego.

Se tiver que fazer uma escolha, a capacidade de se comunicar fluentemente em inglês é a melhor opção para quem quer se destacar no mercado de trabalho e se sobressair diante da concorrência.

Quais são os contras de fazer uma pós-graduação sem inglês?

Embora seja possível fazer uma pós-graduação antes de aprender inglês, essa não é uma decisão estratégica, considerando o cenário atual do mercado. O universo corporativo está cada vez mais dinâmico, e os profissionais precisam se adaptar a essa nova realidade.

Se a sua intenção é conquistar uma posição em uma multinacional, por exemplo, não é inteligente adiar o aprendizado do inglês.

Mesmo com os conhecimentos adquiridos durante uma pós-graduação, algumas funções e cargos costumam exigir no mínimo noções básicas de inglês no dia a dia — e não contar com essa habilidade pode significar estar sempre um passo atrás da concorrência.

Ter a fluência em outro idioma é algo que só tem a agregar. Portanto, o ideal é priorizar o inglês. Caso isso não seja possível, uma solução é conciliar o seu estudo com a especialização. Algumas instituições de ensino superior permitem que você inicie a pós-graduação cursando a quantidade de matérias que desejar.

Ou seja, se você só quiser cursar uma disciplina por semestre, seja por questões econômicas ou para equilibrar estudos e trabalho, isso é possível. Esse é um caminho que permite que você não abra mão de um objetivo em prol de outro.

Mesmo que isso signifique demorar um pouco mais para terminar a pós-graduação, lembre-se de que, dessa forma, você estará se preparando da melhor maneira possível para alcançar posições de sucesso no mercado. Tudo isso dentro do seu ritmo e possibilidades.

No entanto, colocando tudo na balança, ainda é mais vantajoso investir primeiro no inglês. Isso porque o conhecimento do idioma tem tudo para potencializar aproveitamento da pós-graduação, como falaremos a seguir.

O inglês nos processos seletivos

Como já mencionamos, o número de vagas que exigem o domínio da língua inglesa é crescente. Para checar se o candidato atende mesmo a esse requisito, ele é testado ainda nos processos seletivos. Caso informe ter inglês avançado, uma simples conversa por meio de contato telefônico pode servir como teste para a empresa.

Por isso, é fundamental realmente aprender o idioma e não mentir para os profissionais que estão conduzindo o processo seletivo sobre o seu verdadeiro nível de conhecimento. Imagine o quanto você ficaria constrangido em uma situação como essa ao não compreender o que é dito em uma avaliação oral, por exemplo.

Além disso, é comum entre os recrutadores afirmar que já viram candidatos serem descartados por não contarem com a devida fluência em inglês. Por outro lado, dizem que é difícil um bom talento ser eliminado do processo seletivo por não ter pós-graduação.

Qual é a real importância do inglês para a realização da pós-graduação?

A competitividade de um profissional no mercado pode ser afetada diretamente devido ao fraco desempenho no inglês, pois, quem é fluente no idioma sempre sai na frente dos demais candidatos.

Assim também ocorre na pós-graduação. Muitos cursos acadêmicos exigem o conhecimento do idioma para que o aluno esteja apto a participar das aulas, principalmente em formações de mestrado e doutorado.

É óbvio que cada instituição de ensino possui seus próprios requisitos de seleção, mas é muito comum entre as universidades exigirem certificados de proficiência na língua, ou ainda, que testem os conhecimentos dos candidatos por meio de avaliações.

Ter um conhecimento profundo do inglês permite, inclusive, que o profissional consiga um melhor aproveitamento da pós-graduação. Ou seja, se tiver que escolher apenas uma qualificação no momento, mesmo sabendo que as duas são importantes para a sua carreira profissional, investir no aprendizado da língua estrangeira é a melhor opção.

As empresas que oferecem melhores posições normalmente exigem fluência em inglês. Por isso, caso sua ambição seja conquistar uma vaga nessas organizações, não perca mais tempo e aprimore o seu conhecimento nesse idioma.

Como foi possível perceber, a dúvida entre inglês e pós-graduação é mais comum do que você imagina. Ambos são imprescindíveis para aumentar a empregabilidade em meio a um mercado de trabalho totalmente exigente e competitivo. No entanto, existem várias posições nas quais a fluência em outro idioma é requisito para o cumprimento das atividades exigidas, podendo servir até mesmo como fator eliminatório.

Gostou das dicas que trouxemos no post? Então, aproveite a sua visita no blog para conhecer outras das competências profissionais mais exigidas no mercado de trabalho!

guia inglês para trabalho

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades