Como me preparar para o intercâmbio?

Como me preparar para o intercâmbio?

O intercâmbio é uma das melhores formas de praticar outro idioma e aprender alguns aspectos da língua que só quem a utiliza no dia a dia consegue aplicar com eficiência.

Além disso, é uma grande oportunidade para conhecer cultura e pessoas novas e ter inesquecíveis experiências que irão contribuir significativamente para vários campos da vida.

Mas, como se preparar para o intercâmbio e aproveitar ao máximo essa experiência? Para responder à pergunta, selecionamos algumas dicas que irão ajudá-lo. Confira!

Pratique e estude muito a língua

Antes de mais nada, ter boa fluência e intimidade com o idioma pretendido é fundamental para que, ao chegar ao seu destino, você não fique perdido.

Não dominar a língua do local para onde irá pode atrapalhar sua viagem não só nos aspectos comunicacionais, mas também poderá comprometer o seu aproveitamento. Bastante tempo pode ser perdido tentando conseguir decifrar o vocabulário para pedir informações simples ou proferir pequenas frases.

Por isso, pratique bastante e tenha uma boa bagagem do curso de idioma para estar apto a desfrutar ao máximo essa oportunidade.

Defina objetivos para se preparar para o intercâmbio

O contato com outra língua é constante e inevitável quando se está em outro país. Porém, mesmo assim, para que a sua estadia seja proveitosa e você realmente aprenda a comunicar-se com eficiência, é importante definir alguns objetivos durante a viagem.

Antes de embarcar é interessante descobrir quais são suas dificuldades com o idioma estrangeiro, para que possa descobrir estratégias que o ajudem a superá-las. Caso seu grande problema seja compreender a fala, defina como meta andar em locais públicos, como metrôs e museus, nos quais será possível treinar o seu ouvido para entender os diálogos.

Quer treinar a conversação? Vá a bares, parques ou outros lugares onde possa conhecer pessoas e treinar sua capacidade de fala utilizando a língua estrangeira.

Procure estabelecer um cronograma de tarefas, estipulando o que será feito durante os dias de estada e como aproveitar ao máximo para estudar e conhecer o lugar. Isso é extremamente importante para que dê tempo de alcançar as metas antes de retornar ao Brasil.

Faça pesquisas

Como utilizar o transporte público no destino? Ou quais expressões idiomáticas são as mais utilizadas por lá? Como é o clima e o que eu preciso saber antes de viajar? O que esperar da instituição de ensino onde irei estudar no exterior?

Conhecer um pouco do seu destino também faz parte de se preparar para o intercâmbio, além das diversas possibilidades de explorar esse local, para que você possa aproveitar muito a oportunidade.

Faça uma boa pesquisa prévia, preparando chegada e permanência com a segurança de saber o que fazer. Assim, não se sentirá perdido e poderá aproveitar muito mais a viagem.

Planeje os custos

Viajar não é algo barato. Principalmente quando vamos a algum país no qual a moeda é mais valorizada do que o real — o que significa que o nosso poder de compra é reduzido.

Dessa forma, antes de iniciar o seu intercâmbio, planeje os gastos que terá antes, durante e depois de sua viagem. Eles deverão levar em consideração fatores como alimentação, transporte, seguro viagem, estadia, vestuário, entretenimento, emergências e até aquele suvenir para o seu irmão caçula.

Projetando as despesas, certamente você não será pego de surpresa se deparando com pouco dinheiro em território estrangeiro.

Está em época de se preparar para o intercâmbio ou já aproveitou a oportunidade? Compartilhe essa experiência incrível e suas expectativas conosco.

Gostaria de saber sobre nossos grupos? Clique aqui!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.