fbpx

Como me preparar para o intercâmbio?

O intercâmbio é uma das melhores formas de praticar outro idioma e aprender alguns aspectos da língua que só quem a utiliza no dia a dia consegue aplicar com eficiência. Além disso, é uma grande oportunidade para conhecer cultura e pessoas novas e ter inesquecíveis experiências que irão contribuir significativamente para vários campos da vida. Mas, como devo me preparar para o intercâmbio e aproveitar ao máximo essa experiência? Para responder à pergunta, selecionamos algumas dicas que irão ajudá-lo. Confira!

guia completo de intercâmbio

Pratique e estude muito a língua

Antes de mais nada, ter boa fluência e intimidade com o idioma pretendido é fundamental para que, ao chegar ao seu destino, você não fique perdido.

Não dominar a língua do local para onde irá pode atrapalhar sua viagem não só nos aspectos comunicacionais, mas também poderá comprometer o seu aproveitamento. Bastante tempo pode ser perdido tentando conseguir decifrar o vocabulário para pedir informações simples ou proferir pequenas frases.

Por isso, pratique bastante e tenha uma boa bagagem do curso de idioma para estar apto a desfrutar ao máximo essa oportunidade.

Defina objetivos para se preparar para o intercâmbio

O contato com outra língua é constante e inevitável quando se está em outro país. Porém, mesmo assim, para que a sua estadia seja proveitosa e você realmente aprenda a comunicar-se com eficiência, é importante definir alguns objetivos durante a viagem.

Antes de embarcar é interessante descobrir quais são suas dificuldades com o idioma estrangeiro, para que possa descobrir estratégias que o ajudem a superá-las. Caso seu grande problema seja compreender a fala, defina como meta andar em locais públicos, como metrôs e museus, nos quais será possível treinar o seu ouvido para entender os diálogos.

Dificuldade para falar o idioma? Vá a bares, parques ou outros lugares onde possa conhecer pessoas e treinar sua capacidade de fala utilizando a língua estrangeira.

Procure estabelecer um cronograma de tarefas, estipulando o que será feito durante os dias de estada e como aproveitar ao máximo para estudar e conhecer o lugar. Isso é extremamente importante para que dê tempo de alcançar as metas antes de retornar ao Brasil.

Faça pesquisas

Como utilizar o transporte público no destino? Ou quais expressões idiomáticas são as mais utilizadas por lá? Como é o clima e o que eu preciso saber antes de viajar? O que esperar da instituição de ensino onde irei estudar no exterior? Como me comportar em uma casa de família?

Conhecer um pouco do seu destino também faz parte de se preparar para o intercâmbio, além das diversas possibilidades de explorar esse local, para que você possa aproveitar muito a oportunidade.

Faça uma boa pesquisa prévia, preparando chegada e permanência com a segurança de saber o que fazer. Assim, não se sentirá perdido e poderá aproveitar muito mais a viagem.

Planeje os custos

Viajar não é algo barato. Principalmente quando vamos a algum país no qual a moeda é mais valorizada do que o real — o que significa que o nosso poder de compra é reduzido.

Dessa forma, antes de iniciar o seu intercâmbio, planeje os gastos que terá antes, durante e depois de sua viagem. E leve em consideração fatores como alimentação, transporte, seguro de viagem, estadia, vestuário, entretenimento, emergências e até aquele suvenir para a sua família.

Com essas dicas e com esse eBook de intercâmbio você terá todas as informações necessárias para fazer dessa experiência algo incrível.

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades