Intercâmbio na My Target Idiomas

Descubra 5 fatos essenciais sobre cultura alemã

Descubra 5 fatos essenciais sobre cultura alemã

A gente sempre cria estereótipos quando não conhecemos bem uma cultura e um povo, não é mesmo? Quem nunca imaginou o alemão como um cara sério demais, que só come linguiça e toma cerveja? Para quem pensa assim, a cultura alemã pode ser surpreendente.

Para começar, os alemães não são extremamente sérios, eles só demoram um pouco mais para se abrirem. Dizem que ele é como um coco: duro por fora, difícil de abrir, mas, por dentro, é doce e agradável.

Se você planeja conhecer a Alemanha ou só quer saber mais sobre a rica cultura alemã, cujas cidades possuem várias atrações, como museus, shows, festas e festivais folclóricos, fique com a gente. Contaremos, a seguir, 5 fatos essenciais do dia a dia alemão.

1. Seja pontual

No Brasil, marcamos uma festa às 20h30, sabendo que todo mundo só vai chegar lá pelas 21h. Já na Alemanha, vale a pena evitar esses atrasos. Costumamos usar a pontualidade britânica como exemplo porque não sabemos o quanto os alemães são rigorosos com atrasos.

Então, fique ligado: se marcar às 20h30, 20h32 já é considerado atraso na Alemanha.

2. Dê mais atenção à coleta seletiva

Os alemães são muito responsáveis com o lixo que produzem. Para começar, eles estão sempre separando o próprio lixo e atentos ao calendário de coleta seletiva que as prefeituras disponibilizam aos cidadãos.

O melhor é que eles têm datas para o descarte de objetos que, em geral, não cabem no lixo comum, como sofás, geladeiras e coisas parecidas. No dia determinado para esse tipo de “lixo”, outras famílias podem sair à caça de materiais e móveis para as suas casas. Bem legal, não?

3. Entenda que a gastronomia vai muito além do chucrute

Falou em gastronomia alemã, pensou em chucrute. Mas tem muito mais para gente experimentar!

É claro que os alimentos mudam dependendo da região, mas se tem uma coisa que você vai encontrar o tempo todo por lá, essa coisa é a batata. Ela funciona meio que como o nosso arroz e feijão, já que aparece em tudo quanto é refeição — cozida, frita, no purê, no croquete ou até na sopa.

Também há muita carne de porco, como o famoso joelho, servido em diversos bares e restaurantes, a linguiça e o Kassler, que é um dos cortes vendido, exclusivamente, defumado.

4. Adapte-se à falta de cobradores no transporte público

Na Alemanha, você paga pela passagem, coloca o bilhete no bolso e viaja tranquilamente, sem precisar mostrá-lo para ninguém, a menos que haja alguma fiscalização.

A profissão de cobrador não existe naquelas bandas. Então, quando entrar em um ônibus público, já pode ir procurando um lugar para sentar.

5. Tenha cuidado ao chamar alguém de amigo na cultura alemã

No Brasil, até um desconhecido a gente chama de amigo. Na Alemanha, é melhor ter cuidado ao usar essa palavra, já que no idioma alemão há a diferenciação muito clara entre um amigo de um conhecido.

Se um alemão chamar você de colega ou apresentá-lo como um conhecido, não fique chateado. Um conhecido para um alemão é alguém com quem ele se encontrou várias vezes, mas ainda não estabeleceu uma relação mais próxima. O amigo é alguém com quem ele já tem uma abertura maior. Calma que você chegará lá!

Gostou de conhecer as particularidades da cultura alemã? Para continuar acompanhando nossas publicações, siga os nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.