fbpx

5 dicas que vão te ajudar a conseguir um emprego no exterior

São muitas as pessoas que desejam encontrar um emprego no exterior, e os motivos são os mais variados possíveis: ganhar dinheiro para ajudar a família, ter um bom currículo, conseguir melhor qualidade de vida, entre outros.

Essa não é uma tarefa tão complicada quanto se imagina, mas exige um pouco de esforço, dedicação e saber procurar nos lugares certos. Isso ajuda a ir por um caminho mais simples, fazendo com que o você consiga alcançar os seus objetivos em menor tempo.

Para te ajudar nessa tarefa, nós fizemos uma lista com algumas dicas importantes para alcançar o que deseja.

Como conseguir um emprego no exterior

1. Aprenda a língua do país

O fato de não saber falar quase nada da língua do país no qual você quer trabalhar só vai te deixar mais distante do cargo. Isso também não significa que você precisa saber o idioma ao pé da letra, mas precisa saber o básico para conseguir se dar bem no ambiente de trabalho. Afinal de contas, será necessário se comunicar com os colegas de trabalho e também atender clientes.

O melhor mesmo é conquistar um idioma de forma fluente. Quanto mais você souber falar o idioma, mais fácil será de ser contratado.

2. Tenha a mente aberta

Já considerou trabalhar em um cargo que não seja exatamente na sua área? Fica mais fácil de encontrar uma oportunidade se você estiver com a mente aberta e disposto a se arriscar em novas possibilidades. Isso também acaba mostrando a sua versatilidade e você aprende uma nova função.

Opte por algo que, ainda que não seja dentro da sua área, esteja compatível com a sua personalidade e com o seu gosto. Gostar ao menos um pouco do que faz facilita e muito o seu desenvolvimento dentro da empresa.

3. Escolha os países que têm as portas abertas

Existem alguns países que aceitam muito melhor os estrangeiros que outros, e que possuem vagas preferenciais para quem fala uma determinada língua. A Austrália e o Canadá, por exemplo, recebem muitos brasileiros que desejam trabalhar no território.

Quando o assunto é crescer na carreira, também existem algumas regiões que são preferidas da maioria. As empresas desses locais normalmente oferecem um pacote de benefícios com seguro-saúde, moradia, passagens para visitar a família no país de origem, entre outros. Alguns exemplos são os Emirados Árabes e Cingapura.

4. Faça um intercâmbio

Esse é um dos itens que, se estiver no seu currículo, já te dará um passo à frente da maioria. Fazer um intercâmbio mostra para recrutador que você já passou algum tempo em contato com uma nova língua e cultura. Além de ser um excelente forma de descobrir se você consegue lidar com a distância da família e viver em um ambiente muito diferente do habitual.

5. Esteja com os documentos em dia

Não deixe os documentos para a última hora, até porque, se você fizer isso, certamente perderá a vaga. É necessário que tenha em mãos, pelo menos, o passaporte, além de certificados de cursos, diplomas e todos os necessários para a identificação.

Lembre-se que caso deseje trabalhar dentro da sua área de formação, pode ser necessário validar o diploma no outro país. Por isso, antes de sair mandando currículo, verifique as exigências legais para trabalhar no local.

Conhece outras pessoas que também querem um emprego no exterior? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas!

guia diferenciais para carreira

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades