fbpx

Como o videogame ajuda seu filho a aprender inglês?

Você já teve que pedir para seu filho parar de jogar? Muito provavelmente sim! Em um mundo totalmente digital, em que as gerações Y e Z lidam com a tecnologia com muita naturalidade, os games vieram para ficar. Você sabia que o videogame ajuda seu filho a aprender inglês?Nesse contexto, que tal se os recursos tecnológicos fossem utilizados a favor da educação dos pequenos?

Muitas são as pesquisas que indicam o poder educativo dos videogames, que, inclusive, são vistos como tendência em sala de aula. Além desse uso mais direto no ensino formal, é visível como os games trazem diversos tipos de aprendizado, como, por exemplo, da língua inglesa. Afinal, a maioria dos jogos são todos nesse idioma.

No post de hoje, você vai constatar como e por que o videogame ajuda seu filho a aprender inglês. Acompanhe!

[rock-convert-cta id=”10878″]

O game “obriga” seu filho a pensar em inglês

Grande parte dos games não são traduzidos para o português, principalmente se forem lançamentos. Tendo isso em vista, passa a ser uma necessidade — se o seu filho pretende jogar — saber a língua inglesa. Mais que isso: como ele precisa ser rápido, muitas vezes, se verá obrigado a pensar em inglês, buscando compreender as expressões pelo contexto. E esse processo é um dos melhores para a aquisição de qualquer língua estrangeira.

Além disso, é comprovado por meio de pesquisas que alunos jogadores têm desempenho superior nas notas em inglês quando comparados àqueles que não jogam, conforme pesquisa feita pelo estudioso Uuskoski, na Universidade de Helsinki. Os resultados demonstraram dados significantes para crianças que jogavam 15h ou mais por semana.

Sendo assim, o game pode ajudar bastante no aprendizado do segundo idioma, uma vez que seu filho se dedica a compreendê-lo para conseguir competir de igual para igual, principalmente em jogos online, em que os outros jogadores são ou nativos, ou dominam bem o inglês.

Existem jogos mais indicados para o aprendizado

Os games trabalham um aprendizado de forma ativa. Ou seja: a criança, adolescente, jovem ou adulto precisará interagir com as situações de simulação em que é falada a língua inglesa, imergindo nos contextos, o que facilita a assimilação. Para isso dar ainda mais certo, você pode apresentar jogos para seu filho que estimulem tanto a leitura quanto a fala desse idioma.

Provavelmente, você já deve ter visto alguns dos games abaixo. Eles são exemplos que podem ajudar seu filho a aprender inglês:

  • Candy Crush Saga;
  • Resident Evil;
  • Call of Duty;
  • Jogos de RPG (Role-Playing Games).

Uma dica é jogar junto ao seu filho e consultar um dicionário, sem falar nada. Deixe o livro à mão, para ele consultar quando estiver sozinho. Possivelmente, ele reproduzirá esse seu ato, principalmente se perceber que, aperfeiçoando o vocabulário, conseguirá vencer uma fase, por exemplo.

E não só a língua inglesa, expressões e gírias são um aprendizado durante os games. Em geral, bons jogos ensinam atuação em grupo, auxiliam na coordenação motora, estimulam várias partes do cérebro e convocam a ter raciocínio lógico, rápido e determinado, entre outras vantagens. Alguns, inclusive, trazem informações sobre história e geografia, ampliando as disciplinas escolares que podem ser trabalhadas por meio dos videogames.

O prazer do videogame ajuda seu filho a aprender inglês

Outro benefício que essa tecnologia trouxe para se aprender inglês é a união de prazer e conhecimento. Afinal, antigamente, estudar um segundo idioma significava horas e mais horas de sofridos exercícios, ouvindo centenas de gravações monótonas. Hoje, seja com games, seriados, filmes, músicas ou até em uma viagem de intercâmbio, ir além da língua materna e ter contato com a língua inglesa também envolve diversão.

E isso traz um resultado fascinante, pois nosso organismo e nosso cérebro aceitam melhor aquilo que traz alegria, tranquilidade e descontração. Dessa forma, o videogame ajuda ainda mais seu filho nesse aprendizado, uma vez que ele não desenvolverá resistência. Pelo contrário: ele quer entender ainda mais para conseguir alcançar seus objetivos no jogo e ao lado dos colegas.

Os games, sem dúvida, inserem seu filho em culturas de diversos países. E, definitivamente, o videogame ajuda seu filho a aprender inglês!

Gostou deste post? Então, aproveite para ajudar outros pais e responsáveis: compartilhe-o em suas redes sociais!

guia inglês para crianças

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades