Entenda por que algumas pessoas têm dificuldades para aprender um idioma

Você já teve a sensação de que nunca vai aprender um outro idioma? Não consegue enxergar os resultados de seus estudos e tem a impressão de que todo mundo aprende menos você? Neste post vamos te ajudar a entender por que algumas pessoas têm dificuldades para aprender um idioma e outras não.

O problema pode estar em diversos pontos, pode ser algo interno, como a falta de ânimo para estudar, ou algo externo como o uso de métodos inadequados de aprendizagem. Selecionamos os principais motivos de algumas pessoas terem mais dificuldade e aprenderem de forma mais lenta, enquanto outras aprendem com facilidade. Confira!

A diferença gramatical, ortográfica e de pronúncia

Esta é uma questão mais técnica quando falamos do estudo de um novo idioma. Quando olhamos para uma língua diferente da nossa parece que nunca vamos entender aquilo, porém com o tempo e a prática, essa sensação desaparece. Essas diferenças existem por se tratar de outros sons, outras culturas, formas de interagir e maneiras de escrever.

Para lidar com essa questão, nossa dica é que você procure por cursos que tratem de todos os aspectos importantes para o aprendizado de uma nova língua. No inglês, por exemplo, muitas escolas focam apenas na gramática pura, mas sabemos que o contexto é essencial para uma aquisição efetiva de uma língua, até mesmo quando se trata das diferenças gramaticais, ortográficas e de pronúncia.

A falta de confiança em suas potencialidades e as dificuldades para aprender um idioma

Aqui trata-se de questões mais pessoais. Este é um problema comum em pessoas que têm dificuldade de aprender uma nova língua: não acreditar em si. Isso acontece quando a gente não tem objetivos para fazer algo. Então, tenha razões que te façam realmente dar importância aos estudos.

É preciso ter paciência, conhecer seus limites e suas habilidades. É comum as pessoas fazerem melhor aquilo que elas gostam e estão motivadas, por isso, procure dentro de você aquilo que te motiva e use todo o seu potencial para colocar o melhor de você nos estudos.

O uso de estratégias inadequadas de aprendizagem

Para aprender um novo idioma é essencial que os estudos aconteçam dentro das suas possibilidades. Os erros são comuns até mesmo entre as pessoas que já estão em níveis avançados da língua, por isso não tenha medo de arriscar e aprenda com seus erros.

Procure por escolas de idiomas que respeitem suas dificuldades e crie estratégias adequadas para sua rotina e dentro da sua capacidade de rendimento. Aprender um novo idioma não acontece da noite para o dia, então, é preciso estudar muito, além de praticar e procurar por formas de vivenciar a língua.

Como vimos, dedicação e determinação são essenciais na hora de superar a dificuldades para aprender um novo idioma. Muitas vezes, desanimamos quando não enxergamos nenhum tipo de resultado, geralmente, isso acontece porque comparamos nosso nível de aprendizado com o de outras pessoas. O ideal é que façamos essa comparação internamente, analisando a sua própria evolução desde o primeiro contato com a língua.

Você se identificou com alguma das dificuldades para aprender citada acima? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades