Inglês para vestibular: devo estudar em uma escola de idiomas?

Inglês para vestibular: devo estudar em uma escola de idiomas?

Quem está se preparando para o vestibular, sabe que não é uma tarefa fácil. O conteúdo extenso e as leituras obrigatórias fazem cada minuto ser valioso. Nessa corrida, o vestibulando acaba deixando de lado o estudo para a prova de língua estrangeira e aí está o seu maior erro. Estudar inglês para o vestibular da forma adequada pode ser o fator que vai colocá-lo na lista dos aprovados.

Inglês como diferencial

Independente da faculdade que você escolher, a língua estrangeira é muito importante para a sua aprovação.  Alguns cursos dão peso maior a essa disciplina, por isso, preparar-se vai garantir um grande salto na nota final. Outros cursos, porém, podem atribuir à prova de língua estrangeira somente o peso mínimo e aí está a sua oportunidade de se diferenciar. Enquanto seus concorrentes darão prioridade às outras matérias, ao focar em todas, inclusive na língua estrangeira, você estará à frente dos demais.

E por que estudar inglês? Segundo os microdados do ENEM, a média de acertos nas provas até o ano de 2015 foi de 45% na prova de inglês e 34% na prova de espanhol. Dentre outros motivos, essa diferença ocorre pela falsa ideia de que o idioma espanhol é mais fácil e que há grande semelhança entre as palavras em espanhol e português, o que é uma ilusão. Estamos rodeados de termos em inglês, o que facilita nossa compreensão textual na hora da prova. Além disso, os falsos cognatos – palavras que se parecem com termos em português, entretanto têm significados diferentes – são muito comuns no idioma espanhol e induzem a maioria dos candidatos ao erro.

A importância de estudar em um curso de idiomas

Em um curso de idiomas, o aluno poderá estudar inglês com um acompanhamento mais personalizado. No colégio, onde as turmas chegam a ter até 50 alunos, muitas vezes é difícil aprender determinado conteúdo, o que pode prejudicar muito o candidato na hora da prova. O conteúdo cobrado no vestibular não exige somente o domínio do vocabulário, mas, principalmente, a capacidade de compreensão de texto e isso demanda um conhecimento mais aprofundado da língua. Em um curso de inglês, além de praticar o listening, que ajuda muito a entender as palavras em inglês com que você se depara no dia a dia (em músicas, filmes, propagandas etc.), você vai praticar intensamente a compreensão de textos. As turmas são pequenas e, com isso, a aprendizagem se torna mais rápida e completa, afinal, o tempo é curto.

O peso da língua inglesa no ENEM

A nota da língua estrangeira representa até 4,4% da nota final do candidato na prova do ENEM. Esse percentual pode variar conforme o peso e a nota de corte do curso escolhido. Em cursos como Direito, Educação Física e Pedagogia, a prova de Linguagens e Códigos tem um peso alto, o que pode significar a pontuação que você precisa para ser aprovado. Por isso, é muito importante se preparar não só para o vestibular, mas também para o ENEM.

Estudar inglês para o vestibular em um curso de idiomas prepara você para o conteúdo da prova e faz mais do que isso. Um curso de idiomas fará você se sentir mais confiante para resolver as questões de língua estrangeira. Além disso, você conseguirá enfrentar os assuntos cobrados com mais naturalidade e rapidez, o que é uma grande vantagem, pois o tempo de realização da prova também é um fator importante para a aprovação.

Gostou de saber mais sobre a importância de estudar inglês para o vestibular? Deixe seu comentário.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.