fbpx

Inglês para vestibular: devo estudar em uma escola de idiomas?

Quem está se preparando para o vestibular, sabe que não é uma tarefa fácil. O conteúdo extenso e as leituras obrigatórias fazem cada minuto ser valioso. Nessa corrida, o vestibulando acaba deixando de lado o estudo para a prova de língua estrangeira e aí está o seu maior erro. Estudar o inglês para vestibular da forma adequada pode ser o fator que vai colocá-lo na lista dos aprovados.

Inglês para vestibular como diferencial

Independente da faculdade que você escolher, a língua estrangeira é muito importante para a sua aprovação. Alguns cursos dão peso maior a essa disciplina, por isso, preparar-se vai garantir um grande salto na nota final. Outros cursos, porém, podem atribuir à prova de língua estrangeira somente o peso mínimo e aí está a sua oportunidade de se diferenciar. Enquanto seus concorrentes darão prioridade às outras matérias, ao focar em todas, inclusive na língua estrangeira, você estará à frente dos demais.

E por que estudar inglês? Segundo os dados do ENEM, a média de acertos nas provas até o ano de 2015 foi de 45% na prova de inglês e 34% na prova de espanhol. Dentre outros motivos, essa diferença ocorre pela falsa ideia de que o idioma espanhol é mais fácil e que há grande semelhança entre as palavras em espanhol e português, o que é uma ilusão. Estamos rodeados de termos em inglês, o que facilita nossa compreensão textual na hora da prova. Além disso, os falsos cognatos – palavras que se parecem com termos em português, entretanto têm significados diferentes – são muito comuns no idioma espanhol e induzem a maioria dos candidatos ao erro.

A importância de estudar em um curso de idiomas

Em um curso de idiomas, o aluno poderá estudar o inglês para vestibular com um acompanhamento mais personalizado. No colégio, onde as turmas chegam a ter até 50 alunos, muitas vezes é difícil aprender determinado conteúdo, o que pode prejudicar muito o candidato na hora da prova. O conteúdo cobrado no vestibular não exige somente o domínio do vocabulário, mas, principalmente, a capacidade de compreensão de texto e isso demanda um conhecimento mais aprofundado da língua. Em um curso de inglês, além de praticar o listening, que ajuda muito a entender as palavras em inglês com que você se depara no dia a dia (em músicas, filmes, propagandas etc.), você vai praticar intensamente a compreensão de textos. As turmas são pequenas e, com isso, a aprendizagem se torna mais rápida e completa, afinal, o tempo é curto.

informações inglês

O peso da língua inglesa no ENEM

A nota da língua estrangeira representa até 4,4% da nota final do candidato na prova do ENEM. Esse percentual pode variar conforme o peso e a nota de corte do curso escolhido. Em cursos como Direito, Educação Física e Pedagogia, a prova de Linguagens e Códigos tem um peso alto, o que pode significar a pontuação que você precisa para ser aprovado. Por isso, é muito importante se preparar não só para o vestibular, mas também para o ENEM.

Estudar inglês para vestibular em um curso de idiomas prepara você para o conteúdo da prova e você conseguirá enfrentar os assuntos cobrados com mais naturalidade e rapidez, o que é uma grande vantagem, pois o tempo de realização da prova também é um fator importante para a aprovação.

Gostou de saber a importância de inglês no vestibular? Então, acompanhe a My Target Idiomas no Facebook para mais conteúdos como esse.

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades