Educação e família: você sabia que a relação entre pais e educadores é fundamental?

Educação e família: você sabia que a relação entre pais e educadores é fundamental?

As instituições família e escola acompanham as novas perspectivas de convivência social, e por isso se transformam ao longo da história. Consequentemente, metodologias inovadoras são necessárias e a aproximação entre os pais e a escola é muito importante.

Neste post, vamos falar um pouco sobre como essa relação entre educação e família se constrói. Selecionamos algumas perguntas que nos fazem refletir sobre a relação entre pais e educadores em momentos de aquisição de novos conhecimentos de seus filhos.

Qual a necessidade da relação entre educação e família?

Uma boa instituição de ensino é aquela que possibilita aos pais uma participação ativa no processo de aprendizado de seus filhos. Essa é uma interação necessária para que pais e troquem informações com educadores e vivenciem um pouco do dia a dia dos seus filhos em uma escola profissionalizante.

Os pais podem ajudar a potencializar o aprendizado de seus filhos. Para isso, é de extrema importância que haja uma participação efetiva e ativa deles no processo educacional dessas crianças e adolescentes.

Por que os pais devem participar do processo de aprendizagem dos filhos?

A preocupação com o futuro é essencial em qualquer atividade que envolva a educação. Para além disso, é de conhecimento geral que optar por aprimorar os conhecimentos adquiridos na escola, com cursos de idiomas ou outros cursos profissionalizantes, trará mais oportunidades para o futuro de nossas crianças e adolescentes.

Neste sentido, é preciso entender que as atitudes dos pais influenciam muito nas escolhas de seus filhos. O engajamento da família no processo de aprendizagem dos filhos vai favorecer o desempenho escolar e aumentar a produtividade, pois o desempenho do aluno depende muito dessa relação.

Quando participar do aprendizado de idiomas com os filhos?

É importante que pais e educadores compartilhem informações de forma objetiva, podendo até mesmo elaborar juntos diferentes técnicas de aprendizado. Porém, existe um limite que deve ser respeitado: é dever da escola ensinar conteúdos específicos, enquanto aos pais cabem os ensinamentos sobre como agir e conviver em sociedade.

Os pais precisam saber no que podem ajudar e como fazer isso, e as escolas devem orientá-los quanto aos limites dessa relação. As tarefas dos pais e da escola se complementam e, no fim, são os alunos que saem ganhando com essa união.

Para quem é importante a relação entre pais e educadores?

Os pais conhecem melhor as necessidades de seus filhos e, em conjunto com os educadores, podem ajudar a reduzir diferentes conflitos que uma criança pode enfrentar no ensino, principalmente se estivermos falando sobre o aprendizado de uma nova língua. No ensino de idiomas, é fundamental uma construção coletiva de aprendizado, por isso a interação levantada nesse post é tão fundamental, principalmente para os alunos, mas também para a escola e os pais.

Além disso, desafios são vencidos com mais facilidade quando se pode contar com as pessoas nas quais mais confiamos: nossa família. Pais e educadores precisam ser aliados e ter uma comunicação ativa, sensata e sincera.

Para entender melhor como os pais podem potencializar o aprendizado de idiomas de seus filhos, aproveite essa leitura sobre inglês para crianças.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.