Muitos pais buscam maneiras para que seu filho, desde cedo, aprenda um novo idioma. Mas existem muitas dúvidas e questionamentos sobre a metodologia ideal no ensino de idiomas para crianças.
Por esse motivo, separamos algumas dicas e conselhos sobre o que é fundamental no ensino de inglês ou outros idiomas para crianças. Continue a leitura e confira!
Qual é a idade ideal para o ensino de idiomas para crianças?
Não existe uma idade certa para aprender um novo idioma. O que existe são fases da vida em que uma pessoa tem mais facilidade para aprender uma língua estrangeira.
O período da infância é a melhor época da vida para estudar um idioma estrangeiro, pois é o período em que a criança está desenvolvendo sua fala, conseguindo aprender pronúncias muito mais rápido do que um adulto.
A partir dos quatro anos de idade, uma criança já é capaz de assimilar e reproduzir dois ou mais idiomas. Mas atente para o fato de que cada criança tem seu ritmo de aprendizado, que deve ser respeitado.
[rock-convert-cta id=”10878″]
Na barriga da mamãe
Muitos estudiosos e cientistas afirmam que, para quem deseja ter filhos bilíngues ou que tenham contato com um segundo idioma desde cedo, é importante estimular o bebê ao som do idioma escolhido já dentro do útero.
Ou seja, as famosas conversas com o bebê ainda na barriga da mãe podem ser feitas em outro idioma para que o bebê se acostume com o som das palavras na língua desejada. E essa “conversa” deve continuar mesmo após o nascimento.
Isso é o que acontece com crianças que nascem em família cujos pais têm diferentes nacionalidades. Para que o pequeno compreenda e se familiarize no idioma e na cultura de ambos, geralmente, as famílias conversam desde os primeiros dias de vida do bebê em dois idiomas.
A gramática, escrita e leitura deverão ser lapidadas após alguns anos, quando a criança tiver idade para iniciar um curso em uma escola de idiomas tradicional.
Quais técnicas podem ser usadas para ensinar um novo idioma?
A metodologia de ensino de idiomas para crianças envolve algumas técnicas para que o aprendizado seja eficaz.
Repetição
Para que uma criança fixe novas informações, ela precisa que o conteúdo seja constantemente repetido. Conforme forem sendo gravadas as novas palavras, as crianças passarão, com confiança, a reproduzi-las no dia a dia.
Nessa etapa do processo é essencial que se use de muita criatividade. Dessa maneira, o ensino de um novo idioma não se tornará monótono para a criança.
Profissionais capacitados estão aptos para esse processo, pois, com a experiência de atividades anteriores, eles já sabem quais atividades aplicar para despertar a curiosidade dos pequenos.
Interatividade
As aulas para as crianças devem ser comunicativas e lúdicas, para que a criança se envolva.
Algumas ideias interessantes e diferentes, para interagir com as crianças de forma divertida, é o “Cooking Classes” (aulas de culinária) e festas culturais. Dessa maneira, o aluno vivencia a cultura e quer, cada vez mais, experimentar o idioma aprendido.
Em escolas de idiomas, profissionais especializados estão preparados para o ensino com aulas interativas.
Por meio de jogos, apelos visuais, materiais atualizados, aulas práticas, multidisciplinaridade e dinâmicas em grupo, os pequenos aprendem na prática e têm a oportunidade de aplicar o idioma aprendido.
Além disso, os materiais que serão usados são criados especialmente para cada idade, organizados de maneira em que o aluno sempre aprenda algo novo e aplique o que já conhece.
Naturalidade
É importante que tanto dentro de uma sala de aula como em casa a criança seja ensinada e incentivada a falar em outro idioma de maneira natural e dentro do seu ritmo.
Os profissionais que atuam ensinando idiomas para crianças muito pequeninas precisam ser bem treinados e capacitados para compreender e ter a sensibilidade em observar como cada criança responde a diferentes metodologias e estímulos de ensino.
Cada criança tem seu tempo e absorve um mesmo conteúdo de forma particular e diferente da outra. Por mais que uma grade curricular comum seja imposta a todos, a maneira de chamar atenção e de conseguir bons resultados com cada criança deve ser adaptada.
A criança não pode se sentir pressionada, cobrada e, muito menos, pode se sentir excluída ou atrasada dentro de um grupo. Caso isso ocorra ela perderá o interesse ou mesmo, iniciará um bloqueio involuntário com o idioma, o que dificultará o processo de aprendizado.
Como estimular o aprendizado de um novo idioma além da sala de aula?
Para quem deseja potencializar o aprendizado tornando-o algo orgânico e prazeroso para o jovem aluno, uma dica é adaptar o ambiente em que essa criança vive com o idioma estudado.
Uma dica é deixar à disposição dessa criança: livros, filmes, desenhos animados, jogos e brinquedos educativos para que a nova língua se torne algo natural e comum em seu dia a dia.
Os pais devem estimular a criança a falar e repetir nomes de cores, animais e objetos no idioma que a criança está aprendendo, mas de forma leve e descontraída, sem que ela perceba que está sendo testada ou ensinada.
Quanto mais contato com a nova língua a criança tiver, mais facilmente ela fixará o aprendizado e terá mais facilidade em se comunicar fluentemente e sem medo em um segundo idioma.
É importante compreender que crianças conseguem assimilar melhor aquilo que é natural e corriqueiro para elas, sem pressão ou obrigação em conseguir êxito a qualquer custo.
Como acompanhar o aprendizado de novos idiomas para criança?
É muito importante que a criança seja constantemente avaliada, para entender como está sendo sua relação com o novo idioma, mas também como é a sua percepção diante de um novo mundo. Avalia-se o nível de idioma, mas também sua maturidade.
Além disso, os profissionais envolvidos com o aprendizado devem estar preparados para trabalhar com a educação e as necessidades emocionais de cada faixa etária. Dessa maneira, o aprendizado de um idioma estrangeiro se torna mais eficaz.
Por meio de uma nova língua são também ensinados conceitos que cooperam com o processo cognitivo, emocional, psicológico e social da criança. É por isso que se faz tão importante sempre renovar os processos, para que o aprendizado seja inovador, atraente, divertido e, principalmente, efetivo.
Crianças quando bem estimuladas e orientadas durante o aprendizado de um novo idioma sentem prazer em demonstrar aos familiares e coleguinhas seus conhecimentos, e essa segurança melhora sua autoestima. Falam e, até mesmo, “ensinam” para aqueles ao seu redor palavras, expressões e frases no idioma aprendido sem medo ou pudores.
Conseguem assimilar melhor o que ouvem na TV ou em uma música e, naturalmente, se autocorrigem quando notam que podem melhorar sua pronuncia, sem quaisquer constrangimentos.
Se você gostou das dicas sobre como estimular o aprendizado de idiomas para crianças desde bem pequeninos, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mai dicas como essa!