Atualmente, os olhos do mundo estão voltados para a educação. A gamificação no ensino e educação tornou-se um fenômeno presente em nosso dia-a-dia. Você consegue perceber a gamificação ao seu redor?
Gamificação é a forma como chamamoso uso de lógicas e dinâmicas provenientes do mundo dos games, mas aplicadas de outras formas. Ela é frequentemente utilizada em aplicativos, estratégias de produtividade, em negócios e no universo educacional.
Enfim, a gamificação se tornou tão importante, que dificilmente, você verá startup moderna que não utilize essa técnica de alguma maneira. A gamificação é, com certeza, uma boa ferramenta para engajar e reter novos clientes, ou para incentivar a produtividade dos colaboradores.
Na My Target, a gamificação no ensino é muito importante em nossa abordagem pedagógica. Nesse artigo, compartilhamos um pouco do que consideramos ser uma das grandes estratégias para o aprendizado no século XXI.
O que define a gamificação?
Os jogos sempre fizeram parte da vida humana. Brincadeiras, disputas, competições e esportes sempre foram capazes de gerar um engajamento considerável nas interações sociais e individuais.
Se seu filho gosta de jogos, você já deve ter notado que ele é capaz de concentrar-se sem perder o foco quando o assunto é passar de fase ou vencer uma partida, certo?
No mundo dos games, basta um conjunto de regras, um objetivo em comum, alguém com quem competir e então, você verá feitos incríveis.
Times são criados de acordo com as habilidades de cada participante. Treinamentos são realizados e novos conhecimentos são transferidos em um processo de desenvolvimento individual. Sabemos que cada integrante de um time contribuirá com suas habilidades específicas e depois adicionará para o sucesso da equipe.
Se o jogador, ou aluno, apenas buscasse adquirir os mesmos conhecimentos sem o incentivo da competição ou prêmios e recompensas que o jogo ou o estudo proporciona, o engajamento do aprendizado seria muito menor.
Quando falamos de gamificação, estamos utilizando essa dinâmica instigante do mundo dos jogos entre desenvolvimento e o objetivo.
Essa tendência de metodologia está presente de várias formas nas soluções mais recentes que a tecnologia tem oferecido para a sociedade. Aplicativos de desenvolvimento pessoal frequentemente utilizam um progresso lúdico para incentivar o trabalho diário. Outras soluções desenvolvem prêmios específicos. Insígnias, medalhas ou brindes, inegavelmente aumentam o engajamento das pessoas com a marca.
Finalmente, poderíamos dar vários exemplos de como a gamificação está sendo implementada em esferas culturais e tecnológicas. Porém, queremos falar pouco do jeito que usamos a gamificação aqui na My Target!
[rock-convert-cta id=”10878″]
Um concurso de tecnologia para mudar o mundo
Como ensinamos tecnologia, não poderíamos estar mais orgulhosos dos efeitos da gamificação em nossos alunos.
Podemos dizer que ela está presente desde o início do aprendizado no curso que o aluno escolheu – seja programação de games, lógica, robótica ou qualquer um de nossos programas – até a apresentação dos resultados desse aprendizado.
Então, vamos dar um exemplo recente e incrível de como usamos a gamificação.
Costumamos trabalhar com o aprendizado por meio de projetos. Neles, nossos alunos colocam a mão na massa para executar suas ideias em projetos maker.
Essa ideia por si só já é divertida. Mas será que um concurso com os melhores projetos não daria uma ajuda na empolgação dos alunos?
Foi exatamente isso que fizemos quando lançamos o concurso Change The World – Game XP. Nele, crianças e adolescentes (nossos alunos ou não) foram encorajados a criar soluções tecnológicas para ajudar em problemas de interesse social ou ecológico. Os primeiros colocados na disputa ganharam ingressos para o Game XP, o maior gamepark do mundo que aconteceu em Julho na cidade do Rio de Janeiro.
Esse é um exemplo de uma maneira de utilizar a gamificação para garantir ótimos resultados. Além de incentivar reflexões importantes a respeito de temas atuais, vimos nosso alunos usarem tudo o que aprenderam para criar projetos inovadores.
A gamificação no ensino da programação e robótica
Nosso programa de robótica tem um ensino híbrido, uma espécie de mistura entre o formato tradicional de aulas e o EAD – Ensino a distância.
Nossos alunos absorvem grande parte do conteúdo das aulas por meio de vídeos e atividades disponíveis em nossa plataforma online, a Gamebuddy. Esses materiais são utilizados até mesmo dentro das aulas, o que, em outras palavras, permite que nossos instrutores possam utilizar o tempo disponível de maneira inteligente, cuidando das necessidades específicas dos alunos.
Mas, para que esse ensino personalizado funcione bem, nossos alunos precisam estar realmente engajados com o aprendizado. Eles tornam-se, certamente, responsáveis e ativos quanto ao próprio avanço. É assim que a gamificação torna-se uma grande aliada.
Nossa plataforma transforma o aprendizado em uma atividade lúdica. As aulas são como fases de um jogo e nossos alunos podem criar um personagem. O personagem vai passar por desafios, ganhar pontos e liberar novas fases. A ementa do curso é vista como um mapa da aventura e novos assuntos são desbloqueados com novos mundos a serem explorados.
Os professores também estão presentes nessa plataforma, orientando e guiando, como um personagem especial dentro do jogo.
Nosso sistema de gamificação tem até mesmo uma moeda digital, a budcoin. Utilizamos a budcoin para recompensar nossos alunos dentro da plataforma. Assim, eles podem adquirir itens para seus personagens e garantimos que continuem engajados no aprendizado.
Com esse engajamento garantido por um sistema lúdico de ensino, nossos instrutores podem concentrar-se em trabalhar com os 6 alunos designados para cada um dentro das aulas.
Eles atuam como treinadores que trabalham as qualidades específicas de cada pessoa. Em suma, eles fazem isso sem ter de padronizar ou exigir de todos os alunos o mesmo tipo de habilidade.
Gameficação na educação para a vida
Esse preparo todo nas aulas, com toda a certeza, deixa o aluno para a pronto para as provas mais difíceis. Enfim, o esporte que essas crianças irão enfrentar será a própria vida! Eles farão isso, no entanto, de posse de habilidades incríveis trabalhadas de forma dinâmica e divertida em nossas aulas.
Já imaginou como é divertido aprender assim? O que você acha da gamificação no ensino? Enfim, comente abaixo as suas experiências com esse tipo de aprendizado.