Intercâmbio na My Target Idiomas

Como é a metodologia My Target para crianças?

Como é a metodologia My Target para crianças?

Dominar pelo menos mais um idioma já é visto como uma necessidade básica para muitas pessoas. Quanto mais cedo esse processo de aprendizado começar, mais fácil ele tende a ser. Por isso, vamos falar aqui sobre a metodologia My Target para crianças.

No Brasil, as duas opções mais comuns de língua estrangeira são o inglês e o espanhol, que estão presentes nas escolas e são requisitadas pelo mercado de trabalho. Fora isso, a grande questão para muitos pais é escolher a metodologia ideal para seus filhos aprenderem.

Confira este texto para conhecer os diferenciais da metodologia My Target para crianças e se informar sobre o assunto!

Como funciona a metodologia da My Target?

A My Target Idiomas se preocupa primeiramente em analisar as capacidades de cada aluno. A partir dos 4 anos, qualquer pessoa já pode começar as aulas, mesmo que ainda não saiba ler ou escrever.

Com essas crianças que ainda não são alfabetizadas, trabalhamos muito com imagens, músicas e táticas como a gamificação. Dessa forma, elas conseguem entender de uma maneira mais lúdica o que é aquele conteúdo, recebendo estímulos sonoros e visuais.

Sem contar que o idioma é bastante explorado em sala de aula pelos professores, que não têm o hábito de falar português ou de ceder a qualquer pedido em outra língua — o que ajuda na aquisição mais rápida da fluência.

Além disso, procuramos valorizar as boas atitudes e reforçar aquilo que ficou deficiente — o que definimos como metodologia comunicativa e positiva. Para tanto, o diálogo é a base da nossa comunicação.

Esse relacionamento próximo e o estímulo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais (liderança, respeito, responsabilidade, empatia, comprometimento etc.) são as características mais marcantes da metodologia My Target, seja para ensinar crianças ou adultos.

Quais técnicas são usadas na metodologia My Target?

Para que a criança seja sempre envolvida naquele ambiente de aprendizagem, utilizamos técnicas que trazem o novo idioma para o seu mundo e também técnicas que sirvam de motivação para que elas cumpram seus deveres.

Um desses recursos é a cartela de estrelas. Nesse caso, cada aluno tem a sua própria cartela e ganha uma estrela todas as vezes que realizar bem uma tarefa — como se estivesse acumulando pontos.

Seguindo a mesma ideia, temos o brag bracelet, que é um bracelete simples de papel que representa um elogio ou reforço positivo. Logo, se a criança se saiu bem em uma atividade ou ajudou o seu colega (como era esperado), ela ganha um bracelete como recompensa por isso.

Já a gamificação e o uso das tecnologias servem para deixar o conteúdo da língua mais divertido e próximo da criança. O jogo da memória e as músicas, por exemplo, facilitam o aprendizado pelo processo de repetição (que ajuda a memorizar aquela nova informação).

Como é feita a estimulação das crianças durante as aulas?

Nosso intuito é sempre oferecer feedback positivo para os alunos, principalmente para que eles entendam quais são os seus pontos fortes e o que pode ser melhorado. Quando a criança fala algo correto em outra língua, dizemos que a sua pronúncia é muito boa e que ela é muito comunicativa (ao invés de simplesmente dizer que ela falou certo).

Os brag bracelets e as cartelas de estrelas são outras duas técnicas que exemplificam a tentativa de motivar as crianças a todo momento. Na verdade, a intenção não é criar nenhum tipo de competição entre os colegas, mas fazer com que cada um queira acumular esses méritos por conta própria — e o melhor de tudo é perceber, na prática, que isso realmente acontece.

Para completar, nosso material didático é pensado e feito para o público que ele visa atender. Então, cada idade tem um livro com um tema diferente, que seja mais agradável para aquela faixa etária. Existem ainda os CDs-Rom que apresentam outras atividades, além da possibilidade de acessar pela internet as atividades online com conteúdos mais interativos.

Qual é o diferencial na metodologia My Target para crianças?

O grande diferencial da My Target é pensar no desenvolvimento do aluno por completo, considerando não só a questão da língua, mas suas habilidades comportamentais.

Sabemos que as competências necessárias para o mercado de trabalho hoje em dia são mais abrangentes, pois o lado comportamental é tão valorizado quanto os conhecimentos técnicos.

Sendo assim, tentamos estimular as crianças a adquirirem essas competências de forma saudável e natural. Para que a cartela de cada uma delas fique bonita e cheia de estrelas, é preciso que elas façam coisas como:

  • ajudar a manter o espaço comum bem organizado;
  • compartilhar as ferramentas dentro da sala de aula;
  • ter comprometimento com as tarefas e atividades;
  • conviver bem com os colegas, respeitando as individualidades de cada um;
  • obedecer às regras comuns;
  • auxiliar os colegas quando for necessário;
  • pedir desculpas se fizer algo errado etc.

Nesse contexto, a liderança é outro aspecto que buscamos valorizar, de forma que a criança sinta desde cedo a importância de ser proativa, responsável, comunicativa e de conseguir monitorar o desempenho da atividade daquele dia.

Diante disso, reservamos alguns projetos e concedemos a liderança deles para um dos alunos, que vira monitor por um dia. Assim, eles ficam orgulhosos de receberem a confiança de um papel tão importante e passam a ocupar uma função mais ativa na sala de aula (saindo da posição passiva tradicional).

Acreditamos que tudo isso contribui para a formação de profissionais mais completos e também de seres humanos melhores, que têm uma boa noção das suas responsabilidades e conseguem viver bem em sociedade.

Considerando que poucas escolas se comprometem a estimular esse tipo de habilidade, é um grande benefício para os pais poderem contar com a ajuda da escola de idiomas nesse sentido — independentemente de o filho ter 4 ou 15 anos.

Inclusive, para os mais velhos (a partir de 10 anos aproximadamente), nós usamos como referência os conteúdos de outras disciplinas para reforçar o idioma. Assuntos de Matemática, Química, Biologia e outros são explorados para conciliar todo o universo de estudos em que eles estão inseridos no dia a dia.

O propósito da metodologia My Target para crianças, jovens ou adultos é proporcionar um ensino personalizado, original e autêntico. Para isso, acreditamos em pilares como a comunicação positiva e o desenvolvimento de habilidades comportamentais.

Ficou interessado em saber mais sobre a nossa escola? Não perca tempo e entre já em contato conosco! Venha conhecer melhor as nossas oportunidades de cursos!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.