Intercâmbio na My Target Idiomas

Robótica para crianças: conheça os benefícios!

Robótica para crianças: conheça os benefícios!

O que lhe vem à mente quando o assunto é robótica? Provavelmente cálculos complicadíssimos, cientistas muito inteligentes e computadores supermodernos. Mas não se engane! Os benefícios da robótica para crianças são tão incríveis que você vai querer conhecê-los.

E quanto mais cedo iniciar, melhor. Afinal, é fato que as crianças têm muito mais facilidade de aprender coisas novas. Isso acontece porque a fase de crescimento deixa o aprendizado muito mais efetivo.

Além de ser uma área de conhecimento importante, os benefícios da robótica para crianças são incríveis para a vida do seu filho. Conheça-os a seguir:

Incentivo ao raciocínio lógico

Aprender uma linguagem de programação implica em utilizar códigos específicos para que o computador interprete e realize as ações para as quais foi designado. Acontece que o desenvolvimento de um aprendizado como esse exige um pensamento estruturado. Por isso, alunos de robótica tendem a ter um raciocínio mais lógico, crítico e analítico. O que é uma boa ajuda para o desenvolvimento das habilidades tecnológicas da criançada.

Busca pela experimentação

O ensino da robótica apresenta um novo mundo para as crianças. Elas saberão muito mais sobre o funcionamento das coisas, principalmente quanto aos dispositivos eletrônicos, por exemplo.

Esse tipo de conhecimento mais técnico instiga neles a vontade de experimentar e descobrir coisas novas. Além disso, faz com que a criança crie o hábito de refletir mais sobre o seu dia a dia, de modo a buscar soluções para os mais diferentes cenários do seu cotidiano.

Melhoria no aprendizado de matemática

Quantas vezes você já ouviu que as crianças odeiam matemática? Muito provavelmente isso se deve ao fato de como o ensino pode ser muito artificial. E é aí que entra a robótica!

Um projeto robótico inclui teoria e prática, ou seja, é necessário conhecer os conteúdos matemáticos e aplicá-los na prática para que o projeto saia do papel. Esse raciocínio ajuda na fixação do aprendizado e ainda a estimular o desejo por aprender matemática, uma vez que fica muito mais divertido saber que os resultados daqueles números podem ser visíveis.

Mais criatividade

Por ser um assunto bem diferente do que estão acostumadas, a robótica desperta muita curiosidade nas crianças. O assunto é desafiador, afinal, é preciso encontrar maneiras de fazer os projetos funcionarem. Por isso, as atividades acabam sendo uma grande forma de estimular a criatividade dos pequenos.

Auxílio no desenvolvimento pessoal é um dos mais importantes benefícios da robótica para crianças

Além de ser mais uma área em que os alunos podem desenvolver interesse, a robótica para crianças pode ser o caminho para o desenvolvimento pessoal. Por exemplo:

  • organização: para um projeto funcionar corretamente, é preciso todo um planejamento. Nesse sentido, ter organização é crucial para atingir o resultado esperado;
  • comprometimento: às vezes as coisas podem não funcionar como deveriam. Diante dessas situações, é preciso encarar o desafio e rever o que pode ser melhorado;
  • trabalho em equipe: as aulas normalmente são divididas em grupos, onde cada membro fica responsável por uma função. Para conseguir que o projeto saia como planejado, é preciso muito diálogo entre os integrantes.

Certamente, a robótica para crianças deixou de ser algo muito distante da realidade, não é mesmo? Como vimos neste post, esse tipo de conteúdo pode ser muito útil para o desenvolvimento dos seus filhos.

Se interessou pela robótica para crianças? Quer incentivar seu filho a aprender sobre esse assunto? Entre em contato com a My Target Idiomas e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.