fbpx

Fuja do óbvio: dicas de bandas para aprender alemão

Está procurando por bandas para aprender alemão? É de conhecimento geral que música é uma das melhores e mais divertidas formas de se aprender idiomas e culturas. Por meio das músicas adquirimos, além de vocabulário e gírias atualizadas, bagagem cultural para conversar com nativos. E com a língua alemã isso não é diferente.

No entanto, a internet está abarrotada de dicas óbvias; só se indica bandas famosas e mainstream. Certamente, não subestimo a importância de aprender inglês com Taylor Swift e Drake, ou alemão com Die Toten Hosen e Rammstein (minha banda favorita, diga-se de passagem), mas é igualmente importante se aventurar com grupos musicais de diferentes países, com diferentes sotaques e regionalismos.Por isso, indicarei bandas que, além de serem sensacionais, proporcionarão um excelente aprendizado de vocabulário, pronúncia e expressões da língua alemã. Los geht’s!

Wanda

 Banda de rock indie formada em 2012, em Viena. Suas músicas falam, com frequência, de temas como amor e solidão, não raro com uma pitada de comédia. Apesar de serem da Áustria, a pronúncia da letra é sempre no alemão padrão, ou “Hochdeutsch”. O bom de se aprender ouvindo Wanda são as palavras austríacas, como Bussi, que quer dizer beijo.

informações alemão

Bilderbuch

Boy band inaugurada em 2005, em Kremsmünster, na Alta Áustria (Oberösterreich), quando os integrantes ainda eram adolescentes. Também com uma pronúncia bem padrão, a banda tem um estilo bem próprio e irreverente, com uma pegada bem juvenil. Além da música em si, eles produzem provavelmente os melhores videoclipes do deutsche Sprachraum. Enfim, banda que vale conhecer!

Granada

Mais um grupo musical vienense. Desta vez, a pronúncia difere um pouco do Hochdeutsch que aprendemos nos cursos. Porém, não é um dialeto muito forte; é possível entender bem quando se percebe que eles trocam o “a” pelo “o” e encurtam algumas palavras (por exemplo, “dich” vira “di”).

Faber

Único suíço da lista, o cantor Julian Pollina, mais conhecido como Faber, é uma ótima opção para quem quer ouvir um sotaque diferente. Sua voz meio rouca quando tenta cantar em Hochdeutsch é uma das melhores coisas que você vai ouvir hoje. E ainda bem que ele canta na pronúncia padrão! Com certeza, o dialeto suíço é um dos mais bizarros que existem.

Knorkator é uma das mais divertidas bandas para aprender alemão

Banda berlinense conhecida por suas músicas engraçadas e por seu vocalista se apresentar com roupas no mínimo estranhas, como uma sunga rosa ou um maiô fio-dental (sério!). Eles são mestres da zoeira; praticamente os Mamonas Assassinas da Alemanha. Ouvi-los vai te fazer, além de dar boas risadas, ter um assunto bem engraçado para conversar com um alemão.

Bônus – dialetos

Como um extra, vou adicionar duas bandas que não são nem um pouco fáceis de se entender. Fica apenas o convite para quem quiser ouvir boa música (e tentar compreender alguma coisa). Hannah é uma cantora tirolesa de Schlager, um gênero tradicional da Bavária e da Áustria; já Pizzera e Jaus são dois ex-cabaretistas que se juntaram para se tornar um dos grupos mais famosos em Viena atualmente. Viel Spaß!

Post by Alex Souza: faz faculdade de Direito mas gosta mesmo é de estudar idiomas. Ainda não saiu do Brasil, mas já viajou o mundo inteiro pela Internet.

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades