Expressões em alemão que você precisa saber

Expressões em alemão que você precisa saber

Devido à globalizacão, oportunidades podem aparecer em qualquer lugar. Pode ser um curso para turbinar o currículo, um intercâmbio, um estágio… As possibilidades são muitas! Embora seja possível se virar bem com o inglês, é sempre bom conhecer o básico da língua do país para o qual se vai. Hoje vamos ajudar você a desvendar um pouco um idioma desafiador: pronto para aprender algumas expressões em alemão?

Então prepare-se para começar! Primeiramente, vamos explicar quais os principais benefícios de se aprender alemão nos dias de hoje. Depois, vamos listar as expressões em alemão a partir do princípio — um cumprimento genérico, que pode ser usado em qualquer situação. Além disso, vamos dar uma ajudinha para começar uma conversa ou pedir informações. Boa leitura!

Saiba por que aprender alemão

Como você já sabe, aprender um segundo (ou terceiro, quarto…) idioma é mais do que fundamental nos dias de hoje, porque, em um mundo cada vez mais globalizado, dominar outra língua deixou de ser apenas um diferencial, tornando-se também uma necessidade do mercado. Com o alemão não poderia ser diferente.

Se você está se perguntando por que é preciso aprender esse idioma, saiba que ele tem o maior número de falantes nativos na União Europeia. Além disso, trata-se de um idioma bastante requisitado, uma vez que a Alemanha possui a economia mais sólida da Europa e corresponde à quarta maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Sendo assim, já dá para imaginar que, para aqueles que falam alemão fluente, não faltarão oportunidades de trabalho, não é mesmo? Em uma entrevista de emprego, por exemplo, possuir uma habilidade como esta no currículo definitivamente lhe trará destaque entre os concorrentes.

Se ainda assim estiver difícil de conseguir um emprego por aqui devido aos tempos instáveis de crise, uma outra utilidade bastante vantajosa de se aprender alemão é que dá para considerar uma mudança para a Alemanha.

Como já foi mencionado, o país oferece ótimas oportunidades, sobretudo para quem fala e domina o idioma. Aqui, vale ressaltar que a conexão entre o nosso país e a Alemanha vem de longa data: a relação diplomática entre os dois é excelente e muitos imigrantes do sul do Brasil vieram da Alemanha e se estabeleceram por aqui, espalhando a cultura germânica por nossas terras.

Dessa maneira, seja para se mudar permanentemente ou fazer um intercâmbio para aperfeiçoar ainda mais o idioma, tenha certeza de que você será bem acolhido pelo país.

Nesse contexto, é importante dizer que a Alemanha é também um dos países da Europa que mais oferece bolsas de estudo para estudantes nacionais e internacionais. Já pensou em fazer uma graduação ou pós-graduação por lá? Certamente, trata-se de uma decisão que contará muitos pontos em seu futuro profissional.

Além disso, para jovens estrangeiros, há vistos específicos para aqueles estudantes que queiram também trabalhar nas férias — outra ótima oportunidade para treinar e aperfeiçoar o seu alemão enquanto junta algum dinheiro.

Por fim, outro motivo bastante relevante para aprender alemão é que, caso decida viajar pela Europa, você conseguirá se comunicar com outras pessoas não somente na própria Alemanha, mas também em partes da Suíça, Áustria, Luxemburgo e, por incrível que pareça, até mesmo em alguns lugares da Itália. Incrível, não?

Se você pensava que somente o inglês ou o espanhol eram capazes de fazer com que você conversasse com diversas pessoas em países diferentes, está muito enganado!

Agora que já entendeu a importância de começar a aprender o idioma o quanto antes, você pode iniciar os treinamentos agora mesmo! Abaixo, separamos 10 expressões em alemão bastante utilizadas em alemão, seja para quem deseja viajar pela Alemanha ou até mesmo para que você se comunique com os nativos. Confira:

Veja 10 expressões em alemão que você precisa saber

1. Hallo! Wie geht´s?

Muito comum quando iniciamos uma conversa com a pessoa. Afinal, geralmente começamos falando “Oi! Como você está?” E é exatamente essa pergunta que você está fazendo com essa expressão alemã.

2. Wie heißt Du?

Esta, também curtinha, é para quando você não sabe o nome da pessoa com quem está falando! Assim, você pergunta “Qual o seu nome?” e tudo se resolve!

3. Ich heiße…

Esta é a resposta para a pergunta do item 2. “Eu me chamo…”

4. Kannst Du mir sagen wie ich zum / zu … komme?

É, esta é um pouco mais longa e talvez levemente assustadora. Mas você vai precisar dela quando quiser ir a algum lugar que não conhece. O que ela diz é “Você pode me dizer como ir para…?”

5. Kannst Du mir helfen?

Mais uma que você precisa saber. Afinal, quando estamos em um país diferente, é perfeitamente comum precisarmos de ajuda muitas vezes, não é mesmo? Então, com essa expressão, o que você pergunta é “Você pode me ajudar?” Indispensável!

6. Bitte, sprechen Sie langsam.

Se você já está se arriscando um pouco mais no alemão, mas ainda tem dificuldade de entender quando eles falam em velocidade normal, tente esta. Seu significado é: “Por favor, fale mais devagar”. Assim, suas chances de entender aumentam, não é mesmo?

7. Bitte wiederholen!

Esta também é muito útil quando você está começando a falar alemão, e é praticamente uma pergunta parceira da anterior. Ela quer dizer “Por favor, repita.”

8. Sprichst du englisch?

Porém, se depois de tentar todas as anteriores você ainda não conseguiu o que queria, o jeito é apelar para algum conhecedor da língua do Tio Sam. Para isso, a frase que vai salvá-lo é essa! Você está perguntando “Você fala inglês?” de uma maneira informal.

Mas, se ao olhar bem para o alemão a quem vai fazer a pergunta, você perceber que suas chances são maiores com uma fala menos casual, não perca tempo e mande: “Sprechen Sie englisch?”. É a mesma frase, mas de um jeito mais formal.

9. Er/sie hat nicht alle Tassen im Schrank!

Agora, para encerrar, vamos falar de duas expressões em alemão que não são assim tão básicas, mas são muito curiosas e vale a pena conhecer!

Essa aí, que quer dizer que a pessoa não tem “todas as canecas no armário” não significa que ela precisa comprar louças. Na verdade, ela quer dizer que essa pessoa é meio louca. Em português, seria mais ou menos como dizer que ela “tem uns parafusos a menos”!

10. Schwein gehabt!

A frase, que significa “Você teve um porco”, não quer dizer que você foi um fazendeiro ou criador desses animaizinhos no passado. Nem se refere a George Clooney, famoso por ter tido um porquinho de estimação.

Na verdade, ela é um indicativo de que a pessoa teve uma sorte danada! É apropriado dizê-la a alguém que ganhou na loteria, por exemplo, ou que recebeu um prêmio muito especial, ou ainda quem tirou uma nota alta na prova sem ter estudado. Curioso, não é mesmo? Enfim, desejo que você tenha muitos porcos ao longo de sua vida!

E aí, o que achou do nosso post? Viu como utilizar essas expressões em alemão? Gostou das frases curiosas? Então não guarde só para você! Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam dar os primeiros passos neste idioma.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.