Intercâmbio na My Target Idiomas

Como montar um calendário de estudos para seus filhos

Como montar um calendário de estudos para seus filhos

O bom desempenho escolar de crianças e adolescentes depende de foco, planejamento e organização. Em muitos casos, o excesso de tarefas e a falta de um calendário de estudos faz com que elas acabem se enrolando, sem conseguir realizar o que precisam.

Para tirar melhor proveito do tempo (seu e deles!) e ajudá-los a desenvolver consciência sobre deveres e prazeres, que tal montar um calendário de estudos? Veja nossas dicas para realizar esta tarefa de maneira adequada!

Coloque os afazeres no papel

A primeira estratégia é fazer com que seus filhos escrevam em um papel tudo que fazem ao longo de um dia, principalmente durante a semana, quando têm aulas e atividades extracurriculares.

Escreva com eles as atividades rotineiras, inclusive as que não estão diretamente ligadas aos deveres escolares. Lembre do período em que estarão dormindo, comendo, no trânsito e se divertindo, para que entendam que tudo tem sua hora, inclusive o descanso e o lazer.

Organize o tempo

Com as tarefas listadas, converse com eles sobre o tempo que gastam em cada etapa. Quantas horas dormem por noite, quantas passam no colégio, quanto tempo levam até chegar ao curso de inglês, o que fazem assim que chegam em casa.

Administrar bem o tempo é essencial para fazer o calendário de estudos funcionar. Ele não deve ser visto como uma imposição, mas uma ferramenta que os ajude a se adaptar a rotina.

Por isso, é importante dar alguma autonomia a eles: a que horas preferem brincar? Que horas estão mais concentrados para estudar? Leve em conta as opiniões e comece a preencher o calendário.

Realize ajustes periódicos

Para funcionar bem, é muito importante que o calendário de estudos passe por ajustes periódicos. Revise semana após semana com seus filhos, ouvindo suas opiniões sobre o que deu certo ou não, e se está sobrando ou faltando tempo para as tarefas cotidianas.

Para que seus filhos não percam a noção dos prazos, o ideal é trabalhar com um modelo de calendário semanal. Imprima em folhas A4, uma semana por folha, e crie um modelo que permita a eles saber o que têm para entregar na semana corrente e também nas seguintes.

Deixe o calendário de estudos em local visível

O calendário de estudos deve ficar em local de fácil acesso, de preferência em um espaço dedicado exclusivamente para estudar. Esse ponto é fundamental para seu plano dar certo. Dê a seus filhos um local adequado, confortável e, de preferência, silencioso, e deixe o calendário sempre à vista.

Não se esqueça de deixar também lembretes para beber água e se alimentar bem, comendo uma fruta ou lanche leve e saudável. Também, ficar sentado por muitas horas sem pausas aumenta o cansaço e favorece a dispersão.

Conte com a ajuda de aplicativos

Já vimos que os apps são grandes aliados na hora de estudar inglês. Se você e sua família são fãs de tecnologia, há diversos aplicativos para celulares que podem ajudar a organizar a rotina de estudos.

Dentre os gratuitos, um dos mais versáteis e fáceis de usar são a agenda do Google. A agenda permite a criação de calendários personalizados e compartilhados para que toda a família consiga visualizar as tarefas.

No aplicativo Todoist, outra boa opção, é possível criar tarefas recorrentes e alertas. Também é possível compartilhar um projeto com toda a família, de modo que as alterações sejam vistas por todos. O mais legal é que seus filhos podem marcá-las como concluídas, uma pequena atitude que é uma grande aliada na motivação.

Com essas dicas, é possível montar um calendário de estudos que ajude seu filho a otimizar o tempo e obter um maior rendimento em suas tarefas.

Gostou das nossas dicas para montar um calendário de estudos? Então não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais!

guia inglês para crianças

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.