fbpx

Imersão no Vale do Silício, a missão: por que fazer?

Ter a oportunidade de fazer uma imersão fora do país é uma experiência extremamente enriquecedora, independentemente do destino escolhido. Acontece que algumas localidades se destacam pelos benefícios que oferecem. Já pensou em fazer uma imersão no Vale do Silício?

Para quem não sabe, essa é uma região da Califórnia, caracterizada por ser o berço da alta tecnologia no mundo. Várias empresas muito famosas e valiosas nasceram ali.

Quais os benefícios de fazer uma imersão ou missão no Vale do Silício?

Antes de mais nada, conhecer o Vale do Silício já é um grande privilégio. Esse é o nome dado para uma região que abrange algumas cidades na Califórnia, como San Francisco, Santa Clara, Palo Alto e San Jose. Embora o termo “silício” venha das primeiras empresas de circuitos integrados — como a Intel — hoje, o cenário é muito diversificado.

A imersão no Vale do Silício é realmente uma chance de se inspirar e absorver um pouco de todo esse ambiente diferenciado. Veja a seguir algumas das vantagens de fazer essa escolha.

Conhecer o que há de mais moderno no mercado

Como o Vale do Silício é um dos centros mundiais da inovação, uma das vantagens em ir para uma missão no Vale do Silício é ficar por dentro das novidades que estão rolando. O interessante é que isso não se restringe ao mercado de Tecnologia da Informação, que é a vertente da indústria mais famosa do local.

Hoje, existem iniciativas de diversas áreas de ditando as tendências e oferecendo de ideias para o resto do mundo. Saúde, Entretenimento, Transportes, Esportes, Marketing, Inovação em geral, entre muitos outros setores estão presentes, ou seja, não é uma imersão voltada apenas para quem trabalha com tecnologia. As visitas técnicas para conhecer os modelos de negócios são experiências únicas na região mais inovadora dos Estados Unidos.

Investir em conhecimento

É praticamente impossível não sair transformado de um lugar com uma mentalidade empreendedora tão intensa. As pessoas estão sempre em busca de novas ideias, exercitando sua criatividade e desenvolvendo soluções para um mundo melhor.

Essa energia desperta aquela nossa chama, que, por algum motivo, às vezes, estava adormecida. É como descobrir um novo universo de possibilidades e perceber que qualquer pessoa pode desenvolver suas habilidades para se dedicar a um novo projeto. É como se banhar na fonte do conhecimento.

informações inglês

Conhecer novas ferramentas e produtos

Uma imersão no vale do Silício vai, certamente, te colocar em contato com as ferramentas, invenções e produtos mais modernos do mundo. Imagine você acessando toda essa modernidade para aplicar em seus projetos. Não parece ótima a inspiração?

Entender a diversidade por uma nova ótica

O cenário do Vale já está em outro patamar quando falamos de diversidade. Lá, todas as pessoas têm um lugar ao Sol. Como essa região tem muitos imigrantes, e muitas pessoas que vieram de fora para ajudar a escrever a história de inovação do mundo, todos são bem recebidos, não importa seu sexo, sua idade, sua nacionalidade, cor.  Antes de mais nada, você é visto como alguém capaz e passa a compreender que você também pode, e isso te dará encorajamento para novas conquistas.

Conhecer aceleradoras e ecossistemas de Startups

Investidor anjo, pitch, investimento semente, e por aí afora, você vai, inegavelmente, aprender muito visitando as aceleradoras e entendendo o ecossistema de startups. Em uma imersão no Vale, você vai pode conhecer as aceleradoras de mais sucesso, como a Plug and Play, a 500 Startups, a Y Combinator,  a Founders Space, e, se você já tiver uma grande ideia ou projeto, pode aprender como aplicar para uma aceleração com as melhores do mundo.

Entender o papel das universidades na inovação na Bay Area

Uma característica marcante da região é a forte interação entre as universidades e empresas inovadoras. Muitas idéias incríveis e empresas de sucesso nasceram entre alunos de Stanford e UC Berkeley. Essa conexão importante entre as instituições de ensino é um diferencial em todo o contexto de inovação. Em suma, na imersão no Vale do Silício, você vai entender como isso acontece.

A Universidade de Stanford certamente merece uma visita com mais tempo. Sua estrutura é uma obra de arte e você ficará encantado com o tour guiado da Universidade, onde você pode aprender tudo sobre a instituição, sua história, inclusive como se candidatar a aluno e como funciona o auxílio de bolsas de estudo na Universidade de Stanford

Aprimorar o inglês num contexto profissional numa missão no Vale do Silício

Como você estará ouvindo pitches, apresentações, participando de feiras, workshops, palestras, e interagindo com os profissionais do Vale, seu inglês para negócios, ou business, dará um salto. Se você ainda se sente limitado quando precisa conversar num ambiente profissional, no Vale você terá muitas oportunidades para praticar. Dessa forma, você vai soltar a língua e destravar no inglês.

guia inglês para trabalho

Conhecer novas pessoas

Nada mais propício ao estar em outro país do que o fato de conhecer pessoas, não é mesmo? Sair do Brasil e participar de uma imersão inovadora como essa, é um convite para fazer novas amizades assim como criar novos contatos profissionais.

Estabelecer novos contatos é essencial. Nesse caso, você conhecerá pessoas de vários países nos eventos de networking, visitas, workshops e feiras que você vai participar, já que a região atrái pessoas do mundo todo. Há eventos gratuitos de todas as áreas profissionais diariamente. O objetivo é aprender o máximo que puder com o dia a dia e as pessoas no Vale do Silício. Essas conexões podem, posteriormente, trazer novos projetos para você.

Portanto, para quem gosta de aprender sobre diferentes costumes e hábitos, é um prato cheio. Sem contar que fortalecer o networking é super importante, e isso pode fazer total diferença para o seu futuro.

Participar de eventos imperdíveis em San Francisco e no Vale do Silício

Um segredo para aproveitar ao máximo sua imersão é participar de tantos eventos quanto puder. Eles podem ser valiosíssimos em seu currículo e em sua experiência. Essa é uma forma de potencializar ainda mais o seu aprendizado e enriquecer a sua vivência.

Uma das melhores coisas de San Francisco e do Vale do Silício é que não faltam eventos interessantes, pois há algo acontecendo todos os dias. Cursos, palestras, conferências, workshops, feiras, visitas técnicas e meetups estão sempre a todo vapor. Inclusive, muitos deles são gratuitos e é preciso ficar esperto para não perder nenhuma oportunidade. Acesse Eventbrite e Meetup ou baixe seus aplicativos para rastrear os eventos de seu interesse.

Os eventos pagos também merecem atenção. O investimento de alguns dólares para ter uma formação internacional no currículo, certamente, vale muito a pena. Pesquisar sobre os cursos de extensão nas faculdades ou de curta duração é uma boa.

Enfim, se você está considerando fazer uma imersão no Vale do Silício, comece a se organizar e aposte nesse objetivo! A região é atrativa em todos os sentidos, e inegavelmente contribuirá muito para o seu crescimento pessoal e profissional.

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades