Intercâmbio na My Target Idiomas

Conheça as diferentes tradições de Ano Novo em outros países

Conheça as diferentes tradições de Ano Novo em outros países

Quando se trata de Ano Novo, as comemorações podem até ter o mesmo propósito — um ano de realizações e repleto de paz, por exemplo. Porém, isso não quer dizer que a maneira de comemorar deva ser igual em todos os lugares. Por isso, os festejos da chegada do Ano Novo em outros países costumam ser bem diferentes do que estamos habituados no Brasil, já que, dependendo da localização, até mesmo a data pode ser outra.

Alguns de nossos costumes são heranças de outros continentes, ou seja, tradições que adaptamos para as nossas festas de fim de ano. Seja vestindo roupa branca, seja pulando sete ondas, seja usando roupas íntimas novas ou, ainda, comendo uvas e lentilhas, cada país tem algo especial para marcar essa data.

Ficou curioso? Continue a leitura e conheça essas diferentes maneiras de comemorar o Ano Novo pelo mundo afora!

O beijo da meia-noite (Estados Unidos da América) é uma das tradições de ano novo em outros países

Quem gosta de treinar o inglês com séries e filmes com certeza já se deparou com uma cena de Réveillon na qual o casal se beija à meia-noite. Isso é uma tradição norte-americana vinda dos festivais romanos, nos quais todos se beijavam como sinal de comemoração.

Outra situação típica na virada de ano é a contagem regressiva na Times Square, em Nova York. Lá, as pessoas se reúnem para esperar a chegada do novo ano e comemoram com doces e balas que caem do céu no fim da contagem.

O réveillon quase brasileiro (Austrália)

Com 12 horas de antecedência em relação ao Brasil, Sydney é a segunda grande cidade do mundo a celebrar o Ano Novo. Apesar do fuso horário, são muitas as semelhanças com o Réveillon brasileiro. A começar pelo clima, já que nessa época também é verão por lá, mas também por causa do clima alegre, amistoso e dos ambientes sempre lotados.

O Réveillon aussie, no entanto, tem algumas particularidades. Por lá, não é costume usar branco e não se pode beber em qualquer lugar, só nos pontos autorizados. Além disso, as crianças não precisam esperar (e nem participar da disputa por um espaço) até meia-noite para ver a queima de fogos nos pontos mais cotados. Isso porque, às 21h, há um show antecipado só para elas.

As várias datas em um país (Índia)

Na Índia, a religiosidade rege as datas de Ano Novo. Os hindus celebram em abril, enquanto no norte e no centro do país, o ano chega em março. Além desses, outros povoados festejam a data em outubro.

Independentemente da época e do lugar, o início do ano indiano é marcado por fogos de artifícios e incensos que são utilizados para afastar a maldade e trazer sorte para o próximo ano.

A Festa das Luzes, chamada de Diwali, é tradicional e utilizada nos festejos de várias partes do país. Além disso, em alguns lugares, é comum os comerciantes fecharem os livros de registros e comprarem outros para atraírem prosperidade com um novo começo.

A dança dos dragões (China)

Também com calendário diferente do ocidente, o Ano Novo chinês é famoso por suas belas festas. Com desfiles de dragões, trocas de dinheiro entre familiares e muita decoração em vermelho, além das luzes para espalhar boa sorte, os chineses recebem o ano bem depois dos brasileiros.

Essa diferença na data se dá por conta do fato de os chineses seguirem o calendário lunissolar, que considera as fases da lua e a posição do sol. Assim, o Ano Novo em outros países pode chegar entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro.

Muitos outros países são conhecidos por suas tradições curiosas, principalmente, se pensarmos em como comemoramos a data aqui no Brasil. Na Tailândia, por exemplo, as pessoas saem para a rua com pistolas de água para molhar uns aos outros. Já na Espanha, 12 uvas são comidas a cada badalada na Puerta del Sol, em Madrid.

Então, está aí um bom motivo para manter o passaporte em dia e planejar um Réveillon diferente no próximo ano. As tradições que marcam a chegada do Ano Novo em outros países são diversificadas, e conhecê-las é um passo a mais para quem quer ficar cada vez mais por dentro das variadas culturas que nós compartilhamos.

Para deixar seus amigos também por dentro dessas curiosidades sobre o Réveillon no mundo, compartilhe este post em suas redes sociais! Até a próxima!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.