fbpx

Reunião em inglês: 4 dicas incríveis para se sair bem no trabalho

Participar de eventos em outra língua costuma ser uma situação desafiadora. Mesmo quem já está habituado com o idioma deve se preparar com antecedência para se sair bem nessa missão. Pensando nisso, separamos algumas estratégias para quem está se preparando para uma reunião em inglês.

Afinal, esse aprendizado é importante não só para a carreira de muitas pessoas, como também para quem deseja viajar, consumir conteúdos estrangeiros, entre outros. Então, curioso para saber as nossas dicas? Continue a leitura!

[rock-convert-cta id=”10909″]

1. Faça um planejamento da reunião

Assim como você deve se preparar para um encontro de negócios em português, quando a ocasião exige o domínio de outro idioma não pode ser diferente — ao contrário, talvez até exija um pouco mais de planejamento.

Logo, tenha em mente quais serão os assuntos tratados para refletir previamente a respeito de cada um deles. Se preferir, coloque tudo no papel e, pensando no seu posicionamento sobre esses tópicos, faça um plano de como deve ser a reunião.

Mesmo que o roteiro não saia exatamente como o planejado, certamente você já estará mais preparado para argumentar e agir nesse contexto.

Outra boa dica é pesquisar algumas palavras-chave relacionadas ao tema que será discutido, principalmente se você sentir que não tem tanto conhecimento do vocabulário em inglês. Caso esteja se preparando, por exemplo, para falar sobre tecnologias do futuro, faça uma busca para ficar por dentro dos termos principais.

informações inglês

2. Pesquise as expressões mais comuns

Além de estar em sintonia com o assunto central do evento, outra tarefa que você não deve deixar de lado é conhecer as expressões mais comuns e utilizadas em reuniões. Se você não fez um curso voltado para o business English, talvez não tenha aprendido ainda as frases e palavras mais apropriadas para o mundo dos negócios.

Confira, a seguir, algumas das mais conhecidas:

  • “kick off”: iniciar;
  • “get the ball rolling”: começar a discussão;
  • “get down to business”: ir direto ao ponto;
  • “sum up”: finalizar;
  • “move on”: mudar de assunto ou passar para o próximo tópico;
  • “raise the bar”: aumentar o nível ou superar as expectativas;
  • “hand over to”: passar a palavra para outra pessoa.
  • 3. Seja objetivo em uma reunião em inglês

Ainda que você tenha uma ótima bagagem de inglês, procure não tentar estender demais os diálogos. A objetividade tende a facilitar o entendimento das outras pessoas, deixando as ideias mais claras e fazendo com que a reunião não demore tanto — até porque vivemos rotinas corridas e não queremos perder muito tempo em um encontro improdutivo, não é verdade?

Inclusive, fazer uma espécie de roteiro ou agenda pode ajudar bastante nesse sentido. Quando você tem um planejamento para seguir é mais difícil desviar-se do caminho. Então, tente ser o mais claro, objetivo e prático possível, até mesmo, para evitar complicações.

guia inglês para trabalho

4. Preste atenção em todos os participantes

Outra coisa que é necessário garantir é que todos entendam o que você falará e que você também compreenda bem o resto dos participantes. Não adianta preparar a sua fala e despejar um monte de informações que não serão efetivas, certo?

Portanto, fique atento a cada um dos seus colegas e deixe claro que eles podem intervir quando quiserem para tirar alguma dúvida. Além disso, preste atenção na fala deles e como elas podem impactar suas respostas.

Seguindo a mesma ideia, faça perguntas sempre que não tiver compreendido bem alguma coisa — não tenha vergonha de questionar, pense que é muito melhor do que correr o risco de atrapalhar o negócio.

Ainda, não conte tanto com a sua memória, já que o seu cérebro estará trabalhando a todo vapor. Anote os tópicos mais importantes, as decisões que foram tomadas e as tarefas para o futuro. Tudo isso ajudará a ficar menos perdido.

Enfim, o que importa em uma reunião em inglês é transmitir segurança e tranquilidade. Não leve tão a sério a cobrança de sair tudo perfeito, mas seja comprometido e prepare-se com certa antecedência para que o seu desempenho seja o melhor possível!

Gostou das dicas? Aproveite para seguir nossas redes sociais para continuar acompanhando todas as publicações! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades